Blackmagic URSA / URSA Mini

DouglasAraujo
Avançado
Avançado

Blackmagic URSA / URSA Mini

Mensagempor DouglasAraujo » 07 Jan 2016, 17:00

Pessoal, estou abrindo este espaço pra quem já trabalha ou está interessado em comprar as câmeras Blackmagic URSA e URSA Mini, um espaço para tirar dúvidas e apresentar trabalhos com estes equipamentos.

Alguém aqui está trabalhando com estas câmeras ou teve alguma experiência?

MAUCSA
Avançado
Avançado

Re: Blackmagic URSA / URSA Mini

Mensagempor MAUCSA » 11 Jan 2016, 11:11

Boas, Douglas.

Vou acompanhar, porque eu tb tou interessado na Mini, mas pelo jeito, pouca gente aqui tá interessada... :mrgreen:
Vamos ver.

Camereta porreta, hein? :D

Abx.

DouglasAraujo
Avançado
Avançado

Mensagempor DouglasAraujo » 11 Jan 2016, 14:18

Acabei de sair aqui da Seegma em SP, eles tem uma Ursa para teste. Achei bastante sólido o acabamento da câmera, diferente do que se parece na foto (plastico oco).

O que não estou gostando muito é do acesso aos comandos de exposição, wb, etc... tudo pelo menu do display, vc se sente usando um iPhone hehehehe. Eu me acostumei muito com botões físicos.

A Ursa-mini acredito que vai chegar aqui no brasil talvez em setembro. Pq a blackmagic sempre enrola pra colocar a câmera no mercado.

Rodi
Master
Master
Software: Edius
Contato:

Mensagempor Rodi » 11 Jan 2016, 15:54

Não sou fã do touch screen devido ao fato de ter a pele extremamente oleosa.
Meu Smartphone tem a tela limpa várias vezes ao dia. O que diminui a vida util do display. Já q somente agua nao tira a oleosidade do vidro.
Mas obvio q acompanho a BM devido a ser forte concorrente da RED com preços acessíveis.
Mas tanto na BM, como na RED temos que pensar nos acessórios tbm.
É uma camera p cinema. P quem trabalha com eventos, acho que nao é uma camera apropriada. Sou leigo no setor de evetnos, então, somente opinião.
"O mundo gira por trás das lentes da retina".

falcao_bh
Assíduo
Assíduo
Software: Premiere After Effects e FCP
Contato:

Mensagempor falcao_bh » 12 Jan 2016, 07:56

Rodi escreveu:Não sou fã do touch screen devido ao fato de ter a pele extremamente oleosa.
Meu Smartphone tem a tela limpa várias vezes ao dia. O que diminui a vida util do display. Já q somente agua nao tira a oleosidade do vidro.
Mas obvio q acompanho a BM devido a ser forte concorrente da RED com preços acessíveis.
Mas tanto na BM, como na RED temos que pensar nos acessórios tbm.
É uma camera p cinema. P quem trabalha com eventos, acho que nao é uma camera apropriada. Sou leigo no setor de evetnos, então, somente opinião.

Concordo com o lance da tela de toque mas facilita demais os ajustes e na hora de inserir o metadata dos clipes. Essa linha de câmeras diferente da pocket ou cinema já é completa faltando apenas lente para trabalhar então acredito que para uso em social não vai exigir gasto exorbitante com acessórios.
O que me incomoda é a mídia de armazenamento.... SSD seria ótimo! Esses cartões que ela usa tem preço proibitivo aqui no Brasil me lembra os p2 da panasonic que lembro gastar 3mil em um de 64gb no início...

MAUCSA
Avançado
Avançado

Mensagempor MAUCSA » 12 Jan 2016, 13:11

Douglas!

Os caras te falaram quanto tá custando aqui essa camera?
Quanto custa? Uns 50 paus? Mais?
Se for isso, é mais barato ir dar um passeio nos EUA e comprar. Declarar a camera na aduana e pagar 50% de imposto sai mais barato.

O preço FOB dela na BH, já incluindo viewfinder e shoulder de ombro, é uns 5 mil dólares, sem lentes e sem imposto, claro.

Uma camera de cinema 4K, por 5K dólares é sonho de consumo! =D> =D> =D>

E eu não vejo diferença entre cameras de cinema e DSLRs. Mantendo-se as proporções, claro. São todos corpos, e o custo pra por esses corpos pra trabalhar é mais ou menos similar. Dá pra usar em social? Claro que dá, mas, vai ser um social meio caro e meio desajeitado, na minha opinião.

Essa camera é pra fazer produção pra TV e Cinema. Coisas que tenham roteiro e programação, e com uma qualidade de imagem que pelo que eu vi na net, é fabulosa! Mas, net é net! :mrgreen:
Tem que ver ao vivo e em cores! :mrgreen:

E eu tb não sei porque os caras saíram do SSD. Talvez pelos tamanhos entre eles, que no caso dos CF, são bem menores, deu pra fazer uma camera mais compacta, mas são caros que só! Mas, pelo preço da camera e pelo que ela oferece, é o preço a se pagar. :mrgreen: :mrgreen:

Abx.

falcao_bh
Assíduo
Assíduo
Software: Premiere After Effects e FCP
Contato:

Mensagempor falcao_bh » 12 Jan 2016, 14:16

Ahhhh a dinâmica! Tenho a pocket teoricamente ela da 13 stops gravando em raw e mesmo em prores vc tem um campo de trabalho legal na colorização. Já as DSLR (de fábrica) peçam um pouco nisso mas tem algumas opções que gravam flat que já eh bem legal.

DouglasAraujo
Avançado
Avançado

Mensagempor DouglasAraujo » 12 Jan 2016, 17:01

Galera, pra quem for do social não comprem esta câmera. Além dos controles de esposição e etc ser tudo por menu ela não é uma câmera tão sensível. Acredito que uma A7s II ajuda muito mais.

O foco dessa câmera é para publicidade e cinema.
Quem quiser se aventurar no social até dá, mas se for pensar em gravar em 4k Raw com ela pode esquecer pq além do cartão Cfast 2.0 128gb custar mais ou menos uns 1.600 reais aqui no BR vc tem um tempo de gravação de 3-4 minutos em raw.

O preço da câmera ursa mini 4.6k tá mais ou menos 23 mil com impostos. Se adicionar 2 baterias + plate v-mount + kit shoulder mount da BM + 2 cartoes CFast 2.0 fica 33 - 34 mil.

Os acessórios estão compensando comprar fora, mas a camera tá melhor aqui. A não ser se vcs conhecerem alguem que consegue passar ela sem cair na malha.
O bom de comprar aqui que pode ser adquirida por leasing.

A ursa-mini 4.6k vai vir com sensor de 15 stops. Isso faz uma bela diferença. Mas vamos ver nos reviews se vai esta boa mesmo. Por ser um sensor novo e desenvolvido pela primeira vez pela Blackmagic, eu acredito que vai chegar com alguns erros. E logo depois de 1 - 2 meses vai ser lançado uma atualização de firmware que vai deixar tudo tranquilo pra se trabalhar.

VPVideo
Sênior
Sênior
Software: PP

Mensagempor VPVideo » 13 Jan 2016, 08:38

DouglasAraujo escreveu:O preço da câmera ursa mini 4.6k tá mais ou menos 23 mil com impostos. Se adicionar 2 baterias + plate v-mount + kit shoulder mount da BM + 2 cartoes CFast 2.0 fica 33 - 34 mil.Os acessórios estão compensando comprar fora, mas a camera tá melhor aqui. A não ser se vcs conhecerem alguem que consegue passar ela sem cair na malha.O bom de comprar aqui que pode ser adquirida por leasing.

É o que eu sempre procuro fazer entender.
Não da pra comparar equipamentos que eu chamo de "fechados" ou "completos" com equipamentos fracionados como essa câmera e DSLR no que diz respeito a custo comparativo.
Uma rebel com lente do kit não substitui no quesito custo e recursos, um equipamento completo.
Entendo também que resultado de imagem é um item no conjunto de possibilidades e é preciso analisar se há ganho real colocando este recurso como prioridade na relação com a atividade que o cara exerce e no ganho anual que cada um consegue.
Sem colocar tudo isso no papel as chances de achar que está na vantagem e não estar é grande.

DouglasAraujo
Avançado
Avançado

Mensagempor DouglasAraujo » 13 Jan 2016, 09:19

Pra quem compra a usra é ainda mais caro, pois ela é muito pesada. Nesse caso deve ter um tripé, slider/trav, grua e stead que suportem o peso dela.

MAUCSA
Avançado
Avançado

Mensagempor MAUCSA » 13 Jan 2016, 12:27

Pois, é. Só o display da URSA é de 10 polegadas! É quase uma televisão! :mrgreen:
Do meu ponto de vista, a URSA é pra ficar fixa num tripé. Ela não tem mobilidade nenhuma. Apesar de que comparada com as antigas, ela é bem pequenininha.
Uma camera de estudio de cinema! 8)

Mas a Mini foi uma tremenda duma sacada da BM.

Camereta porreta! :mrgreen:

Vc tem idéia do preço da Mini 4K, aqui, Douglas? Só o corpo.

Abx.

Rodi
Master
Master
Contato:

Mensagempor Rodi » 04 Mai 2016, 11:17

Colega de Porto Alegre, que usava equipamentos da Black Magic informou que após a garantia, de 1 ano, a BM não dá suporte de conserto e nem tem peças de reposições para equipamentos que estraguem.
Se esta informação procede, a BM está fora de meus "sonhos".
Segundo ele, tinha uma placa e outros perifericos da BM. Após um ano, qndo passou a garantia, uma das palcas queimou em um pico de luz.
Foi informado pela Merlin, onde comprou o equipamento, q a BM naõ tem assitencia tecnica em nem peças de reposição p seus equipos.
Alguém tem conhecimento disso?
Se for realmente assim, a RED continua na frente.

MAUCSA
Avançado
Avançado

Mensagempor MAUCSA » 06 Mai 2016, 16:02

Salve, Rodi.

Eu acho que essa informação não deve proceder, porque eu acho que todo fabricante de alguma coisa deve manter uma rede de assistência técnica em algum lugar. Se vc for ver a legislação dos EUA, p. ex, que protege bem o consumidor, eu acho que o número de processos, e principalmente o valor deles lá, uma hora ou outra iriam é quebrar a Blackmagic, entende?
Eu acho que se vc adquirir uma camera legalmente aqui, isso tb gera motivos de um processo já praticamente ganho, então não sei se a BM seria tão burra assim. Os caras já tão ai há muito tempo...
Pode não ter assistência no BR, mas fora daqui e em algum lugar, eles tem que ter, mesmo que seja na Austrália, na sede.

E as RED são bem é caras. :mrgreen:

Abx.

Rodi
Master
Master
Contato:

Mensagempor Rodi » 06 Mai 2016, 16:18

Macusa, o colega aqui de Porto Alegre, com o qual falei pessoalmente, disse q comprou as placas na Merlin, e q a própria Merlin informou q a BM nao tem assitencia tecnica ou reposição de peças.
Se estragou na garantia, te dão novo.
Tbm comentou q a Merlin nao vai mais vender BM em função disso.
Alguem q tenha contato direto com a Merlin poderia esclarecer isso.

MAUCSA
Avançado
Avançado

Mensagempor MAUCSA » 07 Mai 2016, 18:08

Com certeza.

O pessoal da Seegma, tb. Porque se for assim, esse é um problema muito grave e eu acho que isso dê processo.
No site da BM eu vi um email pra vc reportar problemas técnicos, mas não vi nada sobre "problemas técnicos ou manutenção" no site. Provavelmente através do email eles te deem as coordenadas pra vc enviar seu produto com defeito.
Se nem manutenção eles dão depois de um ano, não dá nem pra pensar em hardware BM. Uma camera de 5K dólares não é um brinquedo descartável.
Alguma coisa tá errada, ai.

Abx.

Voltar para “Outras Câmeras”