Fita Mini DV com problemas!

DG
Master
Master
Software: Sony Vegas

Re: Fita Mini DV com problemas!

Mensagempor DG » 26 Jul 2012, 11:23

então essa fita ta bixada....

outra coisa, alias, esse assunto ja foi discutido aqui no forum e sempre gera discussão.

a tua câmera é panasonic e tu ta usando fitas sony, tudo bem, antes de dar esse problema as fitas funcionaram e tava tudo ok.

MAS, vou de contar a minha experiencia e tu decide se vale a pena ou não.

eu tinha uma câmera JVC e usava fitas panasonic e tudo ia bem, aí troquei de cÂmera, comprei uma VX 2100, que é da sony e ja que tinha algumas fitas panasonic novas resolvi usar. só me deu dor de cabeça, mesmo as fitas sendo novas, sujava os cabeçotes, gravava um pouco e la vinha o aviso na tela de cabeçote sujo. reolvi então só usar fitas sony e o problema acabou, o mesmo acontecendo com um amigo meu que tambem havia comprado um VX2100, ele tinha o emsmo problema, depois que começou a usar fitas sony acabou o problema.

eu acredito que se deva usar fitas da mesma marca da cÂmera.

henrikemp
Iniciante
Iniciante
Software: Avid Liquid 7.2

Mensagempor henrikemp » 26 Jul 2012, 11:38

Obrigado pela sugestão DG, dá proxima vez que comprar fitas vou comprar da Panassonic, embora agora esteja difícil de achar fitas mini dv no mercado... =/

Néstor
Avançado
Avançado
Software: Premier e After

Mensagempor Néstor » 26 Jul 2012, 22:41

henrikemp, não é difícil. Verifica este site, já comprei e enviam e nunca tive problemas com eles.
http://www.cdmidia.com/comprar/fita-min ... adoras.asp

Barao
Avançado
Avançado
Software: Premiere CC 2015

Mensagempor Barao » 31 Mai 2013, 23:16

Olá Pessoal!
Alguns meses atrás, vendi uma HV40 para um amigo. Hoje ele me trouxe desesperado a filmadora com seis fitas panasonic que ele filmou nesta mesma filmadora e todas apresentam o defeito demonstrado no vídeo abaixo em maior ou menor grau.
- Eu peguei umas fitas sony usadas que tinha guardado e a filmadora reproduziu normal, bem como também gravou normal os 60 min.
- Passei uma fita de limpeza e não adiantou.
- O rapaz que edita para ele também teve o mesmo problema com as fitas tentando capturar as seis fitas em outra filmadora.
Ao que parece o problema é com a fita. As seis são de um mesmo lote comprado.
Pensei em desmontar a fita e remontar em outra caixa, mas só fiz isso muitas vezes com fitas VHS, nunca com minidv e fico com receio de fazer caca.
Procurei vídeos de como montar e desmontar e não achei.
O meu amigo está desesperado coitado!

Alguém já viu ou aconteceu consigo algo semelhante?

O problema começa em 0:23 do youtube. 1:06 min do display da filmadora :(

http://www.youtube.com/watch?v=NBQGrWZzToU&feature=youtu.be

malow
Master
Master
Software: Vegas Baby
Contato:

Mensagempor malow » 01 Jun 2013, 00:17

parece que a cabeça sujou durante a gravação. HDV apresenta esse problema diferentemente de DV.

se vc voltar e reproduzir varias vezes, e o problema acontecer exatamente no mesmo local, indica que o problema foi na gravação, e não na reprodução. entao, improvavel recuperar. outras cameras podem reproduzir os videos de forma diferente, mas duvido que alguma rode 100%

se a cabeça sujou e gravou com falhas, não tem o que fazer.
now with athlon ii x4 - http://www.flickr.com/photos/malow/

Barao
Avançado
Avançado

Mensagempor Barao » 01 Jun 2013, 10:08

Olá Malow!
Entendi e tem bastante coerência o que vc diz.
Ele disse que enquanto gravava não parecia nenhum problema na tela.
O fato do timecode passar normal quando rebobinado ou adiantado não muda muita coisa não é?
Gravei outras fitas e funcionou perfeito.
Será que sujar na hora da gravação pode ter relação com troca de marcas de fita?

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 01 Jun 2013, 10:40

Barao escreveu:Ele disse que enquanto gravava não parecia nenhum problema na tela.

aparentemente, as cameras mostram erro apenas quando a coisa está "bem suja", senao gravam e nao avisam nada. se nao me engano, antigamente as cameras "ultra-profissas" tinha uma segunda cabeça que verificava a gravação.

Barao escreveu:O fato do timecode passar normal quando rebobinado ou adiantado não muda muita coisa não é?

nao. só reforça o provavel fato da cabeça ter sujado. provavel que apenas uma as 2 cabeças sujaram, pq de tempo em tempo ele consegue exibir algo. mas sem as 2 cabeças funcionando 100%, nao adianta.

Barao escreveu:Gravei outras fitas e funcionou perfeito.

mais motivo pra axar que foi sujeira na gravação, que provavelmente já saiu.

Barao escreveu:Será que sujar na hora da gravação pode ter relação com troca de marcas de fita?

nao tenho certeza disso, mas tenho impressao que se ele fez isso, pode ser a causa. jah foi dito antigamente que fitas tem sistema de lubrificação diferente, e eu lembro claramente quando tinha uma sony handcam, cada vez que trocava de marca de fita, no começo dava "drop-out", e mais pra frente na gravação, parava de acontecer. por isso eu testei bastante marcas de fita, percebi que a panasonic era a que menos dava falhas, e faz uns 5 anos que só uso panasonic (fita de limpeza da panasonic tambem), nunca trocando de marca.

Barao
Avançado
Avançado

Mensagempor Barao » 01 Jun 2013, 12:33

Pois é Malow, as 6 fitas são todas Panasonic, mas eu só utilizava Sony antes de vender para o amigo. No momento estou testando uma fita Panasonic virgem de outro lote de compra, para ver o que acontece.
Agora, o objetivo maior da minha parte é ter certeza que a filmadora está legal. Ele filmou pelo menos uns 7 eventos sem problemas. Mas é amigo, batalhador e gente boa.
As fitas Panasonic com problemas, vc olha para o plástico e dá impressão de coisa frágil. Será que existem falsificações?

Em cima do que vc falou do "drop-out", o curioso é que também estas fitas depois de uns 25 minutos de gravação, a gravação e reprodução é normal.

Obrigado Malow pela sua paciência em esclarecer cada ponto questionado. :)

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 01 Jun 2013, 15:07

ele usa fita de limpeza por acaso? pq eu uso antes de cada evento (ou a cada 2 eventos), gravo 1 minuto de fita, e volto uns segundos pra ver se a gravação está OK, depois continuo a gravação "de verdade".

esse metodo tem funcionado pra min até agora.

Barao
Avançado
Avançado

Mensagempor Barao » 01 Jun 2013, 15:30

Não sei da frequência que ele usa a fita de limpeza, mas vou orientá-lo a fazer da forma que vc faz.

Gravar um teste no inicio, ele até fez nesta fita do video, mas o problema começou depois de 1 minuto, nos exatos 1:06. :?

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 01 Jun 2013, 15:33

Barao escreveu:o problema começou depois de 1 minuto, nos exatos 1:06. :?

aí é falta de sorte com azar :oops:

José Alves
Master
Master
Software: Suite Adobe CS6

Mensagempor José Alves » 01 Jun 2013, 15:34

malow escreveu:ele usa fita de limpeza por acaso? pq eu uso antes de cada evento

Malow, o uso frequente da fita de limpeza propriamente dita, não pode causar desgaste
da cabeça?
Google, Google, i don't know what would happen to me without you.

Barao
Avançado
Avançado

Mensagempor Barao » 01 Jun 2013, 15:44

malow escreveu:
Barao escreveu:o problema começou depois de 1 minuto, nos exatos 1:06. :?

aí é falta de sorte com azar :oops:

kkkkkk... É bem isso... Trabalho feito, mas não o serviço, alguma macumba mesmo :mrgreen:

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 01 Jun 2013, 15:52

José Alves escreveu:Malow, o uso frequente da fita de limpeza propriamente dita, não pode causar desgaste da cabeça?

nao tenho o conhecimento técnico sobre isso, mas posso dizer que acredito que fita de limpeza não faça mal algum, ela nao é uma "lixa" que chega a gastar, aparenta apenas ser uma fita micro-porosa com alguma lubrificação que a sujeira gruda nela. nao é nada agressivo a cabeça de gravação.

eu tenho cameras velhissimas (dvc7 encostada aki) e hd1000 que usei por longos anos sem ter nenhum tipo de problema com falha na cabeça/gasta ou que precisasse trocar.

já quanto ao compartimento de fita das sonys, jah troquei 2 vezes, mas mantendo a mesma cabeça de gravação. como uso bastante a fita de limpeza (compro no ebay de tempo em tempo) dá pra ter uma "estatistica" que ela nao prejudica, pelo menos no meu caso.

langsdorff
Sênior
Sênior

Mensagempor langsdorff » 01 Jun 2013, 19:01

Meninos Barão, Malow e José Alves, se eu posso ajudar...

1 - Pelo teste com outras fitas, descarta-se de primeira algum problema com equipamento. Ou repete o problema com todas ou não é equipamento.
2 - Dá pra perceber pela reprodução que o cascão está no drum e/ou cabeças de gravação do drum. O timecode, que vem de uma cabeça antes foi gravado OK. Limpeza, se possível, profunda (*), incluindo, como sempre, todas as guias e peças do threading que entrem em contato com a fita. (*) Limpeza profunda = limpeza decente - leia a correção completa duas respostas abaixo.
3 - Fita de limpeza tem alguma abrasividade, sim. Pequena, não é lixa de cabeça mas tem. Eu sempre usei a regra dos 10 segundos, seja em câmeras ou em VTs. Colocou a fita, esperou o threading completar, dá play e conta os 10 segundos. Stop + eject em seguida. Não custa repetir que fita de limpeza é one way, ou seja, não dá pra rebobinar e começar de novo - pelo que elas custam é covardia, economia de merreca.
4 - Sempre rejeitei a tese de que fita Panasonic seja problema. Usei muito, tanto quanto as Sony. Um lote pode ser sorteado com alguma caca assim? Pode, de qualquer marca.
5 - O lance da troca de marca, lubrificante diferente, sempre foi motivo de discussão - se era mito ou não. Eu enfrentei alguns problemas que talvez possam estar relacionados a isso - admito que a incidência de sujeira resultante de troca possa ocorrer. A limpeza antes de ir pra rua ou de pegar um trabalho grande e a limpeza na rua usando a fita de limpeza reduziram as ocorrências para perto de zero - e isso por uns bons quatro ou cinco anos.

[][][]s
Fórum, porque outro dia eu pluguei o meu DSR20 e ele funcionou!!! É como ter um pequeno museu com tecla on-off hehehe
Última edição por langsdorff em 02 Jun 2013, 13:57, editado 1 vez no total.
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital

Voltar para “Gravadores, Mídias e Armazenamento”