filmar concertos

Regras do fórum
Assuntos relacionados a vídeo e áudio que não se enquadram nas outras categorias.
meodumbo
Iniciante
Iniciante
Software: premier

filmar concertos

Mensagempor meodumbo » 13 Mar 2017, 18:44

boas

Tenho um concerto de uma banda de rock para filmar e queria opiniões de como fazer, quantas camaras no minimo se a gravação do som direto da mesa ou se gravo na camara, isto tudo para depois ter uma boa edição com o som sincronizado com a imagem .

Obrigado pela atenção

Rodi
Master
Master
Software: Edius
Contato:

Re: filmar concertos

Mensagempor Rodi » 14 Mar 2017, 09:56

Som direto da mesa.
Duas cameras diagonais fixas em tripé p meios planos.
Duas cameras p detalhes no palco, em canto esquerdo e direito. Com steadcam.
Um travelling na frente do palco.
1 camera afastada do palco, no centro, fixa, plano geral do palco.
Eu tbm colocaria uma grua. A grua além de pegar paloc, tbm pode "passear" pelo publico.
Ou drone.
1 swichter p controlar as cameras.
"O mundo gira por trás das lentes da retina".

falcao_bh
Assíduo
Assíduo
Software: Premiere After Effects e FCP
Contato:

Mensagempor falcao_bh » 14 Mar 2017, 19:37

Olá vc sabe qual o tamanho e o tipo do local onde irão se apresentar??
Se for um bar... é uma configuração... se for estádio... outra.
Para o editor quanto mais planos melhor (eu acho quando vem pra mim...) mas tem que ver a realidade do q vc vai ter...

Dá uma luz ai!!

Abraço

Rodi
Master
Master
Contato:

Mensagempor Rodi » 15 Mar 2017, 09:43

Um concerto de rock, imagino um lugar amplo. hehehe.

falcao_bh
Assíduo
Assíduo
Contato:

Mensagempor falcao_bh » 19 Mar 2017, 06:41

Rodi escreveu:Um concerto de rock, imagino um lugar amplo. hehehe.

Sendo assim a sua dica resolve 100%!!
Abraço!

Rodi
Master
Master
Contato:

Mensagempor Rodi » 20 Mar 2017, 10:37

Mas não temos ideia do local, Falcão. Eu fui na suposição. Mas posso estar 100% errado!!!!
O colega não retornou.

Tiago Cardoso
Master
Master
Software: Sony Vegas Pro 11
Contato:

Mensagempor Tiago Cardoso » 20 Mar 2017, 18:23

Gravar áudio da mesa pode ser um problema se o local não é muito grande, se a microfonação for precária, se, se, se, se........

O ideal nesses casos é ter uma equipe que faça a gravação do áudio, pois aí se pode ter algo que seja realmente bom. Ainda mais sendo rock... o que passa pela mesa não é o que se ouve no "ao vivo"...
http://www.tldvideo.com.br
Twitter: @tldvideo

langsdorff
Sênior
Sênior

Mensagempor langsdorff » 26 Mar 2017, 10:53

Tiago Cardoso escreveu:Gravar áudio da mesa pode ser um problema se o local não é muito grande, se a microfonação for precária, se, se, se, se........

O ideal nesses casos é ter uma equipe que faça a gravação do áudio, pois aí se pode ter algo que seja realmente bom. Ainda mais sendo rock... o que passa pela mesa não é o que se ouve no "ao vivo"...

PA quase nunca é parecido com o que sai da mesa num estúdio, p.ex.
E a listinha do Rodi e do Falcão é 10.
Isso me lembra um manual que eu recebi no dia em que comecei em jornalismo de TV, feito internamente pela Globo, acho que com muita mão de Woile Guimarães, falando sobre captar o momento (=estar atento sempre): "não dá pra pedir ao Papa pra beijar o chão de novo"!

[][][]s
Fórum, porque tem que ser agora e sem chance de erro!!! 8) 8) 8)
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital

falcao_bh
Assíduo
Assíduo
Contato:

Mensagempor falcao_bh » 27 Mar 2017, 13:09

Pensando sobre "não dá para pedir ao Papa para beijar o chão outra vez..."

Esse final de semana estava gravando um evento que foi feito no mineirão... campo de futebol aqui de BH/MG
O pessoal jogou algumas partidas de futebol e como não eram profissionais... poucos gols.

Em dado momento eu estava com a dji osmo atras do gol e em uma jogada uma das 3 mulheres que jogaram as partidas recebe uma bola maravilhosa na cabeça... faz o gol e corre em minha direção beijando a camisa na logomarca da empresa... PERFEITO!

Até a hora que vi as imagens e eu havia dado REC ao contrario!! ou seja gravei o antes e o depois! o gol mesmo foi a pausa!!!

Fiquei muito chateado e o cliente nem se importou pois a gravação dos lances do jogo foi extra mas foi bom ter acontecido para eu pensar em colocar um sunhood no celular para que eu fique atento aos dados do LCD e não vá só pelo som da osmo.

Uma dica bacana pra OSMO é usar um filtro ND compatível com a luminosidade. As imagens gravadas foram confundidas com as da Pocket da blackmagic...

Pra amenizar subi o drone e fiz umas imagens tipo chute inicial do secretário de cultura e algumas comemoraçoes... mas o GOL... o GOL... foi tipo o beijo do Papa.. perdi kkkk

Abraço!!!

Kleyton-Aprendiz
Júnior
Júnior
Software: Sony Vegas

Mensagempor Kleyton-Aprendiz » 15 Abr 2017, 14:43

como assim? REC ao contrario!! ??

langsdorff
Sênior
Sênior

Mensagempor langsdorff » 16 Abr 2017, 17:23

Kleyton-Aprendiz escreveu:como assim? REC ao contrario!! ??

Uai, REC ao contrário!!!
O botão de REC (ou área sensível, se for tela de toque) é um clássico flip-flop, circuito lógico básico, com dois estados: pressionou, disparou gravação; pressionou de novo, parou. Acontece que até macaco velho que nem o Falcão (*) pode fazer caca um dia - levante a mão aí quem nunca fez a sua!!! Isso é um risco possível quando se busca o botão "em Braille", tateando sem ver, coisa muito natural. Você sabe, pelo tato e referência, que o botão está ali, mas em vez da pressionada certeira, dá uma tremidinha, uma vacilada, ou o dedo pode estar mal posicionado, e o que ocorreu de verdade foram duas pressionadas, daí o REC ao contrário.
E você, forunzeiro (a) esperto (a) que nos acompanha, vai dizer: "Ah! mas não conferiu no monitor, no view finder"? Claro que não! É aquele momento em que você quer sumir, cavar buraco no chão e esperar que ninguém perceba a caca.
Não, nenhum janeludo aqui do videobr ou de qualquer fórum brasileiro ou do exterior está a salvo disso: basta dar uma moscada de menos de meio segundo. Pra isso tem protocolo de trabalho, sequências a seguir, atenções a tomar, sempre, como se fosse a primeira vez.
É como em segurança, o excesso de confiança costuma ser o caminho mais curto para os piores desastres.

[][][]s
Fórum, porque o limite entre a glória e o ridículo é bem menor do que a gente pensa!!! 8) 8) 8)
(*) Pra quem não sabe, o Falcão já era moderador de fórum bem antes do videobr entrar no ar...
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Mensagempor Escalpella » 16 Abr 2017, 19:17

Caraca!!! E eu pensei que só eu já tinha passado por isso :mrgreen:

Comigo já aconteceu umas 03 vezes e sempre na hora da "correria" onde a gente vai na confiança, como disse nosso amigo Langsdorf. Realmente dá vontade de batera cabeça na parede quando percebemos, que aliás, as vezes só percebemos bem depois quando de repente vamos dar aquela checada no display e vemos o indicador de REC lá piscando igual................................. rabeta de avião :mrgreen: Por isso que digo que trabalhar no estilo "ao vivo" com aqueles lances que não dão para ser repetidos como eventos sociais, coberturas de jogos, é muito ruim. Eu adotei uma regra que, dependendo do que for ser gravado, a câmera vai com o REC direto sem pausas, parando somente no final do desejado. Prefiro ter trabalho na edição do que não ter o que trabalhar na edição kkkkk. Eu tenho até medo, já aconteceram 03 vezes :mrgreen:

Grande abraço amigos!

Barao
Avançado
Avançado
Software: Premiere CC 2015

Mensagempor Barao » 18 Abr 2017, 19:45

Tenho um medo danado disto.. ainda não tive problemas em cenas importantes, viciei em conferir, o rec, mas durante cerimonia, cerimonial, parabéns.. rec direto como disse o escalpella e mais de uma câmera.

Voltar para “Vídeo e Áudio em geral”