White Balance Manual ou Auto ?

Regras do fórum
Assuntos relacionados a vídeo e áudio que não se enquadram nas outras categorias.
zed
Assíduo
Assíduo

Re: White Balance Manual ou Auto ?

Mensagempor zed » 19 Jan 2012, 22:19

Vou ressuscitar o tópico!

Porque? Por apenas um motivo. Será que os cartões cinza mais baratos são realmente cinza 18%? (Ou mesmo os mais caros).

Existe alguma forma de testarmos o tal cartão para saber se ele realmente é o cinza médio?

Graças a esse “problema” resolvi me "inspirar" e fazer meu próprio cartão cinza médio. Não, não estou ficando maluco! Em uma revista de fotografia o fotógrafo Mauri Granado deu a dica de como fazer seu cartão de cinza médio. (Não que ele recomende, apenas deu a dica pros mão de vaca!) Ou pra quem não confia em certos produtos vendidos por aí.

Segundo o fotógrafo a tinta acrílica da Suvinil código P 148 é muito próxima do tom. Então basta comprar MDF (eu comprei compensado por que era o que tinha perto de casa). Cortei em um formato wide (bem grandinho, nada de cartãozinho). Lixei a madeira e nesse momento estou na segunda demão do cinza Suvinil indicado...

Em breve posto resultados aqui... Pintarei as laterais em preto e branco também... Pode ser útil ter o branco no tal quadro como referencia para objetos brancos que possam estar em cena durante a gravação, assim evito que estourem. No lado oposto do compensado pintarei de branco só pra garantir né... Vai que o cinza fica meia boca! Auhauhauhauhauhuhauhuhuhuhauh

Usarei apenas para balanço de branco... Exposição vou no olhometro... É assim que gosto!
Tá aí!

Esse tópico não tem fim! hauauhuahuhauahahuahuahuha

Gabriel Soares
Moderador
Moderador
Software: Vegas Pro - AE
Contato:

Mensagempor Gabriel Soares » 20 Jan 2012, 00:21

zed escreveu:Vou ressuscitar o tópico!

Porque? Por apenas um motivo. Será que os cartões cinza mais baratos são realmente cinza 18%? (Ou mesmo os mais caros).

Existe alguma forma de testarmos o tal cartão para saber se ele realmente é o cinza médio?

Se for seguir essa paranoia, a gente acaba não acreditando em nenhum equipamento ou acessório... O melhor a fazer é dar uma procurada no google pra ver o que falam do cartão. Se achar alguma coisa desabonadora, fique com o pé atrás. Se não achar nada, provavelmente não terá problemas.
http://www.gabrielsoares.com.br
http://www.vimeo.com/gabsoares

Tiago Cardoso
Master
Master
Software: Sony Vegas Pro 11
Contato:

Mensagempor Tiago Cardoso » 20 Jan 2012, 00:52

Cara, já fiz cartão cinza imprimindo uma folha A4 e colando num cartão de papelão. O importante é você achar que as cores estão fiéis e do jeito que você quer, mais do que se vai dar certo ou não. Faça testes... se gostar, já é. Até porque se for confiar que o branco que "usam" é branco mesmo... nem sempre é.
http://www.tldvideo.com.br
Twitter: @tldvideo

zed
Assíduo
Assíduo

Mensagempor zed » 20 Jan 2012, 01:48

Fiz meu teste aqui, ainda sem preto e branco nas bordas...

O RGB varia 20 números pra cima e 20 números pra baixo... Como da pra ver aí na foto, em alguns pontos tá bem em cima do que é o original.

Como só estou com luz fluorecente aqui em casa (que é uma [....]) Não me motivei a ver as cores em sí... Mas acho que vai ser um improviso legal! Altas terapia!

hauauhauhauhauhauhauhauhauhuahuhauhuhauah

Valeus!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

osper3354
Avançado
Avançado
Software: STUDIO 12 ULTIMATE
Contato:

Mensagempor osper3354 » 23 Set 2017, 15:58

Amigos a eu aqui denovo. Estou usando a canon T5I, fotografei alguns alunos para foto 3x4, fundo pano fotográfico totalmente branco e o resultado fundo cinza. Ambiente bem claro com luz led branca.

falcao_bh
Assíduo
Assíduo
Software: Premiere After Effects e FCP
Contato:

Mensagempor falcao_bh » 25 Set 2017, 15:45

osper3354 escreveu:Amigos a eu aqui denovo. Estou usando a canon T5I, fotografei alguns alunos para foto 3x4, fundo pano fotográfico totalmente branco e o resultado fundo cinza. Ambiente bem claro com luz led branca.

A t5i permite que vc faça uma foto com algo que vc determine ser branco na sua cena e importe como CUSTOM WB...
Como vc estava em ambiente com luz controlada, será que aqueles controles tipo WB SHIFT ou algum PICTURE STYLE não estão afetando seu resultado??

O AUTO WB, não se baseia apenas na luz do ambiente... vai na reflexão tambem... então se vc faz a cena sem ninguem e está perfeita e na hora de fotografar um aluno, ele está tipo com uma camisa vermelha... o AUTO WB pode alterar os parametros de acordo com a leitura da reflexão no vermelho... ou do vermelho no fundo.

Uma boa é vc partir dos valores K padrão 3200... 5600... e ir variando de acordo com sua fonte de luz.
Atenção para os comandos que podem alterar as cores/luminosidade no LCD... se vc não tem uma boa referencia, o resultado vai sair ZOADO!

Abraço

VPVideo
Sênior
Sênior
Software: PP

Mensagempor VPVideo » 26 Set 2017, 07:52

osper3354 escreveu:Amigos a eu aqui denovo. Estou usando a canon T5I, fotografei alguns alunos para foto 3x4, fundo pano fotográfico totalmente branco e o resultado fundo cinza. Ambiente bem claro com luz led branca.

Quando você fotografa branco a câmera vai subexpor para cinza médio, quando fotografa preto vai superexpor para cinza médio.
Na pergunta você diz que o "ambiente" estava bem claro, mas o que tem que estar bem claro primeiro é o fundo. A setagem de sua câmera deve estar no manual e não adianta zerar fotometro no manual, é a mesma coisa, neste caso, que o automático.
como você tem dois objetivos, fundo e pessoa, o fundo tem que estar claro o suficiente para compensar a tendencia da câmera para o cinza médio, e iluminar o modelo separadamente.

osper3354
Avançado
Avançado
Software: STUDIO 12 ULTIMATE
Contato:

Mensagempor osper3354 » 04 Out 2017, 10:29

Entendi, muito obrigado amigo pela respostas.

Voltar para “Vídeo e Áudio em geral”