SONY HXR-NX3 Será Que Cola?

SONY HXR-NX3 Será Que Cola?

Mensagempor VPVideo em 08 Jan 2014, 13:08

A sony anunciou a sucessora da NX5, a HXR-NX3. Entre outras coisas o novo equipamento vem com um pequeno, mas razoável iluminador led projetado para atender planos focais estreitos como entrevistas, wi-fi, vídeo de baixa resolução para transmissão rápida via internet/wi-fi.
Além disso a sony disponibiliza novo sensor, que seguindo a panasonic com seu 3mos, cria o LSI, 3 sensores de 1.28 de polegada que capita as cores RGB em separado, prometendo (assim como a panasonic na ac130 e ac160) melhor qualidade de imagem, cores e nitidez. A camera também trabalha com sistema de zoom digital que garante perda mínima, mesmo em grandes ampliações, proporcionando range de 28-1152mm.
A câmera pode ser controlada por dispositivos moveis quanto a funções básicas como rec/stop, iris etc.
Ao contrario de outros tempos, estando a câmera já em pre-order na BH, não se tem ainda nenhum review, ficando a câmera ainda na fase de elogios e expressões como 'fantástica" por quem ainda não viu nem o cheio do equipamento, ou seja, oba oba.
Só que a motivação para este tipo de equipamento, tem se mostrado, neste exemplo da NX3, apático. Em outros tempos a empolgação pelo lançamento da sucessora da camera mais famosa do mercado, aquela que mais vendeu no seu segmento, estaria deixando o mercado agitado e não está acontecendo com a NX3.
Eu creio que alguns fatores lógicos influenciam para que isso aconteça.
Primeiro, que o mercado está saturado de opções. Existe um sem numero de equipamento que se mostram novos mas não trazem melhorias efetivas, entre eles, wi-fi, gps (parcial), controle externo, tamanho etc.
Segundo, o mercado está saturado de opções de baixo custo, mesmo que este "baixo custo" seja enganoso, ilusório para quem do ponto de vista do vídeo e que tenha pretensões reais para o futuro os veja assim uma vez que o objetivo é o resultado final, mas fato é que, a substituição de equipamentos adequados do ponto de vista do conjunto é realidade e está sendo feito por soluções mais imediatas, sem que qualidade de imagem a priori, sofra na mesma proporção, muito pelo contrário.
Terceiro, as opções de workflow (maneira de trabalhar) garante e amplia o leque de opções independente do custo, quase sempre com beneficio superior.
Quarto, o seguimento especifico que esta câmera atende e atrai, se reduziu consideravelmente nos últimos 5 anos, enquanto que a opção vídeo se diversificou na mesma proporção.
Quinto, a câmera chega atrasada, tanto no próprio tempo dela, quanto em relação a concorrência, além disso, não trouxe novidades que compensem este atraso como, ergonomia. Desde a PD que a sony entrega câmeras pesadas e anatomicamente ruins. Menus com configurações confusas e opções de presets do tipo cinema são piegas demais pro meu gosto. 3 sensores de 1/3 + 8bits de cor mesmo que em 4:2:2 já encheu o saco, ou seja tudo como antes no quartel de abrantes.
A NX3 é copia da NX5 e segue o mesmo padrão de peso com ligeiro aumento na plataforma inferior.
Eu entendo que a sony perdeu a chance de oferecer algo mais atrativo no seguimento de filmadoras. O que a NX3 traz de "novo" a torna uma opção no mínimo relativa, perto de negativa . No caso da panasonic a decisão entre HMC150 e AC160a na comparação é mais positiva pela evolução de hardware e recursos, não tanto por resultado final de imagem, mas na relação entre nx5/nx3 a demanda não é motivadora ou menos motivadora, para empolgar na possível depreciação da nx5 em detrimento do investimento na NX3.
Talvez essa câmera não seja um fracasso de vendas aja vista a legião de fans que a sony tem pelo mundo, mas eu acredito que vai deixar a desejar numa visão mais geral no universo de equipamentos.
VPVideo
Sênior
Sênior

Data de registro: 27 Jan 2013, 13:44
Software: PP

Re: SONY HVR-NX3 Será Que Cola?

Mensagempor Rachmaninoff em 08 Jan 2014, 13:36

BEm, na minha visão 'ignorante', mas sinceramente é a minha opinião, a Sony tem andando pra trás. Explico, enquanto outros fabricantes estão se esforçando pra ganhar maior fatia do mercado e como consequencia agradar o consumidor final, a Sony parece agir como se fosse definitivamente lider mundial de todos os equipamentos do planeta, indiscutivelmente. Acho um tanto ridículo o comportamento da Sony no mercado, atualmente.
Talvez isso seja em grande parte reflexo da minha não simpatia pela sony. Eu nunca tive empatia pela marca, mas a cada lançamento eles conseguem destruir mais minha empatia pela marca. Coisa que a Canon, Panasonic e outras trabalham ao contrário, ao meu ver. Pelo menos a minha impressão sobre eles é o inverso.
Rachmaninoff
Avançado
Avançado

Data de registro: 01 Abr 2013, 17:29
Software: Adobe Premiere CS6

Re: SONY HXR-NX3 Será Que Cola?

Mensagempor CLÉRISTON FROTA em 20 Mar 2014, 21:51

Algum membro do fórum já tem opinião formada quanto a qualidade da SONY NX3? Qual a melhor opção hoje, NX3 OU NX5 ?

Pretendo adquirir com urgência uma delas!
CLÉRISTON FROTA
Iniciante
Iniciante

Data de registro: 02 Abr 2008, 22:28

Mensagempor Escalpella em 21 Mar 2014, 02:09

Para mim, como você mesmo disse, câmera com sensor de 1/3 de novo já deu! Se eu tivesse uma NX 5 não trocaria por essa NX 3. Na verdade a única câmera que a sony lançou que ainda deu um "hooooooooooo", mesmo que "capada" de alguns recursos foi a NEX EA 50, pelo menos com um sensor considerado "o queridinho" do momento por causa de DSLR e as lentes intercambiáveis, também por causa das mesmas. Prefiro mil vezes comprar uma AG AC 90 por uns 6.000 Reais do que dar uns 10 ou 12 mil em uma NX 3. De sensor de 1/4 para 1/3 não vejo muita diferença, a 90 tem os 03 anéis independentes, entradas XLR, etc. Agora, quanto a dar 11 mil em uma NEX EA 50 eu prefiro comprar uma AG AF 100 usada, mesmo que precise de interar alguma coisa, aí sim eu teria uma câmera "de verdade".
Agora uma coisa é a mais pura realidade, pode lançar uma PMW 300 por 10 mil que a maioria vai dizer: "Com esse valor eu compro uma CANON tal, com lente isso, gravador aquilo e ainda sobra dinheiro para um monopé." Isso não tem jeito mais! Filmadora agora parece que virou "trambolho" que nem de graça ninguém quer mais, o que é uma pena, pelo menos para mim que gosto de filmadoras mesmo que já muito p#tO com essa falta de mudança e melhoras.
E ainda vem o 4K para "inundar" ainda mais o mercado, esse que ainda se entrega filmes em DVD. Piada, não acha! #-o

Para mim essa NX 3 não cola, mas como tem "fanático" por SONY por aí, já viu.
Escalpella
Avançado
Avançado

Data de registro: 16 Out 2013, 04:56
Software: Todos

Mensagempor Cicero Batista em 09 Dez 2014, 17:32

Olá gostaria de saber como formatar o cartão SD na própria câmera, uma vez que na NX5 tinhamos esta opção (MODE). Já na NX3 eu não encontrei... Alguém pode me ajudar?
Cicero Batista
Iniciante
Iniciante

Data de registro: 09 Dez 2014, 17:28
Software: Final Cut Pro

Mensagempor VPVideo em 09 Dez 2014, 20:59

Cicero Batista escreveu:Olá gostaria de saber como formatar o cartão SD na própria câmera, uma vez que na NX5 tinhamos esta opção (MODE). Já na NX3 eu não encontrei... Alguém pode me ajudar?

Menu - others - media format
VPVideo
Sênior
Sênior

Data de registro: 27 Jan 2013, 13:44
Software: PP

Tópicos similares

Retornar para Câmeras Sony