EDIÇÃO OK, E EFEITOS???

Discussões e dúvidas sobre softwares para animação 2d e 3d e efeitos.

EDIÇÃO OK, E EFEITOS???

Mensagempor resmecelato em 19 Set 2012, 09:46

Bom dia pessoal,
eu sempre faço perguntas aqui no VideoBR, porem quase n respondo perguntas de outros membros com duvidas, mas quando sei sempre ajudo ;)
gostaria de explicar, fazemos a filmagem de uma making of ou de um aniversario de 15 anos ou até casamento sempre tranquilamente sem problemas, faço a edição sem problemas tbm. Agora vem onde eu peço a ajuda de vcs, a edição eu faço no Premiere e depois eu preciso por alguns efeitos no vídeo para ficar bonito e que mostre ao cliente um sentimento não é vdd? :]
Gostaria de saber qual programa eu começo a usar para fazer alguns efeito é claro que sempre vou ter q pegar firme para aprender, usava os do próprio Premiere só que agora quero dar um "tchan" no vídeo melhor, e por isso peço a ajuda de vcs, qual programa usar para botar os efeitos? Acho que precisa ser um programa que edite tbm, pq como vou por efeitos no corte de cena sem que eu possa edita-lo né. Obrigado.
Obs.: After Effects é meio complexo eu acho, gostaria de saber outro ;/
resmecelato
Júnior
Júnior

Data de registro: 10 Ago 2012, 10:38
Software: Premiere Pro 5.5

Re: EDIÇÃO OK, E EFEITOS???

Mensagempor José Alves em 19 Set 2012, 10:01

resmecelato escreveu:Obs.: After Effects é meio complexo eu acho, gostaria de saber outro ;/

Concordo com você que é difícil, MAS se você quer mandar bem em edição é imperativo que domine
o After, minha opinião.
Quanto a efeitos na edição propriamente dita eu diria que não é isso que vai empolgar o seu cliente,
o buraco é mais embaixo. :mrgreen:
Google, Google, i don't know what would happen to me without you.
José Alves
Master
Master

Data de registro: 30 Jul 2005, 17:10
Software: Suite Adobe CS6

Mensagempor diogoeditor em 19 Set 2012, 11:24

José Alves escreveu:Quanto a efeitos na edição propriamente dita eu diria que não é isso que vai empolgar o seu cliente,
o buraco é mais embaixo. :mrgreen:

Também acho que é por ae que as coisas andam...
Você não vai ser considerado o melhor editor utilizando vários efeitos de transições e plugins. Na minha opinião e dependendo dos efeitos eu acho a coisa muito amadora e bem brega, além de pesar o render.

Agora se deseja criar efeitos e vinhetas em seus vídeos, recomendo o After Effects e pra acompanhar um outro software de 3d.
E vai por mim, esquece transições de estrelinhas e bolinhas e explosões... que já foi época... kkkkkkk
// Motion Graphic - Ae CS6 - Pr CS6 - Ps CS6 - Ai CS6 - C4D
diogoeditor
Júnior
Júnior

Data de registro: 20 Out 2010, 10:59
Software: AFTER EFFECTS

Mensagempor langsdorff em 19 Set 2012, 12:53

Sinta o tamanho da isenção de ânimo: eu não trabalho com social, sou cria de jornalismo, publicidade, reformatado para o mundo empresarial. Ainda assim, estou careca (mentira, tá cheio de cabelo por aqui...) de empregar emoção até numa matéria que nasceu objetiva ou numa simples entrevista de um executivo. Você pode documentar a realidade com a objetividade gelada e desprovida de emoção; ou olhar para a mesma paisagem ou fato ainda como cientista mas cheio de emoção. Cadê a emoção? Ela pode estar no corte seco, feito na hora exata, na sequência certa, sem exagero, com ritmo. Quer suavizar um pouco? Enfia uma fusão milimétrica, de 3 frames, e você tem um corte seco que não é seco. Quer mais? 10, 15 frames podem transformar a sua edição numa peça única, em que este take leva ao próximo e ao próximo, como se não tivesse um limite entre eles, mas cada edição é uma edição. E tem fusões de 2, 3, até 5, 10 segundos, que podem juntar situações e estender a tal da emoção. E, nunca esqueça, a emoção nasce na hora em que alguém aperta o REC. Não há efeito que cure uma imagem doente e vagaba de mal feita!!!
A coisa pode sair pelo contraste, pelo humor ou pelo ritmo. Ritmo? Não existe nada mais óbvio (nem mais eficiente...) que uma edição que respeita a trilha sonora ou até uma trilha sonora que dita o que você vai editar.
Já postei aqui e repito: ligue a TV e preste atenção a pelo menos cinco comerciais "premiáveis" ou premiados - melhor, vá ao Youtube & cia. e já pegue direto um pacote de comercias premiadíssimos. Conta quantos efeitos e transições mirabolantes tem neles. Faça o mesmo com uns três filmes premiados, com a novela das 9, com a mini-série caprichada, com o Faustão, com seu Sílvio! Tirando os efeitos ligados ao humor (uma videocassetada p.ex.), é tudo corte seco ou, quando muito, uma fusãozinha. Acredite, são esses os mesmos efeitos que a televisão usa desde a década de 40 lá fora e, desde 1950, aqui no território tupiniquim. Ah!, alguém vai levantar a mão e falar de MTV e VH1, de Multishow! Mesmo os clips mais descolados das safras mais recentes estão calçados em corte seco! Tá certo que tem cenários incríveis, coisa de fazer inveja à Hollywood dos melhores tempos, elencos milionários, coreografias únicas. Tem, é claro, aqueles que fazem peripécias em chroma-key, CG do outro mundo, animações, mas isso você não coloca na proposta que vai para o seu cliente de casamento ou evento, certo? Uma vinheta, vamos ressaltar, é diferente do corpo do material editado - numa vinheta isso é comum, até meio que exigido.
Aliás, no começo dos anos 80, apareceram as primeiras mesas de efeitos nos 3 eixos, x, y e z, ou seja pegando a imagem e dando a impressão de perspectiva, zoom, barrel, flip e toda aquela montanha de efeitos que você ainda tem na maioria dos softwares de edição. Eram os Quantel, os Images etc., que faziam o delírio de alguns produtores de agência e de clientes, babados pela novidade. Era um tal de mexer daqui, virar dali, que tinha até tabela com e sem esses efeitos, na maioria das vezes absolutamente desnecessários. Não tenho certeza quanto ao autor, mas eu ouvi pela primeira vez aqui em Campinas um produtor passando a cotação por telefone a uma agência: "Vai ser edição simples ou com devorteio?"

[][][]s

Fórum, porque, vai nos de repente, que você já tem um excelente trabalho e nem sabe disso, sem precisar das parafernálias de efeitos.
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital
langsdorff
Sênior
Sênior

Data de registro: 20 Mai 2005, 17:14

Mensagempor Cyclone em 19 Set 2012, 13:07

langsdorff escreveu:Aliás, no começo dos anos 80, apareceram as primeiras mesas de efeitos nos 3 eixos, x, y e z

Ah ah ah... Paguei na época US$ 6500,00 numa WJ MX10, troquei alguns meses depois pela "novíssima" WJ MX12 e sonhava alto com as Grass Valley...

Velhos tempos!!!
Cyclone
Assíduo
Assíduo

Data de registro: 17 Abr 2009, 10:43
Software: Final Cut

Mensagempor José Alves em 19 Set 2012, 13:27

langsdorff escreveu:. Cadê a emoção? Ela pode estar no corte seco, feito na hora exata, na sequência certa, sem exagero, com ritmo.

Fato I

langsdorff escreveu: a emoção nasce na hora em que alguém aperta o REC. Não há efeito que cure uma imagem doente e vagaba de mal feita!!!

Fato II
José Alves
Master
Master

Mensagempor artesom em 19 Set 2012, 14:05

você já tem um excelente trabalho e nem sabe disso, sem precisar das parafernálias de efeitos.

è disso que falo e insisto, em social mesmo por vezes ouvimos, melhor, lemos aki mesmo que é cansativo, chato,longo, bla bla bla...mas enfim, onde fica a emoção, EU insisto que fica em ver os amigos e parentes em sua simplicidade movimentando-se pra abraçar alguem ou simplesmente assistindo ao cerimonial da SUA VIDA, o momento decidido por duas almas a assistido por dezenas de outras, entes queridos eternizados pela pequena lente.

não vejo transição ou efeito como acréscimo de talento e sim como composição de um trabalho com prioridades que vão alêm do ego de filmadores/editores que fazem estripulia e viram do avesso a imagem procurando combater uma chatice que só existe em suas cabeças ocas .

:mrgreen:
artesom
Sênior
Sênior

Data de registro: 10 Mai 2009, 14:05
Software: C S 6.01

Mensagempor resmecelato em 19 Set 2012, 15:34

Obrigado aos amigos que responderam, estou aguardando mais respostas de todos :)
resmecelato
Júnior
Júnior

Mensagempor Tiago Cardoso em 19 Set 2012, 23:04

Depois do que o Langs e o Arte falaram, acho que poderia era trancar o tópico... ;)

Falaram tudo... não tem nadinha a mais a acrescentar aos fatos que expuseram. =D> =D>
http://www.tldvideo.com.br
Twitter: @tldvideo
Tiago Cardoso
Master
Master

Data de registro: 27 Jan 2008, 09:08
Software: Sony Vegas Pro 11

Mensagempor resmecelato em 20 Set 2012, 09:38

Pode ser então ;D
Eu acho q n posso fecha-lo e nem sei tbm kkkkk
Fllw
resmecelato
Júnior
Júnior

Mensagempor Tiago Cardoso em 20 Set 2012, 11:15

Não, eu falei de forma figurada... o tópico DEVE permanecer aberto. Só quis dizer que, na minha opinião, eles falaram tudo que eu penso...
http://www.tldvideo.com.br
Twitter: @tldvideo
Tiago Cardoso
Master
Master

Data de registro: 27 Jan 2008, 09:08
Software: Sony Vegas Pro 11

Mensagempor resmecelato em 20 Set 2012, 14:53

ahh sim, tbm acho.
resmecelato
Júnior
Júnior

Mensagempor resmecelato em 20 Set 2012, 16:50

langsdorff escreveu: Cadê a emoção? Ela pode estar no corte seco, feito na hora exata, na sequência certa, sem exagero, com ritmo. Quer suavizar um pouco? Enfia uma fusão milimétrica, de 3 frames, e você tem um corte seco que não é seco. Quer mais? 10, 15 frames podem transformar a sua edição numa peça única, em que este take leva ao próximo e ao próximo, como se não tivesse um limite entre eles,

Ola,
Alguém ou então o próprio Langsdorff poderia me responder como eu faço essa fusão milimétrica no Premiere Pro 5.5 ? obrigado.
resmecelato
Júnior
Júnior

Mensagempor José Alves em 20 Set 2012, 19:19

Zoom In total na TL, ai você enxerga os frames na régua,
clica no efeito e arrasta até a quantidade de frames desejada.
José Alves
Master
Master

Mensagempor langsdorff em 20 Set 2012, 22:26

Receitão de bolo:
Vai na aba do Premiere, clica em preferences, general e define o tempo em frames da default transition. Isso vale se você tiver um montão de transições a fazer. Enfia lá os 3 frames, salva e boa. Depois, é só colocar o cursor da timeline no limite dos dois arquivos e dar o ctrl-D (se este é o seu short cut pra isso). No caso de colocar vários arquivos na timeline direto do projeto, com automate to sequence, você pode setar a quantidade de frames automaticamente entre um arquivo e outro.
Se o uso for menor, clica na área da transição (que pode estar setada para 20 frames, p.ex.), aíi vai abrir a janea de efeito e você digita 3 ou reduz via mouse.
Os 3 frames ajudam em cortes secos que parecem estar dando pulo ou não casam tão bem por algum motivo que só incomoda o olhar treinado. Vira um corte seco Denorex, parece mas não é!!

[][][]s
Fórum, porque careca é quem não usa Radumed!!!
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital
langsdorff
Sênior
Sênior

Data de registro: 20 Mai 2005, 17:14

Próximo

Tópicos similares

Retornar para Animação 2d e 3d e efeitos