Editando AVCHD como 'manteiga' usando Proxy Files

Discussões e dúvidas sobre o Sony Vegas
malow
Master
Master
Software: Vegas Baby
Contato:

Re: Editando AVCHD como 'manteiga' usando Proxy Files

Mensagempor malow » 18 Mai 2016, 21:50

explicar exatamente o que é o "nao funcionar" eh um começo... ;)
now with athlon ii x4 - http://www.flickr.com/photos/malow/

Tiago Cardoso
Master
Master
Software: Sony Vegas Pro 11
Contato:

Mensagempor Tiago Cardoso » 19 Mai 2016, 00:36

malow escreveu:explicar exatamente o que é o "nao funcionar" eh um começo... ;)

Né? :D

Peguei um dos meus vídeos já em andamento. Abri o projeto que estava com os PROXY todos já criados (no Vegas 11). Editei, salvei, terminei. Daí cliquei no CHANGE TO ORIGINAL. E daí não saiu. "Travou", aparentemente.

Eu mesmo falando já me dei conta que de repente esse não é o melhor cenário - criar os proxys no Vegas 11 e depois ir pro 13 querendo que tudo converse perfeitamente...

Enfim, tô aqui pra receber suas informações. E já vou deixar essa noite um vídeo renderizando pra PROXY aqui pra amanhã eu checar se a questão de levar de uma versão pra outra é o problema ou se tem algo mais...

Abraço, desculpe a pergunta vaga...
http://www.tldvideo.com.br
Twitter: @tldvideo

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 19 Mai 2016, 04:13

como mencionei antigamente, só passe pro vegas novo se vc terminou de editar coisas no velho. os scripts usam formatos diferentes pro proxy. nao testei compatibilidade entre versoes do vegas

só é util testar a ultima versao no 13. começe algo novo e veja o q dá

armando.ntg
Avançado
Avançado
Software: FCPX 10 3 e Premiere CC 2017

Mensagempor armando.ntg » 19 Mai 2016, 11:22

Parece que o Premiere CC 2016, a ser lançado em junho, vem com o recurso de edição com proxies aprimorado, parece que semelhante ao Final Cut X, que é excelente.
Pra nós, usuários do Premiere, vai ser uma mão na roda.

Tiago Cardoso
Master
Master
Contato:

Mensagempor Tiago Cardoso » 20 Mai 2016, 01:56

malow escreveu:só é util testar a ultima versao no 13. começe algo novo e veja o q dá

Imaginei mesmo. Pois bem, fiz o teste... parecia que tava indo tudo perfeito. Aí editei e fui modificar pros originais...

E travou... :(

Meu cenário é de arquivos gerados pela Sony a6300 em 4K. Nesse projetos foram 10 arquivos, o maior deles com 12 minutos de duração.

Render to proxy funcionou direitinho. Edição ok. No retorno aos originais é que a coisa desandou.

Uma coisa eu consegui fazer, no entanto: ao tentar abrir os arquivos do projeto ele pediu que direcionasse onde estariam os originais. Como a extensão dos arquivos é a mesma, apontei para o arquivo 4K. E eles então tomaram lugar dos proxies na timeline e prossegui feliz com meu projeto. :D

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 21 Mai 2016, 02:00

tenta fazer a mesma coisa no v13 mas com videos hd e nao 4k.

pra ver se o problema eh o script ou algo incomum com esses videos.

Tiago Cardoso
Master
Master
Contato:

Mensagempor Tiago Cardoso » 21 Mai 2016, 03:09

Bom, ainda não tenho condições de fazer testes maiores. Mas fiz dois pequenos aqui e os resultados foram assim:

Timeline com um vídeo 4K. Render to proxy. Apliquei um efeito, cortei um trecho do vídeo e cliquei pra voltar pro original. Voltou.

Timeline com uns 30 vídeos em 1080p. Fiz os proxys no 13. Editei. Voltei pro original sem problemas.

Vou deixar a madrugada com ele fazendo uma timeline bem grande de vídeos em FullHD pra proxy pra depois retornar ao original.

E amanhã eu faço uma timeline só com vídeos 4K, uns 20 deles, e faço o mesmo - Proxy e depois retornando ao original.

O que me intriga no momento é que com UM vídeo em 4K o processo funcionou normalmente.

EXISTE UM PALIATIVO PRO MEU CASO: como a câmera gera arquivos com extensão mp4 e os procys também ficam com o nome igualzinho, até na extensão, é só fechar o projeto, alterar o nome da pasta dos arquivos de Proxy que o Vegas vai perguntar onde estão os arquivos. Daí é só apontar pros originais que ele substitue todos que estão na pasta.

brazucadf
Avançado
Avançado
Software: VegasPro14 64+AE

Mensagempor brazucadf » 04 Jul 2017, 01:10

Estou migrando para o Vegas 14, o script funciona nele ou tem outra alternativa? Estou fazendo o upgrade também do hardware ryzen 1700x. Não lembro como fazer backup do presets Filter Packages, criei muitos e não queria me desfazer deles. Estou com o Vegas 12 e 13 instalados, só falta isso para fazer o transplante (placa mãe, processador e memória) e formatar a máquina. :D
GA-AB350M - GAMING3 / RYZEN 1700X / 32Gb RAM / GTX1070 / SSD / Monitores Edifier

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 04 Jul 2017, 21:12

pelo q lembro, no v13 ou v14 algumas coisas mudaram e meu script nao funcinou direito.

editar HD no timeline com intermediario pareceu tornar meu script "irrelevante", mas nem todo mundo quer converter pra intermediario e "gastar HD". mas aí veio 4K e a coisa complicou denovo. intermediario de 4k fika meio complicado....

quando tiver tempo, eu vejo o q precisa mudar pra arrumar... mas nao posso prometer nada...

Tiago Cardoso
Master
Master
Contato:

Mensagempor Tiago Cardoso » 12 Jul 2017, 17:14

Posso ajudar em algo aqui.

Tenho usado Mirrorless da Sony agora. Isso me dá uma "vantagem" - os arquivos são MP4, mesmo extensão dos arquivos criados pelo Proxy do brilhante e antológico malow.

Uso o Vegas 13. E nele o script funciona 'pela metade'. E isso quer dizer o seguinte: coloco meus arquivos 4K (ou FullHD) na timeline, clico no R (pra criar os proxys) e ele vai, um a um, renderizando e criando os procys. Perfeito. Ao final do processo os arquivos proxys invadem a timeline no lugar dos originais. Ótimo.

Só que o processo para de funcionar daí em diante. Não consigo, usando o script, trazer de volta os arquivos originais no lugar dos proxys.

E aí vem o que eu disse acima que é perfeito por ser SONY, pois os arquivos originais tem extensão mp4. Basta que eu feche o projetom renomeie a pasta dos meus vídeos (coloco como videos-, por exemplo) e quando abro o projeto de volta ele pede pra indicar onde estão os arquivos. Basta apontar pros originais e pronto!

Aliás, por vezes o processo é até mais rápido - basta minimizar a janela do Vegas que eu já consigo renomear a pasta dos vídeos. Ao maximizar de volta ele já pede pra indicar onde estão os arquivos. E pronto. os mp4 originais tomam o lugar dos mp4 proxys. :-)

Não cheguei a testar o processo no Vegas 14.

brazucadf
Avançado
Avançado

Mensagempor brazucadf » 10 Ago 2017, 11:51

Valeu Malow e Tiago! =D> :D
Está aparecendo com uma frequência maior arquivos 4K e mais de 5cams para editar, e estou notando que as versões mais antigas do Vegas estão parando no tempo em compatibilidade com arquivos(formatos) e hardware! Vou tentar me virar por enquanto com a dica do Tiago, não se preocupe Malow, mas estou orando para que você consiga fazer o upgrade no script. [-o< :D

Fiz o upgrade da máquina para o Ryzen 1700x, mas não formatei a máquina ainda, ao reiniciar o windows 10 demorou um pouco na 1ª inicialização mas ele se adaptou ou novo hardware e não precisei formatar inicialmente a máquina mas sei que devo fazer assim que possível!
GA-AB350M - GAMING3 / RYZEN 1700X / 32Gb RAM / GTX1070 / SSD / Monitores Edifier

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 10 Ago 2017, 23:51

update pra v14, como antes:

o template de renderização eh 24p, mudem como quiser (resolução, framerate, formato de arquivo) baseado nos videos que vcs editam. se mudar o renderizador (pra mts, mov, avi, etc...), quem que alterar dentro do script (tem explicação dentro do script).

pasta para colocar os scripts e as imagens:
"C:\Program Files\VEGAS\VEGAS Pro 14.0\Script Menu"

pasta para colocar o template de renderização do script pra criar proxy (arquivo "Proxy.sft2"):
"C:\Users\**nome do usuario**\AppData\Roaming\Sony\Render Templates\avc-sony"

testei com poucos arquivos e funcionou, mas precisa de mais testes. NECESSARIO A ULTIMA VERSAO DO VEGAS, que tinha alguns bugs de execução de script que foram corrigidos (creio que a ultima é v14 Build 270)

proxy_v0.4.rar

soh pra avisar, o Vegas 15 vai ser lançado em menos de 1 mes. mas obviamente vai ter bugs, entao eh melhor esperar as updates pós-lançamentos pra testar ;)

creio que nao haverá mudança na versao 15 quanto aos scripts, entao eh pra essa versao 0.4 funcionar no Vegas 15 tambem.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

brazucadf
Avançado
Avançado

Mensagempor brazucadf » 20 Ago 2017, 22:45

malow escreveu:update pra v14, como antes:

o template de renderização eh 24p, mudem como quiser (resolução, framerate, formato de arquivo) baseado nos videos que vcs editam. se mudar o renderizador (pra mts, mov, avi, etc...), quem que alterar dentro do script (tem explicação dentro do script).

pasta para colocar os scripts e as imagens:
"C:\Program Files\VEGAS\VEGAS Pro 14.0\Script Menu"

pasta para colocar o template de renderização do script pra criar proxy (arquivo "Proxy.sft2"):
"C:\Users\**nome do usuario**\AppData\Roaming\Sony\Render Templates\avc-sony"

testei com poucos arquivos e funcionou, mas precisa de mais testes. NECESSARIO A ULTIMA VERSAO DO VEGAS, que tinha alguns bugs de execução de script que foram corrigidos (creio que a ultima é v14 Build 270)

proxy_v0.4.rar

soh pra avisar, o Vegas 15 vai ser lançado em menos de 1 mes. mas obviamente vai ter bugs, entao eh melhor esperar as updates pós-lançamentos pra testar ;)

creio que nao haverá mudança na versao 15 quanto aos scripts, entao eh pra essa versao 0.4 funcionar no Vegas 15 tambem.

Valeu Malow! Hoje é meu aniver e considero um dos melhores presentes que recebi!
Vou baixar e testar! Depois Passo o feedback!!! Queria de dar um abraço agora! \:D/ [rofl] [party]

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 21 Ago 2017, 01:11

Põe uma velinha extra no bolo pra min uai... ;) :D :D :D

Voltar para “Vegas”