PLACA DE VÍDEO BOA PARA RENDERIZAR ???

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Re: PLACA DE VÍDEO BOA PARA RENDERIZAR ???

Mensagempor Escalpella » 24 Nov 2014, 23:31

Cara, agora me assustou :shock: O CameraElvis falar que não investiria no SSD se fosse hoje :shock: :mrgreen: Pô, manda o porque para nós aí que agora fiquei curioso :mrgreen: Sabendo do tamanho dos seus projetos e da "enormidade" de trabalho que dá, fiquei curioso agora, me desculpe meu camarada :mrgreen: Clareia minha mente, porque você faz testes pra caramba e certamente tem um bom motivo e vai me evitar de gastar com outro SSD :mrgreen:

Grande abraço galera!

P.S. Andei meio sumido por motivos da saúde e do falecimento da minha Avó, que eu e meus Pais cudavam. Apesar da doença dela (alzheimer), fica aquele vazio e a cabeça ainda não se recuperou desse processo longo de sofrimentos e agora da perda dela. Mas apareço em breve...

cameraelvis
Sênior
Sênior
Software: Sony Vegas Pro
Contato:

Mensagempor cameraelvis » 25 Nov 2014, 11:20

Meus pêsames pela sua avó, :(

Vamos lá,

Como vc sabe, eu faço vários testes, no início adorei o ssd, mas o modelo que comprei acabou ficando com leitura inferior a 2 hds comuns com raid 0;

No render a mesma história, utilizando só ssd acabou mais lento que o raid nos hds comuns;

Outro detalhe que li em foruns internacionais, é o prazo de validade do ssd, que tem menos vida que hds comuns em fator de gravação, que para o Windows fica perfeito, pois tem mais leitura que gravação;

O futuro vai ser ssd, mas com esses preços, não vejo vantagem.

Finalizando, o melhor investimento é sem dúvida um processador Top, com refrigeração líquida.
Última edição por cameraelvis em 25 Nov 2014, 14:22, editado 1 vez no total.
Panasonic Hmc150 / Canon T3i, T5i / Gopro Hero 2 / Tascam Dr-40 / Zoom H1 / Sony Px240

Tiago Cardoso
Master
Master
Software: Sony Vegas Pro 11
Contato:

Mensagempor Tiago Cardoso » 25 Nov 2014, 13:58

Escalpella escreveu:P.S. Andei meio sumido por motivos da saúde e do falecimento da minha Avó, que eu e meus Pais cudavam. Apesar da doença dela (alzheimer), fica aquele vazio e a cabeça ainda não se recuperou desse processo longo de sofrimentos e agora da perda dela. Mas apareço em breve...

Escalpella, meu abraço e sentimentos quanto à perda irreparável. Nada pior na vida que ver nossos queridos dando adeus a essa vivência terrena. Uma saudade que não tem como acabar. Lembre-se dos bons momentos e isso já será um bom alento. Grande abraço, mesmo.

Quanto aos HDs e SSDs da vida, nada a declarar, hehehehe. :)
http://www.tldvideo.com.br
Twitter: @tldvideo

Escalpella
Avançado
Avançado

Mensagempor Escalpella » 27 Nov 2014, 12:35

Muito obrigado amigos CameraElvis e Thiago! Vamos na luta...

Esse "problema" do SSD do tempo de vida útil em gravações eu também já havia lido, mas tem muito material controverso #-o :mrgreen: Foi muito legal essa observação sua e nos passar o resultado dos seus testes, já ajuda muito =D> A máquina nova que montei e está com o meu filho, usei a famosa configuração SSD para sistema e 02 RAID 0 (zero), sendo 01 para arquivo bruto e outro para exportação. Ficou bem legal, mas a minha próxima aquisição seria colocar na minha máquina SSD para sistema e mais um para arquivo bruto e outro para exportação e trabalhar com um fluxo menor por vez, editando "em blocos". Mas com essa sua experiência já vejo que foi "de ralo" a minha ideia :mrgreen:

O jeito parece ser fazer como o Marcelo Ruiz (Blog Olhar Tecnológico) fez nas máquinas dele e colocar SSD em RAID 0, mas vai ficar "salgado" :shock: :mrgreen:

Uma dúvida: Pode fazer um Raid 0 e instalar o sistema operacional nele? Me desculpem as ignorância no assunto, mas eu não saco nada disso :mrgreen:

Valeu amigos! Um grande abraço! 2014 foi puxado para mim #-o [-o< Mas... #vambora :mrgreen:

cameraelvis
Sênior
Sênior
Contato:

Mensagempor cameraelvis » 27 Nov 2014, 13:15

Vc pode instalar o Sistema operacional, se o conjunto for de até 2TB, e o raid for feito por hardware, mas como comentei, no windows tem mais leitura que gravação, então pode por um Ssd comum de 120gb, só para os programas e sistema, e montar um belo de um raid 0 com hds normais;

Depois de tantos testes, estou usando um SSD Corsair para o sistema e programas de 120gb (25gb livre), e um arranjo de raid 0, com 3 hds de 2tb, total de 6tb (2,5Tb livres), e fora 3 Hds de 2Tb para backup;

Meus testes (taxa de gravação, realizados 12x para ter certeza :mrgreen: ):
Hds Seagate 2tb sata 3, entre 100 até 139mb/s (8 discos testados);
Raid 0 com 3 Seagate 2tb sata 3, 375mb/s;
Ssd Corsair 120gb sata 3, 223mb/s
Panasonic Hmc150 / Canon T3i, T5i / Gopro Hero 2 / Tascam Dr-40 / Zoom H1 / Sony Px240

Escalpella
Avançado
Avançado

Mensagempor Escalpella » 27 Nov 2014, 15:05

Valeu mesmo Cameraelvis! Ajudou bastante =D> =D> =D> Uma coisa que aconteceu comigo foi falta de porta SATA na placa mãe, que geralmente vem com 06 (nas gygabite). Qual placa tu usa e como resolveu isso?

Valeu camaradas!

cameraelvis
Sênior
Sênior
Contato:

Mensagempor cameraelvis » 27 Nov 2014, 15:22

A minha é da Gigabyte também :mrgreen: , é a GA-X58A-UD3R, tem 10 portas Sata,
mas só 6 são legais, as que são controladas pelo chip intel, as outras que são controladas na Marvel, e Gigabyte são uma mer**. :x

Mas não uso tudo, 1 para o Ssd, 3 para Hds, e 1 para Bluray, ainda cabe mais um Hd que vou usar no futuro. :mrgreen:

Já tive as 10 cheias mas o desempenho na marvel, estava triste, o SSD, teve 117mb/s :evil: no controlador da gigabyte (2 portas), 223mb/s na Intel (6 portas) :mrgreen: , e 180mb/s :( na Marvel (2 portas).

Escalpella
Avançado
Avançado

Mensagempor Escalpella » 28 Nov 2014, 12:59

Valeu mesmo! Vi uma onde comprei a minha, um lançamento da gigabyte ( acho que é 97 ou 99 M UD3 ou 5, não lembro bem :mrgreen: ) que tem 02 slots para placa de vídeo, mais robusta, mas são só 06 satas também :( #-o

Tem uns adaptadores mas não sei se vai ficar legal... Valeu por mais essa camarada!

MAUCSA
Avançado
Avançado

Mensagempor MAUCSA » 28 Nov 2014, 17:32

Escalpella, meus pêsames por sua perda.

Quanto à Gigabyte, eu sou fã da marca. Os produtos deles até agora não negaram fogo! :mrgreen:
A minha placa-mãe é da série X79 e tb tem 10 satas, e já saiu a série X99, que em algumas placas tem até 12 satas. Eu acho que essa série X é pra um outro patamar, mais profissional, do nível de worksations, por isso, é mais cara que a série Z, por exemplo, que é mais destinada aos gamers. Isso não quer dizer que a série Z não vai funcionar como estação de vídeo. Vai! Eu creio que uma máquina que tenha sido montada pra jogos, e que rode esses jogos sem problemas, vai rodar qualquer outra aplicação na maciota, mas os recursos são menores. E a combinação SSD + RAID, pra mim, tem sido muito boa. Tou testando o Media Composer em HD1080, com uma placa GTX 570, e até que o cara tem correspondido bem demais! :mrgreen:

E de acordo com o tópico, a maioria dos programas recomenda nVidia, mas a placa precisa se adequar ao sistema todo, mas pra maioria dos computadores antigos, à partir dessa série 570, todas as placas devem atender. Essa placa 570 é o bixo! :shock:
O que eu vi na minha máquina quando os programas estão codificando, é que o uso da CPU é extremamente elevado e o da memória nem tanto. O de memória consumiu uns 8, 9G, enquanto o processador tava batendo pra cima de 90% (codificando com o Sorenson pra MP4). No meu caso, eu não sei se o MC usa os CUDA, quanto mais processador melhor. Em outros softwares que usam CUDA, quanto mais placa de vídeo melhor.

Abx.

Escalpella
Avançado
Avançado

Mensagempor Escalpella » 29 Nov 2014, 02:40

Valeu MAUCSA pela força e pelas dicas. Eu também sou fã de AVID e pretendo adquirir o Media Composer mais para a frente e ir estudando ele devagar, sabemos que não se acha muito material sobre ele por aí :mrgreen: Se bem que no Video Guru tem umas explicações legais lá.

Eu pretendo comprar uma placa mais TOP mesmo, mas eu também pretendo que ela trabalhe com 02 slots para placa de vídeo e que tenha umas 10 SATAS como essa que você falou. Sobre as 02 placas de vídeo, eu li que podemos deixar uma para monitores e a outra "solta" para o programa de edição fazer o RENDER e as exportações com mais velocidade. Eu tenho os programas Adobe CC 2014 ( Tudo em DVD para instalar :mrgreen: Mas fora de mim esse lance de "tapa olho" :mrgreen: Tudo originalzinho... ) e estou gostando bastante do Premiere CC 2014, por isso pretendo uma placa de vídeo com mais CUDA para dar "um gás" no camarada :mrgreen:

A máquina que montei nova e está com o meu filho está bem legal, a minha é que está com o processador meio ultrapassado (bastante por sinal), sendo um i7 950 da primeira geração. Minha placa de vídeo é uma Gigabyte GTX 750 DDR5 e 01G.

Mesmo com esse processador meio antigo e sem RAID, ela está rodando legal. Parece até milagre :mrgreen:

Muito obrigado galera! Grande abraço!

Alecck
Iniciante
Iniciante
Software: Cyberlink

Mensagempor Alecck » 12 Abr 2017, 09:45

Bom dia!

Pessoal, atualmente, qual a recomendação de placa de vídeo para renderizar?

Por que alguns programas não aceitam renderizar por determinada placa de vídeo e aceitam renderizar por outro modelo de placa de vídeo?

Qual a tecnologia que faz com que a placa de vídeo seja "vista" pelo programa de edição.

Obrigado a todos.

MAUCSA
Avançado
Avançado

Mensagempor MAUCSA » 13 Abr 2017, 14:29

Boas, Alecck. Bem-vindo ao fórum.

Alecck escreveu:Pessoal, atualmente, qual a recomendação de placa de vídeo para renderizar?

Isso depende do programa de edição que vc vai usar. A maioria dos fabricantes de software tem uma sessão em suas páginas com recomendações de hardware, mas eu já rodei o mesmo programa com placas AMD e Nvidia e eles não deram problemas, o que responde a sua segunda pergunta, tb.
Alguns softwares se dão melhor com Nvidia, outros com AMD (caso do Vegas, relatado aqui pelo Tiago Cardoso).
A recomendação é sempre pelos modelos mais atuais, uma vez que os de séries anteriores vc não encontra mais, nova, pra comprar.
Que software vc vai usar?

Por que alguns programas não aceitam renderizar por determinada placa de vídeo e aceitam renderizar por outro modelo de placa de vídeo?

Ainda não tive esse problema usando as duas tecnologias, como eu disse acima, então, não posso opinar sobre isso. Talvez, placas antigas não tenham tecnologias atuais que os programas usam.

Qual a tecnologia que faz com que a placa de vídeo seja "vista" pelo programa de edição.

Vou chutar porque eu não sei se é bem isso, mas, acredito que o programa deva ter uma biblioteca em software para cada placa de vídeo do mercado, ou, pelo menos as mais recentes, ou, uma tecnologia específica de um fabricante (CUDA, no caso das Nvidia e OpenCL (se eu não me engano) no caso das AMD).
A BIOS informa a placa, e o programa de edição carrega os parâmetros de uso daquela placa. Acho que é isso, mas não tenho certeza.

Abx.

Alecck
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Alecck » 13 Abr 2017, 16:23

Boa tarde prezado MAUCSA!

Obrigado pela resposta.

Fiquei impressionado porque comprei uma placa de Vídeo VGA GIGABYTE GeForce GT 420 2GB - GV-N420-2GI - rev.3.0 e testei em uma placa 775 (um pouco mais antiga) a placa de vídeo não foi "vista" pelo software de edição vegas, pensei que pudesse ser a placa mãe por ser não tão atualizada, troquei a placa mãe, coloquei a placa de vídeo gigabyte em uma placa mãe 1150 (atualizada) e continuou não sendo vista.

Esta Placa de Vídeo VGA GIGABYTE GeForce GT 420 2GB - GV-N420-2GI - rev.3.0 é até onde eu sei lançamento, uma placa modesta e barata, mas nova.

Alguma tecnologia que ela não deve ter e por isso não é vista e não renderiza.

MAUCSA
Avançado
Avançado

Mensagempor MAUCSA » 14 Abr 2017, 14:44

Ah, agora sim! Talvez seja por causa da série dessa placa. As GT's são placas de entrada pra máquinas mais simples e genéricas. Máquinas de edição de vídeo são extremamente exigentes, principalmente com os formatos de vídeo atual beirando os 8K.
O que a gente recomenda aqui são as top-top das mais tops! Da Nvidia, série GeForce GTX no mínimo, e dependendo do programa, nem GeForce resolve, forçando o cara a partir pras Quadro ou outras tecnologias superiores da Nvidia, o que em termos práticos quer dizer que vc vai gastar ainda mais grana!
Pra vc ver, a sua placa tem somente 48 CUDAs, enquanto uma GTX 1070 tem 1920 CUDAs, isso, comparando somente os processadores gráficos, e nessa equação ainda entram velocidade do processador, comprimento do barramento e por aí vai.

Dá uma olhada nesse tópico do Barão, que montou uma máquina porreta por um custo razoável, talvez lhe dê umas direções e umas idéias:
viewtopic.php?f=1&t=31557

Talvez a sua placa não conste na lista do programa, porque se ela fosse utilizada levaria muito tempo para finalizar alguma coisa, então os programas nem testam essa série de placas.
E não tem jeito! Máquina específica pra vídeo/áudio profissionais, vc vai gastar uma grana preta! E não tem como fugir.

Abx.

Alecck
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Alecck » 14 Abr 2017, 16:02

Então é por isso.

E o preço dela estava tão baixo por isso também. :D

Pensei que mesmo sendo modesta, pelo menos seria "vista" pelo programa.

É, para editar e ser reconhecida pelo software tem que ser uma placa bem potente.

Obrigado pela dica.

Voltar para “Placas de vídeo”