Entregar Video em Pen Drive

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Re: Entregar Video em Pen Drive

Mensagempor Escalpella » 19 Jun 2017, 03:27

Olá amigos!

Bem, vale lembrar (como citado pelo amigo Henrique Guts) a qualidade do pendrive... Um dos últimos trabalhos que fiz tive problemas devido a qualidade do pendrive que era PIRATA! Comprei na loja, mais barato, mas na hora de gravar demora MUITO e quando vai reproduzir ele trava.

Eu desde que comecei a entregar em pendrive já fui de boa no Mpeg II Blu-ray e sempre deu tudo certo. Como falei em outro comentário, tem que ver se a Tv do cliente é 720 (HD) ou 1080 (Full HD)... 1080 não vai rodar em TV 720, já 720 roda em TV 1080.

Concordo que, atualmente com a enxurrada de codecs e a popularização do mp4, acredito que seja a hora de começar a usar. É só ver pela "exigência" do You Tube para a publicação de vídeo! Se roda lá, com certeza vai rodar nas TV's porque eles já fabricam as smart TV e tem a licença para usar os codecs mais comuns na internet.

Bem, me assusta ler esses problemas... Eu felizmente nunca tive problemas nas minhas TV's e nem nas dos clientes que entregava ou emprestava para ver o meu trabalho. Mas, devagar tudo se acerta! Garanto que vai ser BEM MAIS FÁCIL do que a era das fitas e dos DVD's :mrgreen:

Grande abraço amigos!

ArtBan
Iniciante
Iniciante
Software: Premiere

Mensagempor ArtBan » 19 Jun 2017, 18:08

Cameraman, vou tentar em CBR mas creio que não seja o problema pois a TV é nova de 58". Problema no Pen drive tbem não acho que seja pois como disse na minha "rola lisinho". Mas lembro que uma das clientes copiou do Pen drive que parava em mais ou menos 50 minutos para o Hd externo e para e acabou parando outro ponto da cena.
Vou fazer testes em outra marca de pen drive tbem. Assim que tiver retorno do cliente sobre essas alterações postarei ak.

DG
Master
Master
Software: Sony Vegas

Mensagempor DG » 16 Dez 2017, 14:03

Pessoal, andei pesquisando na net e não tinha nada muito específico sobre a minha pergunta. É a primeira vez que vou fazer isso, então estou em dúvida quando ao bitrate a ser usado. Os formandos da escola que faço eventos vão querer o video em pendrive...pensei em fazer em MP4 por ser talvez o mais aceito nas tvs, então , a minha dúvida é qual o bitrate a ser usado? ah , pretendo fazer video único, em pendrive formatado em fat32, portanto, arquivo de até 4 gb.....porem, se voces acham um video de mais ou menos uns 45 minutos vai da um bitrate baixo pra fazer em 4gb, posso dividir o video.

tonho toin
Sênior
Sênior
Software: SONY VEGAS 13

Mensagempor tonho toin » 16 Dez 2017, 15:27

Formata o pen drive em NTFS que você consegue gravar arquivos acima dos 4 gigas.

DG
Master
Master

Mensagempor DG » 16 Dez 2017, 16:02

o problema é que tem tv que não aceita pendrive em NTFS, então vou formatar em fat32

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Mensagempor Escalpella » 17 Dez 2017, 20:37

Bem amigo, quanto ao bitrate, quando eu entregava os meus sempre usei até 29Mbs, porque uma vez usei 30 e a TV não reconheceu. Acho que para se ter uma margem vai até 27 e no máximo 29. Eu digo isso em Mpeg II Blu-ray, em Mp4 nunca fiz, então não posso afirmar.
Quanto ao tamanho do arquivo, eu dividia em 02 ou mais partes quando formatava o pendrive em FAT32, mas depois passei a formatar em NTSF e não tive problemas com TV's.

Te aconselho a fazer testes antes e deixar uma margem de segurança no bitrate e também quanto a formatar em NTSF, pois acredito que na maioria das tv's vai rolar.

Boa sorte amigo!

malow
Master
Master
Software: Vegas Baby
Contato:

Mensagempor malow » 18 Dez 2017, 16:54

eu to usando AVC + AAC em MP4, usando pendrive de 16gb em NTFS, video com bitrate maximo de 24mbps.

até hoje só nao rodou em 1 TV (era uma bem velha)
now with athlon ii x4 - http://www.flickr.com/photos/malow/

Boutros
Júnior
Júnior

Mensagempor Boutros » 19 Dez 2017, 07:25

Por que não simplificar?
Filme editado apenas exporto MP4, como uso Premiere, uso preset para exportar MP4 padrão youtube ou vime (ou mesmo android tablet),
assim o arquivo não fica exageradamente grande e mantém qualidade que nenhum cliente pode reclamar.
Nunca tive nenhuma reclamação. Gero também DVD (para o tio ou tia que só pode ver assim).
Apenas é preciso usar pendrive de boa qualidade, mas tenho usado o Multilaser sem problema.

DG
Master
Master

Mensagempor DG » 19 Dez 2017, 12:38

malow escreveu:eu to usando AVC + AAC em MP4, usando pendrive de 16gb em NTFS, video com bitrate maximo de 24mbps.

Malow, qual o codec que ta usando? sony ou mainconcept?

DG
Master
Master

Mensagempor DG » 19 Dez 2017, 12:39

Boutros, esse padrão youtube não é em 10mbps?

Boutros
Júnior
Júnior

Mensagempor Boutros » 19 Dez 2017, 18:29

DG escreveu:Boutros, esse padrão youtube não é em 10mbps?

O que interessa ao cliente se é 10 mbps ou 100 mbps?
O que ele quer á assistir o video com boa qualidade em sua TV (dificilmente com mais de 50"),
um MP4 1080 pra youtube ou vimeo dá de sobra e não vai dar pau. o arquivo de uns 30 min de filme
pode dar uns 2 Gb.

langsdorff
Sênior
Sênior

Mensagempor langsdorff » 19 Dez 2017, 19:51

malow escreveu:eu to usando AVC + AAC em MP4, usando pendrive de 16gb em NTFS, video com bitrate maximo de 24mbps. até hoje só nao rodou em 1 TV (era uma bem velha)

Vou tentar resumir pra ver se ajuda: H264 ou MPEG4 é tudo mais do mesmo. A ITC armou um acordão com os players da área em 2002 ou 2004 pra evitar o canibalismo burro (como as besteiras de codecs exclusivos inventados pela Sony, Apple ou Microsoft, p.ex.) e colocou todo mundo no mesmo barco - ninguém tem codec melhor que ninguém no famigerado Part 10 Advanced Video Coding, o AVC. Assim, os dois (e as invenções burras) teriam que rodar em DVD, BD, viraram base do nosso sistema HD ISDB TB, melhorado do HD da TV japonesa (ISDB-T, ainda em MPEG-2, do qual derivaram o MPEG 4 e o H264), baseado em H264[Mpeg4]), rodam em Direct TV via satélite e viraram padrão para HD em tudo, incluindo aí as especificações do WMP 9 da Microsoft, novidade na época.
Isso explica porque a escolha do Malow não virou em TV muito velha - e, entre as velhinhas, ela deve ter sido uma das exceções, porque tem muita "TV museu" que ainda roda esses formatos.
Isso também explica que é um pacote que roda em literalmente qualquer lugar.

O pacote Adobe oferece preset HD264 - Adaptive High Bitrate, HD 29,97, progressivo, VBR em uma passagem, Target de 19 Mbps e Max de 23,80 Mbps, encostando nos 24 do Malow, somzão em AAC, 320 kbps, 48 khz st. Dá e sobra pra assistir bem em qualquer lugar.
Ainda os presets Adobe (muito iguais aos de outras plataformas de edição porque ninguém reinventa a roda - dá trabalho :D :D :D ):
para Youtube HD você tem Target e Máximo em 16 Mpbs (esse eu decorei!) - no Vimeo o Max vai pra 20 ou 21 e pra Facebook Max 16 e cai o target pra 12 (ou 10) e também dá uma lavada leva no áudio acho que 192 Kbps. A indústria determina esses parâmetros e pronto!
Como a gente cansou de ver aqui e em trocentos lugares no mundo inteiro, esses presets funcionam muito bem porque não adianta querer espremer mais vídeo e áudio num lugar que vai rejeitar esses excessos na hora da publicação. OK, outras plataformas, como o Final Cut, sempre te oferecem zilhões de alternativas para cada parâmetro (e pode ser um excelente recurso em alguns casos) mas isso não significa que você vai ter vídeo melhor empurrando o controle da janelinha pra extrema direita... pode até rodar e a gente passa a acreditar de boa fé que esse parâmetro "é o tal", mas na verdade não está acrescentando nada à visualização possível.
A exportação para Pen Drive segue a mesma linha porque a TV ou o monitor não vão lidar muito bem com gordurinhas de arquivo que não serão lidas, em alguns casos até prejudicando a reprodução. Quanto a PCs e MACs, entendo até que os limites podem ser excedidos, dependendo do que a máquina tem como máximo final na placa de vídeo, ou seja, nada além do que oferece o monitor dessa máquina. Se você tem como final no monitor 1440x810 a placa de vídeo ajusta o excesso pra menos sem comprometer desempenho, criar artefatos ou dar engasgadas. Juro que nunca me preocupei com essa questão ao rodar esses padrões de H264 HD no iMac 27 (2560x1440) mas a impressão visual sempre foi muito boa.
Problema mesmo é quando o cliente tem limite de tamanho de arquivo para reprodução por "n" motivos - aí você é obrigado a criar presets malucos, cometer crimes hediondos e se conformar em saber que tá faltando cor, definição, áudio e sobra artefato: doloroso!!!

[][][]s
Fórum, porque, como afirma Sônia Tavares do Gift, Ok, Do You Want Something Simple???!!! 8) 8) 8)
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital

malow
Master
Master
Software: Vegas Baby
Contato:

Mensagempor malow » 20 Dez 2017, 16:58

DG escreveu:
malow escreveu:eu to usando AVC + AAC em MP4, usando pendrive de 16gb em NTFS, video com bitrate maximo de 24mbps.

Malow, qual o codec que ta usando? sony ou mainconcept?

uso o mainconcept totalcode studio (programa externo) e nao os internos do vegas
now with athlon ii x4 - http://www.flickr.com/photos/malow/

DG
Master
Master

Mensagempor DG » 21 Dez 2017, 11:54

gravei num pen drive e levei na casa de uma amiga....fiz com bitrate de 10mbps....em 30P......a imagem ficou bem legal....só onde tinha movimento de câmera a imagem ficava borrada....não sei se é problema na tv..vou levar na casa de um amigo pra ver se acontece o mesmo.

langsdorff
Sênior
Sênior

Mensagempor langsdorff » 21 Dez 2017, 15:30

DG escreveu:gravei num pen drive e levei na casa de uma amiga....fiz com bitrate de 10mbps....em 30P......a imagem ficou bem legal....só onde tinha movimento de câmera a imagem ficava borrada....não sei se é problema na tv..vou levar na casa de um amigo pra ver se acontece o mesmo.

DG, você mencionou imagem borrada em movimento e 10 Mpbs de bitrate - eu acho que você foi malvado e sovina na hora da compressão!!! :D :D :D . Agora a sério: os 10 são de Target ou máximo? De qualquer forma acho pouco, porque, nos exemplos que eu passei para H264, o mais humilde é o do Facebook com Max 16 e target 12, enquanto o mais parrudo tem 19 de target e 24 de máximo (acho que bate com o exemplo do Malow). Vamos à lógica: essa relação de 16/12 deve ser o mínimo possível e razoável para uma experiência legal de visualização no quadradinho do Fb e uma esticadinha numa tela de pc ou laptop sem brigar com espaço de armazenamento.
Não sei quanto você precisa "encolher-pra-caber" mas, mesmo precisando otimizar o espaço dentro do pen drive, eu tentaria ver quanto o teu arquivo cresceria com as "medidas" do Youtube, p.ex. Social lida com emoção (eu não sou do ramo, bom lembrar) e eu acho que merece um pouco a mais de qualidade, até pra manter aquela aura de sonho.
Quando eu me referi a "presets malucos" e "crimes hediondos", foi um job em que era preciso encolher tudo porque o pessoal de TI do cliente estabeleceu limite pro tamanho do arquivo de exibição. Comecei a mexer em máximo para perto dos 12 ou 14 e target acho que em 8, com movimentos e transições perdendo a naturalidade, mesmo sem virar artefatos. Uma solução foi achatar o áudio, acho que pra baixo dos 192 e ganhar alguma folga pra entrar no limite estipulado. Não gostei da operação mas o resultado "passou" e ficou dentro do que o cliente esperava e não é que o cliente não tenha capacidade pra perceber diferenças: principalmente em áudio, as pessoas passam a aceitar menor qualidade, meio que "treinadas" pelas barbaridades que a gente vê todo dia nas redes sociais e até no jornalismo diário de TV (a informação é mais importante que a forma). O achatamento do áudio, mas sem exageros, ajuda bastante nessas encolhidas. Sugiro fazer testes rápidos com um trecho de uns 20" que tenha movimento crítico em várias configurações (se possível, com presets prontos pra não dar trabalho...) e guardar a tabelinha num lugar seguro.

[][][]s
Fórum: aqui a gente desafia a Física e enfia dois corpos num lugar só, mesmo que com falta de ar... :lol: :lol: :lol:
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital

Voltar para “Gravadores, Mídias e Armazenamento”