Polarizador circular (Filtro)

Definições de termos usados na área de áudio e vídeo.
Avatar do usuário
Tiago Cardoso
Master
Master
Mensagens: 6892
Registrado em: 27 Jan 2008, 09:08
Software: Sony Vegas Pro 11
Localização: Brasília/DF
Contato:

Polarizador circular (Filtro)

Mensagempor Tiago Cardoso » 05 Jan 2010, 15:17

Começo com um exemplo prático, que eu mesmo fiz nesse fim de semana passado.

polarizador.wmv


Fonte: Fazendo Vídeo

O filtro polarizador é utilizado com duas finalidades: eliminar reflexos e reforçar a tonalidade de determinadas cores. No primeiro caso, são eliminados reflexos como os existentes em superfícies polidas de plásticos, metáis, vidros, etc... Também reflexos causados pela superfície da água são eliminados com este filtro. Aponta-se a câmera, com um filtro polarizador encaixado na objetiva, por exemplo para um quadro em uma parede, recoberto por um vidro. Existe luminosidade vinda por detrás da câmera, uma janela por exemplo, que é refletida pelo vidro que recobre o quadro. Nesta situação, basta girar lentamente o filtro polarizador para um lado ou para outro: o reflexo será em determinado momento completamente eliminado, podendo-se observar nitidamente a imagem do quadro.

O giro é realizado porque o filtro polarizador na realidade é composto por dois filtros de vidro polarizado; um deles permanece fixo sempre na mesma posição, enquanto o outro é girado. Para que o filtro possa ser girado sem se desencaixar da rosca, o mesmo possui um anel de giro livre e independente ao qual um dos dois filtros é preso, de forma que fixando-se este anel à objetiva o segundo anel - que contém o outro filtro - pode ser girado livremente.

Em outro exemplo, um carro na rua em um dia claro é enquadrado no visor da câmera: seus vidros refletem a luminosidade do dia, impedindo que se observe o seu interior. Novamente, girando-se o filtro polarizador pode-se eliminar estes reflexos até o interior do carro ficar completamente visível. Uma caixa plástica, uma fruta em uma fruteira, os óculos ou a testa de uma pessoa, qualquer superfície que reflita demasiadamente a luz incidente sobre ela pode ter este excesso de reflexo atenuado ou completamente eliminado através do uso deste tipo de filtro.

A eliminação não se dá abruptamente com o girar do filtro e sim gradualmente: os reflexos vão diminuindo de intensidade até desaparecerem quase que por completo. Com isto é possível, se desejado, manter um determinado nível de reflexos, ou seja, controlá-los.

Uma segunda função do filtro polarizador é reforçar a tonalidade de determinadas cores. Assim por exemplo, quando a câmera é apontada para uma paisagem com céu azul, este azul tem sua tonalidade reforçada conforme gira-se o anel livre do filtro.

O filtro polarizador escurece ligeiramente a imagem - atuando como um filtro ND - o que acarreta um ligeiro aumento de abertura do diafragma efetuado pelo controle automático de exposição, se ativo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
http://www.tldvideo.com.br
Twitter: @tldvideo

Voltar para “:: P ::”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante