Making of / Clip de Casamento

Siloaldo
Júnior
Júnior
Software: Adobe Premiere

Making of / Clip de Casamento

Mensagem por Siloaldo » 01 Jan 2017, 23:24

Olá,
Tenho dúvida sobre restrições para fazer clip / making of de casamento, que é colocado no site web, da empresa, para divulgação do serviço.
Os noivos por ex., autorizam a divulgação.
Dúvida: O making of pode ser feito mostrando padrinhos, convidados, sem o consentimento deles?
Siloaldo Faria

MAUCSA
Avançado
Avançado

Re: Making of / Clip de Casamento

Mensagem por MAUCSA » 02 Jan 2017, 14:16

Boas, Siloaldo.

Bela pergunta. Teoricamente e na minha opinião, pra não haver problemas, todas as pessoas que aparecem no vídeo teriam que assinar uma permissão de exibição. Todas elas inclusive as que nem fazem parte do evento, mas aparecem na imagem. Teoricamente, porque um vídeo de casamento tb pode ser visto como uma reportagem jornalística, e nesse caso, não há pagamento por exposição da imagem. Aquilo era uma cena da vida, um fato, e fatos podem ser exibidos mas não podem ser apagados. Vc estando presente lá, estava lá e fim.
Eu penso que se vc não expor publicamente o vídeo e ganhar dinheiro com a venda dessas imagens, então como reportagem é permitido. E expor publicamente nesse caso, é exibir no cinema, ou em uma praça, alguma coisa desse tipo, mas, um juíz pode interpretar expor publicamente de uma outra forma, e ai já viu, né? Por exemplo, exibir um vídeo desses em um site tipo Youtube ou Vimeo é considerado público ou não?
Esse negócio de direito de imagem é muito problemático e realmente pra evitar problemas, o ideal seria consultar um advogado desse ramo.
Eu nunca vi ninguém processar ninguém por aparecer em um vídeo de casamento, mas, sempre tem um mas! :mrgreen:

Assunto complicado, esse! :?

Abx.

VPVideo
Sênior
Sênior
Software: PP

Mensagem por VPVideo » 02 Jan 2017, 14:42

Siloaldo escreveu:Olá,Tenho dúvida sobre restrições para fazer clip / making of de casamento, que é colocado no site web, da empresa, para divulgação do serviço.Os noivos por ex., autorizam a divulgação.Dúvida: O making of pode ser feito mostrando padrinhos, convidados, sem o consentimento deles?
Depende do documento de direito de imagem que os noivos assinam para você na hora da contratação.
Se não tem nenhum, passe a ter. Normalmente o contratante se responsabiliza pelas imagens de convidados.
É preciso notar que há situações em que é bom senso não mostrar, tipo, cenas onde as pessoas se expõe em brincadeiras entre elas ou terceiros que possa gerar duplos sentidos, acho mais sensato não colocar, mas fora isso, desde que devidamente documentado não vejo problema.

VPVideo
Sênior
Sênior
Software: PP

Mensagem por VPVideo » 02 Jan 2017, 14:51

VPVideo escreveu:
Siloaldo escreveu:Olá,Tenho dúvida sobre restrições para fazer clip / making of de casamento, que é colocado no site web, da empresa, para divulgação do serviço.Os noivos por ex., autorizam a divulgação.Dúvida: O making of pode ser feito mostrando padrinhos, convidados, sem o consentimento deles?
Depende do documento de direito de imagem que os noivos assinam para você na hora da contratação.
Se não tem nenhum, passe a ter. Normalmente o contratante se responsabiliza pelas imagens de convidados.
É preciso notar que há situações em que é bom senso não mostrar, tipo, cenas onde as pessoas se expõe em brincadeiras entre elas ou terceiros que possa gerar duplo sentido ou constrangimentos, acho mais sensato não colocar, mas fora isso, desde que devidamente documentado não vejo problema.

Responder

Voltar para “Empreendimento e Negócios”