Qual sua rotina para gravação e edição? (workflow)

Regras do fórum
Assuntos relacionados a vídeo e áudio que não se enquadram nas outras categorias.
telan
Iniciante
Iniciante
Software: Vegas TMPGEnc Adobe[vários]
Contato:

Qual sua rotina para gravação e edição? (workflow)

Mensagempor telan » 21 Jun 2017, 19:57

Olá a todos,
antes de mais nada me desculpem pela confusão desse post anteriormente publicado em uma conta errada.

Mas vamos lá, estou precisando de um help sobre edição. Trabalho com vídeo e edições no PC a muito tempo, comecei com o Premiere 4.0 e usei todas as versões até passar para o Sony Vegas na versão 7. Editei muito com o Premiere e depois me cansei da Adobe e passei para o Sony Vegas 7.0. Editei vídeos de todo tipo, meu último trabalho de edição foi com o Sony Vegas Pro 13.0 logo depois da atualização, o Magix Vegas Pro 14.0 eu só usei para dar uma fuçada e render uns vídeos para o YouTube.
Fiquei uns 4 anos trabalhando na área técnica somente com imagens aéreas e vídeos georreferenciados de longa duração, desenvolvemos um sistema para helicópteros e conseguimos montar um sistema compacto e prático para estabilização de imagens para câmeras digitais de qualquer tipo.
Enfim, agora estou com novo projeto e estou precisando voltar a editar, como fiquei muito tempo sem editar vídeos eu perdi muita coisa nesse tempo! Agora preciso saber como o pessoal anda trabalhando com os arquivos AVCHD gerados com câmeras convencionais da Sony e Canon, as câmeras DSLR ainda não tive oportunidade de fazer nenhum trabalho com elas, mas gostaria de saber o workflow que os colegas têm utilizado para as edições dos seus trabalhos com eventos, vídeos empresariais e vídeos em geral, com a utilização dos dois tipos de câmeras, as convencionais e as DSRL.

O pessoal poderia colaborar contando sua rotina de gravação e edição?
E os codecs intermediários, alguém utiliza algum?

Eu andei pesquisando e fiquei com muitas dúvidas, o pouco que eu editei com vídeos gravados em AVCHD eu vi que o processamento é pesado e perdesse muito tempo com render, tenho um i7 com 6 cores e 32MB de RAM que acho que é uma máquina razoável para editar, mas percebo que falta um detalhe para facilitar na edição que eu não estou encontrando, conto com a colaboração dos colegas aqui do Fórum.

Agradeço ao Malow pela resposta dada no post anterior.

E a todos meu muito obrigado pela atenção.
Castelan - Vídeo Produtor e Desenvolvedor de Soluções para Vídeos Georreferenciados

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Re: Qual sua rotina para gravação e edição? (workflow)

Mensagempor Escalpella » 21 Jun 2017, 21:43

Bem vindo amigo!

Agora que fui entender aquela resposta do Malow em um tópico com dois pontos kkk.

Essa questão de máquina para editar AVCHD já foi bem discutida em vários lugares e aqui mesmo no VídeoBR. Hoje a galera está quebrando a cabeça é com máquina para trabalhar em um 4K lisinho kkk. Mas a questão de máquina para 4K já vem meio que "preparada" por causa do tanto que a galera sofreu com a chegada do full HD e principalmente do AVCHD H.264, onde se tinha preview com travamentos, engasgos, muita demora para tudo, exatamente o que a galera está passando hoje com o 4K. Pelo o que vejo na configuração que você passou e baseado no que tive, sua máquina está legal faltando saber apenas qual é a sua placa de vídeo. Com o surgimento do H.264 as máquinas começaram a precisar de placas de vídeo mais parrudas do que as que se usavam com o SD. Aí veio as placas com CUDA e o Premiere que "puxou" esse "carro" com o mecanismo de aceleração por CUDA, onde placas com maior quantidade de núcleos CUDA tinham um maior desempenho e que vem até hoje. Você não citou sua placa, mas nessa sua configuração aí ficaria legal uma GTX 960 ou dependendo do valor uma GTX 1060 (a placa que pretendo colocar na minha máquina). Hoje trabalho com uma GTX 750, roda legal, mas a questão do render demorado parece ser um calo no nosso sapato que vamos ter que aturar...

A galera usou (e usa muito ainda) converter os vídeos para um formato mais "leve" com pouca compressão (o que faz o H.264 pesar tanto), facilitando bastante a edição, mas muitos não gostam para fazr tratamento de imagens.

Quanto ao fluxo de trabalho é a mesma correria de sempre kkk. Fica aqui uma ressalva por causa das "modinhas" constantes que vivem inventando. Não sei quanto tempo você ficou fora, mas creio que vai se assustar bastante com as "papagaiadas" que a galera anda "inventando" ou querendo introduzir nos trabalhos, principalmente os de eventos sociais. A moda agora é o color grading com o tal "processo de colorização", onde para eles não importa se uma noiva vai ficar com a cara roxa, azul ou laranja com a tal modinha do teal and orange, o que vale é fazer diferente, mudar a cor de tudo e ficar igual a todo mundo :mrgreen:

Boa sorte, um bom retorno e que consiga colocar em prática seus projetos.

telan
Iniciante
Iniciante
Software: Vegas TMPGEnc Adobe[vários]
Contato:

Mensagempor telan » 21 Jun 2017, 22:50

Colega muito obrigado por suas informações! Minha placa de vídeo é fraca, é uma GTX560 Ti Twin Frozen, ela já foi top. Quanto ao CUDA eu precisava ver um sistema funcionando pra valer e poder avaliar mesmo se vale o investimento em GPU ou se é melhor mais processamento em CPU. Com relação ao 4K é simples, se estão pagando é só investir e fazer o que pagam, o duro é ficar querendo conseguir o trabalho fazendo mais do que se paga, o que era comum no social quando eu editava.
Hoje estou direcionando minha próxima fase de trabalho para Streaming, meu foco está em investir em uma câmera a mais com saída SDI e um bom encoder para fazer ao vivo. A edição vem na cola com a finalização do material para entregar o evento editado e ai eu estou me informando para poder fazer mais rápido com o que eu já tenho.
No seu workflow você usa codec intermediário? Qual você usa?

Obrigado por sua atenção.
Castelan - Vídeo Produtor e Desenvolvedor de Soluções para Vídeos Georreferenciados

malow
Master
Master
Software: Vegas Baby
Contato:

Mensagempor malow » 22 Jun 2017, 01:23

minha resposta no outro topico:

eu uso cameras AVCHD e DSLR q gravam h.264 em MP4.

gravo evento, e uso um programa automatico q fiz pra copiar tudo pro HD interno do PC e fazer uma copia de segurança num HD externo USB (ao copiar pro HD interno, ele junta os arquivos separados)

quando vou editar, uso meu programinha pra converter tudo pra intermediario (uso Canopus HQ)

edito, exporto mantendo no mesmo codec (nao recomprime onde nao precisa)

apos exportado, tenho programinha q converte pra Blu-Ray, DVD e pra pendrive tudo num clique.

gero blu-ray no DVD Architect, troco os arquivos, gero dvd.

copio videos pro pendrive, gravos as midias, tudo pronto ;)

eu tenho um quadcore AMD dos mais baratos, 6gb de ram, video onboard.
now with athlon ii x4 - http://www.flickr.com/photos/malow/

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Mensagempor Escalpella » 22 Jun 2017, 16:56

Fala Telan, é nós!

Então, em relação ao CUDA eu acredito que dá uma melhora grande sim, mas o mais exigente nesse quesito é o Premiere. Me parece que você falou de usar o Vegas agora (uso também o 13, uso o Premiere ...) e na questão do CUDA ele parece ser menos exigente apesar de melhorar bastante. Tem pessoas que dizem que o Vegas fica melhor usando AMD e placa Radeon com OpenCl. Eu também gostaria de saber até quantos CUDA são usados ma totalidade pelos programas realmente, mas experimentando aqui exportando com aceleração por CUDA e sem, o primeiro foi muito mais rápido.

Quanto a usar codecs intermediários, eu já cheguei a converter (bem no começo do H.264) para Mpeg II Blu-ray e depois editava. Mas era um tempo a mais perdido e foi quando precisei montar uma máquina nova e já deixei no "jeito" para editar o Full HD com o H.264. Hoje em dia a galera faz proxy (um clone do arquivo só que em baixa qualidade) ou converte para DNxHD que é um codec proprietário da Avid mas que se encontra fácil nos programas.

Em relação ao 4K, realmente tem que ver se vale a pena investir pelo que pagam em evento social. Eu deixei de fazer para mim e hoje só faço evento social como freela e mesmo assim penso muito... Mas como seu lance é no ao vivo, já muda de figura. Não sou expert no assunto, mas acho que você vai precisar de CPU e GPU boas. Tem um grupo no facebook chamado "Olhar Tecnológico" do grande Marcelo Ruiz, entra lá que eles já comentaram muito sobre o assunto e podem responder sua pergunta. Ele e mais um colaborador do grupo tem uma vasta experiência em transmissão ao vivo, aliás, a mais ou menos uns 06 meses eles estavam falando em um tópico exatamente sobre isso.

Segue o link do grupo:

https://www.facebook.com/groups/1855226781369588/

Dá uma olhada com carinho em tudo lá e pode perguntar. Boa sorte nos trabalhos!

malow
Master
Master
Software: Vegas Baby
Contato:

Mensagempor malow » 22 Jun 2017, 19:00

pra vegas, eu recomendo nao usar nada com aceleração de hardware. gaste o dimdim em processador, que tudo vai ficar mais rapido. TUDO. e nao somente o que é otimizado pra usar GPU
now with athlon ii x4 - http://www.flickr.com/photos/malow/

Voltar para “Vídeo e Áudio em geral”