Porque a tela não fica bem emquadrada e nítida?

Discussões e dúvidas sobre o Sony Vegas
Kleyton-Aprendiz
Júnior
Júnior
Software: Sony Vegas

Porque a tela não fica bem emquadrada e nítida?

Mensagempor Kleyton-Aprendiz » 23 Jul 2015, 00:17

Olá pessoal, blz?

Preciso de uma pequena ajuda, eu renderizo o vídeo no sony vegas nessa resolução:

Imagem

Imagem

e no DVD Architect nessa:

Imagem

Quando vou assistir o vídeo no meu PC a imagem fica bem emquadrada perfeitamente:

Imagem

Mas quando vou assistir na TV do meu chefe que sou contratado pelas edições fica assim!!!!

Imagem

a tv dele é tipo uma dessa:

Imagem

Será que é porque a TV dele é muito larga e grande? Caraca, to desesperado, e no meu PC a iamgem fica nitidissima, mas na TV dele os rostos ficam meio borrados, fora de foco, perde muito a qualidade, será o DVD Architect? Devo mudar de programa de criar menus de vídeos? Qual outro posso usar? Ou tem solução pra não cortar a imagem? e tbm pra a imagem continuar nítida?

:cry: :cry: :cry:

oliveira77
Iniciante
Iniciante

Re: Porque a tela não fica bem emquadrada e nítida?

Mensagempor oliveira77 » 23 Jul 2015, 11:42

Ola, pelo que vc descreve é melhor checar os ajustes da tv e do player do seu chefe. Se na sua roda perfeito, a dele esta com ajustes diferentes (ja tive varias vezes este problema) e a culpa sempre é de quem faz ou seja sua. Parece que a tv esta com ajuste "tela cheia" ou "zoom".

malow
Master
Master
Software: Vegas CarbonCoder Scenarist
Contato:

Mensagempor malow » 23 Jul 2015, 12:16

Cara, tu tah fazendo uma salada nessa renderização...

teu projeto tah em Full-HD progressivo
teu export em mpeg2 tá em interlaçado com uma resolução que nao serve pra DVD
o DVD-Architect tah com uma resolução de DVD inferior ao que deveria ser

que tal começar do começo? qual sua camera de vídeo? qual é o formato de video que vc está gravando? progressivo? 24p/30p/60p?

vc quer exportar para DVD?
now with athlon ii x4 - http://www.flickr.com/photos/malow/

Kleyton-Aprendiz
Júnior
Júnior

Mensagempor Kleyton-Aprendiz » 24 Jul 2015, 00:02

malow escreveu:Cara, tu tah fazendo uma salada nessa renderização...

Olá malow, cara, tá uma salada mesmo, mas acho que foi necessario, mas vou dar as explicações:

O DVD-Architect com resolução normal 720x480 fica com faixas pretas assim:
1)
Imagem

Mas quando eu boto 704x480 fica normal, vai entender isso!!!! kkkkk :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Sem falar que eu já comecei do zero umas 3 vezes, até já tive que formatar o meu PC :cry: :cry:

2) "teu export em mpeg2 tá em interlaçado com uma resolução que nao serve pra DVD"
Cara, eu to salvando em formato DVD, porque em outros formatos como DVD Architect, entre outros que não lembro o nome, acho que é VCD, a tela fica piscando as vezes *-* e a qualidade meio baixa, mesmo no alto :x :x

3) "Full-HD progressivo"

Onde? no vegas? sei o que é full HD, mas gostaria de saber o que é significa e o que muda no progressivo #-o #-o #-o

E agora é que descobri outra coisa, que to puto na moral, :x :x :x :x

O DVD Architect ta deixando meus vídeos com som baixo cara! o som perde uns 50% do volume! que doideira mano! como resolvo isso tbm? :cry: :cry: :cry:

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 24 Jul 2015, 00:58

pra corrigir as bordas, no dvd architect, seleciona o vídeo no lado esquerdo na lista (2 clickes), vá em "Track Media" (no lado direto), clika em "Video", vai aparecer uma setinha apontada pra baixo no canto. clike e vai em "Media Properties". Em "Pixel Aspect Ratio" poe 1.02. é pras bordinhas sumirem

isso acontece pq o aspecto de video em alta definição não é exatamente igual ao video em baixa definição. entao dá essa pequena diferença

no vegas vc está exportando em MPEG2, que é usando em DVD. mas as especificações do video que vc está exportando NAO SAO COMPATIVEIS com DVD. aí o DVD architect vai ter que recomprimir o video novamente pra poder fazer o dvd. aí vc perde qualidade denovo. o certo é vc já exportar no vegas no padrao pra DVD, aí o DVD Architec nao vai recomprimir o vídeo (ele vai gerar o DVD em uns 15 minutos)

vc não disse qual o formato de vídeo que vc está usando. que camera vc tem? pq dependendo de cada formato, a configuração de editar muda. diga que tipo de vídeo e formato que vc grava pra gent ir vendo o caminho certo.

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Mensagempor Escalpella » 24 Jul 2015, 20:43

E para reforçar...

Quanto a qualidade na TV, também tem o fato de que se você está finalizando em DVD e for ver em uma TV de LED GRANDE como essa (mesmo as pequenas), vai ter perda de qualidade mesmo! DVD é por padrão 720X480 e essas TV's são para 1280X720 ou as full HD 1920X1080. Aí não tem jeito meu amigo, vai ter perda na qualidade mesmo feito direito, agora imagina com essa salada aí, com os programas toda hora recomprimindo tudo #-o

O Malow te deu o caminho para tudo =D> =D> =D> Só reforcei a questão de que DVD é outro formato que geralmente (sempre) não fica legal em TV de LCD ou LED. O seu monitor deve ser de LCD e a configuração mais baixa do que 1080 (geralmente 768), ficando com a imagem mais nítida. Seria muito bom tu passar qual é a câmera e qual é o tipo de arqivo que tu grava (como o Malow falou) para poder ficar mais claro e tentar resolver esse problema aí. Mas, parece que tu sumiu camarada...

Kleyton-Aprendiz
Júnior
Júnior

Mensagempor Kleyton-Aprendiz » 25 Jul 2015, 20:20

malow escreveu:pra corrigir as bordas, no dvd architect, seleciona o vídeo no lado esquerdo na lista (2 clickes), vá em "Track Media" (no lado direto), clika em "Video", vai aparecer uma setinha apontada pra baixo no canto. clike e vai em "Media Properties". Em "Pixel Aspect Ratio" poe 1.02. é pras bordinhas sumirem

isso acontece pq o aspecto de video em alta definição não é exatamente igual ao video em baixa definição. entao dá essa pequena diferença

no vegas vc está exportando em MPEG2, que é usando em DVD. mas as especificações do video que vc está exportando NAO SAO COMPATIVEIS com DVD. aí o DVD architect vai ter que recomprimir o video novamente pra poder fazer o dvd. aí vc perde qualidade denovo. o certo é vc já exportar no vegas no padrao pra DVD, aí o DVD Architec nao vai recomprimir o vídeo (ele vai gerar o DVD em uns 15 minutos)

vc não disse qual o formato de vídeo que vc está usando. que camera vc tem? pq dependendo de cada formato, a configuração de editar muda. diga que tipo de vídeo e formato que vc grava pra gent ir vendo o caminho certo.

Olá Malow, Olá Escalpella, o tipo de arquivo da filmadora é esse:

Imagem
na resolução 1920x1080

mas não sei que tipo de camera é, geralmente são 3 tipos, sendo que a mais usada é essa da foto, e as outras as vezes parece que é arquivo em fita, tipo FT2, sei lá, mas eu já falei pro cara que filma que nao edito mais com fita, demora muito pra passar pro PC, é um saco hehehe.

Porem não sou eu que filmo, :_( queria eu filmar, mas eu não faço isso ainda.. :cry:

Malow, sua dica resolveu o problema das bordas, em Media Properties eu utilizei o valor: 1,1360, fui mudando até ficar certinho, vlw!!! :D :D :D

"as especificações do video que vc está exportando NAO SAO COMPATIVEIS com DVD. aí o DVD architect vai ter que recomprimir o video novamente pra poder fazer o dvd. aí vc perde qualidade denovo. o certo é vc já exportar no vegas no padrao pra DVD, aí o DVD Architec nao vai recomprimir o vídeo (ele vai gerar o DVD em uns 15 minutos)
"
O padrão de vídeo que vc fala seria a resolução ou tipo de arquivo exportado? tipo 720x480, Se for arquivo, qual seria o tipo pra exportar pelo Sony Vegas?

Bom, como eu tava o dia editando e preciso entregar com certa urgencia, eu renderezei assim:

Imagem

E parece que resolveu, pelo menos eu percebi que ao colocar "average" 7 mil bps e minimo bps 5 mil ou milhoes sei la, qualidade ficou bem melhor, vou testar ainda hj eu acho na casa de meu amigo da TV grande q tem lá mesmo.

Bom,acho que agora pelo menos posso renderizar no sony vegas em 720x480 graças a vc malow, e espero resposta pra saber qual o tipo padrão é de DVD hehehe

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 25 Jul 2015, 22:00

no vegas, usa o exporter de mpeg2 com o template "DVD Architect NTSC Widescreen video stream" se os videos são 60p ou 30i. caso a imagem na TV fique tremida, troque o "Field Order" na conf. do exportador.
se forem 24p, usa o "DVD Architect 24p NTSC Widescreen video stream"

exporta o audio em AC3, usando o template "Stereo DVD" (sim, o audio e video exportado separado)

importa o video e o audio (ele importa o audio automatico se tiver o mesmo nome)

gera o dvd, ele nao vai recomprimir. "simples assim"

Kleyton-Aprendiz
Júnior
Júnior

Mensagempor Kleyton-Aprendiz » 25 Jul 2015, 23:15

malow escreveu:no vegas, usa o exporter de mpeg2 com o template "DVD Architect NTSC Widescreen video stream" se os videos são 60p ou 30i. caso a imagem na TV fique tremida, troque o "Field Order" na conf. do exportador.
se forem 24p, usa o "DVD Architect 24p NTSC Widescreen video stream"

exporta o audio em AC3, usando o template "Stereo DVD" (sim, o audio e video exportado separado)

importa o video e o audio (ele importa o audio automatico se tiver o mesmo nome)

gera o dvd, ele nao vai recomprimir. "simples assim"

com sono amanha eu testo, rsrsr
vlw cara

Kleyton-Aprendiz
Júnior
Júnior

Mensagempor Kleyton-Aprendiz » 26 Jul 2015, 09:11

Bom dia, cara, eu fiz o que vc falou, e pus nessas configurações:

Imagem

E renderizando nessas config, o resultado do vídeo fica com bordas pretas ainda, eu não entendi, coloquei nas config's 720x480, e porque o vídeo renderizado pelo vegas fica com bordas nas laterais??????

Imagem

Bom, peguei o video assim mesmo e joguei no DVD Architect, e lá, nem mechendo no Aspect Radio resolveu, eu tive que mecher num negocio chamado Drop e etc pra mecher no ZOOM! dei um pequeno zoom perdendo um pouco da imagem nas partes de cima e de baixo pra poder preencher a tela. :x :lol: 8) :shock: :o afs

Obs. Botei em None (Progressive scan), porque fiz testes com as 3 opções, e a melhor qualidade ficou em none, as outras embaçam a imagem um pouco e perde qualidade :( :(

Kleyton-Aprendiz
Júnior
Júnior

Mensagempor Kleyton-Aprendiz » 26 Jul 2015, 10:46

Velho, fiz logo um vídeo, ve ae pf.

...

https://www.youtube.com/watch?v=SZaLmS6q7Hk

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 26 Jul 2015, 12:07

ao exportar, tem uma caixinha lá embaixo, "View all options". marca ela que vai aparecer opções extras, aí vc ativa a "Strech video to fill output frame size (do not letterbox)" que vai dar akela esticadinha pra nao ficar bordas.

ou vc pode usar um script, que com 1 click vc desativa o "aspect ratio" de todos videos de uma vez só.

quanto ao "Field Order", apesar do progressive provavelmente ficar visualmente melhor, tem que ver se ele vai passar pelo dvd architect sem recomprimir. quando vc gera o dvd lá, ele diz na mensagem "XXXXX will be recompressed", indicando que vai recomprimir. o que não é pra acontecer, já que vai cair a qualidade.

apesar das cameras gravarem em 30 frames progressivos, DVD não suporta 30 frames progressivos, somente interlaçado (upper ou lower). progressivo é apenas 24p.

se eles usam cameras DLSR pra gravar, eles poderiam usar 24p. (aí vc gera dvd 720x480 24p) ou usar 1280x720p a 60 frames por segundo, que daria pra gerar um video interlaçado de qualidade (720x480 30i).

Kleyton-Aprendiz
Júnior
Júnior

Mensagempor Kleyton-Aprendiz » 26 Jul 2015, 12:56

Onde fica esse "View all options"? não to encontrando... e como uso um script? sou meio leigo no assunto. :lol: :lol: :lol:

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 26 Jul 2015, 13:33

aki:
Imagem

usa essa opçao inicialmente, já que é mais facil

script fica pra segunda opçao ;)

Kleyton-Aprendiz
Júnior
Júnior

Mensagempor Kleyton-Aprendiz » 26 Jul 2015, 21:19

malow escreveu:aki:
Imagem

usa essa opçao inicialmente, já que é mais facil

script fica pra segunda opçao ;)

Vllw cara obg!!! :lol: :lol: :lol:

...........

Cara não funcionou!!! mesmo marcado ta com barras :(
Última edição por Kleyton-Aprendiz em 26 Jul 2015, 22:10, editado 1 vez no total.

Voltar para “Vegas”