CUIDADOS com o PROJETOR? E agora?

Dragoes-de-Rondon
Júnior
Júnior
Software: Adobe Premiere
Contato:

CUIDADOS com o PROJETOR? E agora?

Mensagempor Dragoes-de-Rondon » 02 Jun 2015, 13:23

Olá pessoal.
Acabei de comprar um projetor da marca:

Epson Powerlite X24 + 3LCD XGA HDMI 3500 Lumens wireless.

Optei pela compra dessa marca, devido a unânime orientação dos camaradas aqui do fórum no qual (me) disseram que essa marca de projetor é de fácil, econômica manutenção e reposição de peças. Outro fator que me interessou tbm foi a questão do lumens que esse modelo traz e não pelo wireless.

Nas diversas leituras que fiz aqui de vários tópicos sobre projetores, sempre alguém mencionava que é preciso ter certos cuidados no manuseio com os projetores.
Contudo perdi esses pontos, não fiz anotações sobre essas dicas.

Então criei esse tópico com esse intuito e pedir a vocês, se VOCÊS podem dar dicas de manuseio, cuidados essenciais para preservar o tempo de vida útil de um projetor.

Segue abaixo algumas questões:

- O projetor esquenta, certo? é recomendável direcionar um ventilador pequeno sobre ele quando não estiver em uma sala refrigerada por ar condicionado, por exemplo?
- É recomendável ligá-lo em estabilizador ou no-break? Pois lembro-me de alguém mencionar se ele é desligado bruscamente qdo se tem queda de energia ou alguém que tropeça no cabo de energia e desliga, pode-se diminuir o tempo de vida útil da lâmpada dele ou queimar a lâmpada?
- Em que modo usar: Eco, ou...? (qual a outra posição mesmo?) Mas de fato isso ajuda a prolongar o tempo de vida útil do projetor?
- Assim que o desligo, fica um luz piscando (ao menos em um BenQ que tive acesso ficou assim). Qual o procedimento: espero a luz parar de piscar e só tiro da tomada o projetor quando a luz ficar acessa sem piscar, ou seja, como na luz parada de stand by?
- Quanto tempo pode ficar ligado um projetor: 2, 3, 4 horas seguidas?
- O wireless desse projetor transmite com autonomia a qualidade de imagem?

E aí o que mais preciso saber? Podem me dizer?

Grato pela atenção e comentários que fizerem.
Obrigado.
Márcio.
Última edição por Dragoes-de-Rondon em 05 Jun 2015, 18:41, editado 1 vez no total.
iMAC 27" i7 3,4GHz, 8gb SDRAM DDR3 1333MHz 2x4GB, 2tb HD, AMD Radeon HD 6970M com 2GB de GDDR5.

cameraelvis
Sênior
Sênior
Software: Sony Vegas Pro
Contato:

Re: CUIDADOS com o PROJETOR? E agora?

Mensagempor cameraelvis » 02 Jun 2015, 15:46

Todos projetores, tem ventilação interna, Não é necessario nenhum ventilador, a menos que vc vá utilizar em um ambiente acima de 30ºC.

Seria ótimo ter um nobreak, estabilizador de voltagem não confio em nenhum.

No modo econômico, economiza a lâmpada, porem perde luminosidade, vai funcionar como um projetor de 1300 Lumens, EU nunca utilizaria nesse modo, a menos que fique fixo em uma sala de aula.

Nunca utilizei projetor wireless, talvez funcione perfeitamente, o ideal é ficar no máximo 5m de distancia do projetor; Mas 100% seguro só com cabo HDMI, ou VGA (Varios eventos tive que usar Vga, pois o Hdmi quebrou).
---

O mais importante de tudo:
-Nunca desligue da tomada, antes do projetor esfriar (assim que ele é desativado, é acionado o ventilador interno, então se vc retirar o cabo, o cooler não resfria a lampada).
-Nunca pegue em lâmpadas com a mão.
-Muito cuidado na limpeza da lente, prefira uma flanela seca, ou um pouco úmida.
-Cuidado com as conexões do projetor, para não estragar os conectores, varios que aluguei já estavam com o Vga, e Rca com defeito.
Panasonic Hmc150 / Canon T3i, T5i / Gopro Hero 2 / Tascam Dr-40 / Zoom H1 / Sony Px240

Dragoes-de-Rondon
Júnior
Júnior
Contato:

Mensagempor Dragoes-de-Rondon » 05 Jun 2015, 18:44

ELVIS, muito obrigado pelas suas informações cara.

cameraelvis escreveu:O mais importante de tudo:
-Nunca desligue da tomada, antes do projetor esfriar (assim que ele é desativado, é acionado o ventilador interno, então se vc retirar o cabo, o cooler não resfria a lampada).

Valeu mesmo.
iMAC 27" i7 3,4GHz, 8gb SDRAM DDR3 1333MHz 2x4GB, 2tb HD, AMD Radeon HD 6970M com 2GB de GDDR5.

VPVideo
Sênior
Sênior
Software: PP

Mensagempor VPVideo » 07 Jun 2015, 13:02

Já usou? O que achou?

Dragoes-de-Rondon
Júnior
Júnior
Contato:

Mensagempor Dragoes-de-Rondon » 12 Jun 2015, 17:45

Cara...
Ontem à noite, eu usei-o numa mostra de curta-metragem que promovo no local em que trabalho.

Ele funcionou perfeito.

Entretanto não usei a conexão-transmissão wireless dele ainda, uma porque não me interessa no momento, e tbm porq não sei se terá uma boa imagem via transmissão sem fio (wireless).

O que mais me interessava qdo adquiri esse projetor dessa marca era questão de lumens, nitidez, resolução de imagem, enfim ser bem visual em até ambientes claros (esse último não testei ainda); a questão da manutenção de peças dele é barata tbm segundo me informaram.

Ah! No manual dele vem escrito que NÃO É PRECISO deixar lâmpada esfriar, apenas diz para desligá-lo, desplugando da tomada.

Isso ae galera, qualquer coisa pergunte, opine. Isso é de grande valia a todos.
Abraços.

LibraEventos
Iniciante
Iniciante
Software: windows

Mensagempor LibraEventos » 11 Jan 2018, 11:32

Bom dia, minha primeira vez aqui!
vamos lá, quanto ao wi-fi:
Ele serve se não for algo profissional e se você estiver perto, achei a configuração complicada mas depois que pega o jeito vai tranquilo;
Desligar diretamente na tomada:
tenho minhas dúvidas sobre se é realmente errado desligar na tomada, eu deixo ele instalado em alguns lugares com o "power on" (ou seja, liga conforme liga o disjuntor) e não tive problemas, estou partindo para um que vai ficar 6 meses ligando todos os dias pelo disjuntor e desligando todos os dias pelo disjuntor.... acho que vou estar certo! :D
Uma coisa que ninguém mencionou aqui e é super importante, A LIMPEZA CONSTANTE DOS FILTROS, isso é o fator que mais leva a queima, pois o filtro sujo impede a passagem de ar para refrigerar o projetor, se vc trabalhar em altitude acima de 1800 metros do nível do mar também é importante ligar o modo altitude!!!!!
Espero ter ajudado, qualquer dúvida referente a este ou outros projetores podem me acessar pelo email: rodgers@libraeventos.com.br ou pelo site: www.libraeventos.com.br

Voltar para “Projetores e Telões”