obturador

Bilico
Júnior
Júnior
Software: premiere

obturador

Mensagempor Bilico » 29 Dez 2016, 13:18

oi

qual é a verdadeira função do obturador ?

e em que configurações especificas da camera eu vou sentir o funcionamento dele , a diferença de resultado que ele realiza na imagem ?

cameras digitais possuem o obturador ?
ou só possuem diafragma e foco ?

valeu

MAUCSA
Avançado
Avançado

Re: obturador

Mensagempor MAUCSA » 29 Dez 2016, 17:12

Boas, Bilico. Blz?

Bilico escreveu:qual é a verdadeira função do obturador ?

A função do obturador é expor um fotograma de filme (ou sensor) por um tempo determinado. Nas cameras de película antigas, esse tempo variava de totalmente aberto, à 1/2000, 1/4000 de segundo. Nas digitais, provavelmente deve ser a mesma coisa ou talvez até mais rápidas.

e em que configurações especificas da camera eu vou sentir o funcionamento dele , a diferença de resultado que ele realiza na imagem ?

Vc percebe a utilização do obturador, normalmente em imagens com movimento. Um exemplo clássico é o da água da cachoeira. Se vc usa um obturador com tempo longo, a imagem da água tende a parecer borrada. Se vc usa um obturador muito rápido, a água se congela.

cameras digitais possuem o obturador ?

Acredito que sim. Não mecânico, mas digital.

ou só possuem diafragma e foco ?

Diafragma e foco é só pras lentes.

Abx.

Bilico
Júnior
Júnior
Software: premiere

Mensagempor Bilico » 29 Dez 2016, 17:24

no tempo do filme quimico é adequado usar a configuração correta de acordo com o ISO do filme , certo ?

por que quando se usa flash no estudio para fotos estaticas as luzes dos refletores apagam na hora do clique ?

por que flashs de fotos de objetos em movimento , agua espirrando , tem de ser rapidas ?
eu sei que é para evitar o embaçamento produzido pelo movimento
mas o que rola no flash ? sem velocidade ele acende e demora para chegar a intensidade adequada ?
o obturador só abre quando a intensidade do flash chega na quantidade adequada ?

MAUCSA
Avançado
Avançado

Mensagempor MAUCSA » 30 Dez 2016, 14:09

Bilico escreveu:no tempo do filme quimico é adequado usar a configuração correta de acordo com o ISO do filme , certo ?

Não só no filme químico como no digital tb. Saber o tipo de filme em função da cena que se vai captar e do resultado que se espera, são as atribuições do fotógrafo. Ele TEM que saber isso!

por que quando se usa flash no estudio para fotos estaticas as luzes dos refletores apagam na hora do clique ?

Isso é só palpite porque eu nunca fotografei com flash de estúdio. Creio eu que seja pra luz-guia não interferir na luz do flash. Elas podem ter cores e temperaturas diferentes, então, na hora do flash a guia é desligada. Ou, pra própria guia não interferir no resultado final. Só palpite...

por que flashs de fotos de objetos em movimento , agua espirrando , tem de ser rapidas ?
eu sei que é para evitar o embaçamento produzido pelo movimento
mas o que rola no flash ? sem velocidade ele acende e demora para chegar a intensidade adequada ?
o obturador só abre quando a intensidade do flash chega na quantidade adequada ?

O resultado de uma foto depende do fotógrafo, mas quando se usa flash, o fotógrafo já sabe que ele vai ter uma explosão de luz por um tempo muito curto, então, o resultado da foto já é previsto tendo em mente essa característica do flash.
E com relação ao obturador e flash, sim, o obturador precisa ser sincronizado com o momento de maior intensidade do flash, e a maioria do flashes de mão já traz uma tabela de velocidades e aberturas para sincronizar com a velocidade do obturador da camera (no caso dos flashes antigos).
Nos flashes de estúdio, os fotógrafos usam o Flashmeter, que é uma aparelho que faz exatamente o que essa tabela que vem nos flashes de mão faz.

Abx e bom ano-novo pra todos!

MAUCSA
Avançado
Avançado

Mensagempor MAUCSA » 05 Jan 2017, 13:18

Dando uns "rolês" ai pela internet, eu vi que tem umas cameras digitais que possuem obturador mecânico! :shock:
É isso mesmo? As DSLRs atuais possuem obturador mecânico? Quem tem pode confirmar?

Abx.

Paulo Amaral
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagempor Paulo Amaral » 05 Jan 2017, 19:51

MAUCSA escreveu:As DSLRs atuais possuem obturador mecânico? Quem tem pode confirmar?

Acredito que todas as DSLR tenham obturador mecânico. Se alguma não tiver, deve ser um modelo bem fora do comum.
-- Paulo Amaral
-- Administrador Vídeo-BR

MAUCSA
Avançado
Avançado

Mensagempor MAUCSA » 06 Jan 2017, 13:25

Interessante... Com a evolução eu achava que essas partes mecânicas antigas tinham sido substituídas por eletrônica, mas, algumas coisas não mudam! :mrgreen:
Grato pelas infos, Paulo.

Abx.

Paulo Amaral
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagempor Paulo Amaral » 06 Jan 2017, 13:39

O obturador mecânico é usado para bloquear a exposição, pois o sensor precisa permanecer energizado até que a imagem seja transferida para o buffer interno da câmera.
-- Paulo Amaral
-- Administrador Vídeo-BR

Voltar para “Equipamentos para Foto”