Indústria pede ao governo fim de software brasileiro em TV digital

langsdorff
Sênior
Sênior
Mensagens: 1815
Registrado em: 20 Mai 2005, 16:14
Localização: campinas, sp

Indústria pede ao governo fim de software brasileiro em TV digital

Mensagempor langsdorff » 09 Set 2016, 13:57

Não deu pro Ginga. De promessa em promessa o tão falado software tupiniquim que ia fazer isso e aquilo acabou virando suco e agora a indústria aproveita o ocaso da megalomania lulista para pedir um enterro digno.
Seria um excelente negócio se - quem sabe - tivesse saído do papel pela mão de meia dúzia de moleques nerds fundando mais uma startup. Não foi bem assim: ficou de gaveta em gaveta tocado pelo lado talvez mais rançoso da comunidade acadêmica (e eu me penitencio se exagerei na dose) e pela burrocracia estatal. Resultado: num mundo em que o pico de sucesso das empresas e empreendimentos se mede em meses ou uns poucos anos, o Ginga ficou encalencrado nos corredores mofados de Brasília, incensado por políticos oportunistas que precisavam de mais uma prova do "Brasil Grande" pra virar voto. O Ginga nasceu velho e teve sua eutanásia decretada pelo Android, pelos IOS da vida e pelo próprio desenvolvimento dos smartphones e tablets.
A digitalização da tv brasileira vai mal, obrigado, de adiamento em adiamento, porque demorou muito pra sair dinheiro e recursos materiais para os pesquisadores, porque os donos de emissoras - enorme parte deles direta ou indiretamente com um pé na política - não queriam e não querem meter a mão no bolso pra renovar seus equipamentos.
Aproveite a indignação e vote a favor da isenção de taxas e impostos na compra de equipamento importado http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=15&t=32609

[][][]s
Fórum, porque gabinete não é caminho certo para construir a cidadania e fazer uma nação. #-o #-o #-o

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/09/1811538-industria-pede-ao-governo-fim-de-software-brasileiro-em-tv-digital.shtml
aqui a transcrição da matéria do JULIO WIZIACK na Folha de São Paulo desta sexta, 9 de setembro.

abricantes de aparelhos eletrônicos e operadoras de telefonia pediram ao governo o fim da obrigatoriedade de instalação de um software desenvolvido por pesquisadores brasileiros para televisores e equipamentos usados para transmissão e conversão de sinais de televisão digital.

Uma das principais bandeiras dos governos petistas na época do lançamento da TV digital no país, o software brasileiro, conhecido como Ginga, tem como função viabilizar o acesso dos telespectadores a conteúdos interativos que o sistema digital permite transmitir junto com a programação das emissoras.

Com a troca de governo e a posse do presidente Michel Temer (PMDB), a obrigatoriedade virou alvo das empresas. A Eletros, associação que representa os fabricantes de aparelhos eletrônicos, enviou cartas a ministros de Temer pedindo o fim da exigência.

Desde 2012, todos os televisores saem da fábrica com receptores do sinal de TV digital embutidos e o software da interatividade. O Ginga está instalado em 90% dos aparelhos vendidos desde então.

O projeto, iniciado com o incentivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e executado no governo Dilma Rousseff, era conectar os televisores para que, via Ginga, fosse possível transformá-los em um portal para serviços do governo à população, especialmente os mais pobres.

Seria possível, por exemplo, marcar consultas na rede pública de saúde e procurar empregos com o controle remoto. Mas praticamente não há aplicativos desenvolvidos para o sistema nacional.

Um levantamento recente apresentado ao grupo que estuda o assunto no governo mostrou que há 150 aplicativos exclusivos para o Ginga no Brasil e em outros países da América Latina. No Brasil, são somente dois, criados pelos ministérios da Cultura e do Desenvolvimento Social.
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital

VPVideo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1268
Registrado em: 27 Jan 2013, 13:44
Software: PP
Localização: SdoJ

Re: Indústria pede ao governo fim de software brasileiro em TV digital

Mensagempor VPVideo » 09 Set 2016, 22:06

Ta, mas a ai? Vao substituir o programa pela [....] do android?
Que perspectiva fascinante heim?
Por isso sempre valorizei o windows, a ultima fronteira entre a opção e a imposição.

Avatar do usuário
Escalpella
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: 16 Out 2013, 03:56
Software: Todos
Localização: RJ

Re: Indústria pede ao governo fim de software brasileiro em TV digital

Mensagempor Escalpella » 11 Set 2016, 00:19

Depois do que vimos recentemente no País com essa tramoia que o TEMEReco insiste em criar um jeito de não chamarem de GOLPE, não duvido nada esses canalhas no poder criarem uma lei que suspendam até programas virem em idioma português. Talvez trocarem também as cores da bandeira do Brasil para vermelho, branco e azul...

Esse "paga pau" direto para tudo dos EUA, eu espero tudo... Já é difícil comprarmos algo que preste de fora por causa do valor que chega até nós, mas acredito que não demora muito seremos até impedido de comprar se não formos RICOS. Não é defendendo governo "tal", mas só temos visto coisas sendo subtraídas do brasileiro, com pedidos dos afortunados e TOTAL CONIVÊNCIA do poder.

Do jeito que vai voltaremos ao VHS, TV de tubo e antena parabólica sendo produto de rico novamente! Duvida? Veja o quanto adiaram para encerrar o sinal SD!

Agora com certeza viraremos CUBA, o CUBRASIL! Com direito a interpretar da pior forma possível! :mrgreen:


Voltar para “Notícias”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante