Filmadora HD para ensaios sensuais

lalaupoa
Iniciante
Iniciante

Filmadora HD para ensaios sensuais

Mensagempor lalaupoa » 27 Jan 2016, 18:38

Vou gravar videos de modelos, indoor com boa iluminação, e preciso de uma filmadora ate R$15.000
1:30hr por ensaio, vou gravar corpo todo e fazer closes com a camera na mao, zoom nao eh muito importante, quero a melhor qualidade de imagem mesmo
Vou editar no vegas

Eu tava de olho na filmadora 4k Panasonic HC-X1000
No caso eu gravaria em 4k e editaria em HD, mas os reviews nao sao muito bons, a imagem parece ser meio lavada, sem vida, sem cor, contraste...alguem ja reparou nisso?

Pensei tb na Sony PXW-X70, tem reviews melhores, mas para oq eu quero nao sei qual a melhor opcao

O que vcs me indicam?

desde ja agradeco

VPVideo
Sênior
Sênior
Software: PP

Re: Filmadora HD para ensaios sensuais

Mensagempor VPVideo » 27 Jan 2016, 19:33

Considero uma das perguntas mais difíceis pelo momento no mercado, pelo menos para mim, e lhe digo porque.

Eu penso que filmadoras com sensor de 1/2.3 ou 1/3 de polegada estão com os dias contados, principalmente se levar em conta que o mesmo sensor que acolhida hd ou full hd agora acolhe 4k e com resoluções maiores.

Num primeiro instante a "melhora" na imagem parece algo interessante mas não entendo assim, há deficiência de resolução e dificuldade quando a luz não é muito favorável, apesar de você dizer que terá boa luz. Qualidade é algo meio complicado de dimensionar sem ver e comparar.

E nestas condições de sensor, gravar em hd ou gravar em 4k para converter em hd é quase que trocar 6 por meia dúzia.
A Panasonic está com um lançamento, DVX200, que parece entregar qualidade de imagem mais dentro da realidade do mercado e, vai chegar na faixa de 20 mil, mas não é uma câmera ainda testada e aprovada pelo meio, mas estou entendendo que promete.

Você não cogitou de usar DSLR. Eu pessoalmente não gosto. Considero um equipamento muito condicionado, limitado e imprevisível quanto a durabilidade e confiança numa rotina mais intensa.

Porém não seria má ideia, para esse inicio de conversa, pensar numa 70D com uma lente bacana, talvez fixa, para seus vídeos. Assim você pode ter imagem de qualidade com um custo relativamente baixo e esperar o mercado lançar filmadoras com imagens e isos mais favoráveis e competitivos.

A Panasonic HC-X1000 é uma câmera que tem 3 estrelas na BHPhoto, mal sinal. Vale a pena traduzir os reviews de usuários para tirar melhor conclusão sobre ela, mas pelo pouco que li, vai de encontro ao que falei acima.

Por hora é o que posso te ajudar.

lalaupoa
Iniciante
Iniciante

Mensagempor lalaupoa » 28 Jan 2016, 02:33

obrigado pela resposta

DSRL realmente nao da, primeiro pela pegada, vou ter q me movimentar bastante, preciso da alca, do visor movel etc.... outro fator eh o status, sim o status pra quem ve uma camera gigante cheia de botao acha a pessoa mais profissional

A DVX200 parece ser boa, porem 22mil no mercadolivre ja complica um pouco, soh se realllllmente valer a pena

E sobre a PXW-X70? sera que vale? sera que ha algo melhor ate 15.000?

Boutros
Júnior
Júnior
Software: Premiere

Mensagempor Boutros » 28 Jan 2016, 07:38

Eu sugeriria uma Panasonic GH4 ou G7 (fazem 4K, ou fullHD), e são superiores às Canon no foco automático (isto se v. for usar), o sensor é quase do mesmo tamanho da 70D, mas essas câmera tem muito mais recursos de video, e especialmente no caso da GH4 um bit rate bem mais alto.

paimvideo
Avançado
Avançado

Mensagempor paimvideo » 28 Jan 2016, 07:47

Esta coisa de status, com camera grande já era...
Vc não vai vender a camera, e a camera não vai aparecer no vídeo. O que vc vai vender, são imagens...

Existem equipamentos que te darão mobilidade com a camera fotografica (steadcams, monopés, dollys, etc...)
A qualidade das lentes e sensores das DSLRs, irão te propiciar imagens muito melhores. Como vc disse que não vai usar zoom, uma lente 50mm f/1.8 (que é relativamente barata), te daria um sensacional bokeh, ideal para o que vc quer fazer.

Eu faço eventos (casamentos, 15 anos, etc...), e estou largando as filmadoras e indo para DSLR, assim como grande parte dos profissionais. Até produtoras de TV e de comerciais, já estão com DSLR.

langsdorff
Sênior
Sênior

Mensagempor langsdorff » 28 Jan 2016, 12:55

lalaupoa escreveu:(...) DSRL realmente nao da, primeiro pela pegada, vou ter q me movimentar bastante, preciso da alca, do visor movel etc.... outro fator eh o status, sim o status pra quem ve uma camera gigante cheia de botao acha a pessoa mais profissional (...)

paimvideo escreveu:Esta coisa de status, com camera grande já era...
Vc não vai vender a camera, e a camera não vai aparecer no vídeo. O que vc vai vender, são imagens... Existem equipamentos que te darão mobilidade... (...)

lalaupoa, preciso concordar em gênero numero e grau com o paimvideo, ainda mais se zoom não faz a tua praia ...
Na minha modesta concepção, uma Canon 5D MKIII (é exemplo, não precisa ser necessariamente ela - tem as Panasonic e Sony 4k etc)) tem muito a oferecer, ainda mais em set controlado (mesmo que seja externo). Objetivas de boa família (vou corrigir: "de fazer inveja") e acessórios bem leves para monitorar e foco não são coisa de amador nem se parecem com isso e ainda cabem nos seus 15 a 20 K$. Quer mais? um rig leve pra sustentar exageros como parasol, um eventual follow focus ficam como opção. Tá cheio de gente aqui fazendo social (de sucesso, pelo que eu vejo no material postado) com coisas assim e, pra mim, fazer social é um dos maiores sacos da face da terra em termos de movimentação, exigências de luz, enquadramento e surpresas.
Status? Se Matthew Libatique usou - e bem - em Black Swan e boa parte das duas últimas temporadas de House usaram DSLR intensivamente, 2011 talvez seja um marco divisor para DSLR na indústria do cinema. Status talvez tivesse algo a ver há uns 10, 15 anos, quando o tamanho da câmera era diretamente proporcional ao que ela podia fazer. Hoje, salvo alguns elefantes bem usados em produção e jornalismo, isso não me parece fazer sentido. Tá cheio de câmera por aí que, uma vez abertas, mais parecem câmera de eco, tantos são os espaços vazios lá dentro... A qualidade do teu trabalho e o teu sucesso nesse segmento podem depender desta escolha, daí que o teu dinheiro vale mais que as aparências.
Quer um meio de caminho sem abrir mão da opção por objetivas muuuuito decentes? Pense nos caixotinhoss da Sony (fs100, 700), Panasonic (AF100).

[][][]s
Fórum, como diria o anúncio da L`Oreal, porque eu merrrreço mais 8) 8)
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Mensagempor Escalpella » 29 Jan 2016, 01:54

Eu trocaria até a pana 200 que é filmadora pela "caixinha de fósforo" Sony a7s kkk.
Tamanho já não diz mais nada... Talvez seja até ao contrário, se o cara chegar por exemplo em um casamento com filmadora e dslr. Hoje vão achar a dslr mais presença. Eu sinceramente pretendo abandonar filmadora de vez... Só de pegar já desanima a trabalhar.

lalaupoa
Iniciante
Iniciante

Mensagempor lalaupoa » 29 Jan 2016, 03:10

Eu estava entre a PXW-X70 e a HC-X1000
Agora voces me deram um nó no cerebro com DSRL...
Deixando o "status" de lado....Eu ja tinha pensado na GH4, masss, tem varias coisas q ela nao oferece, vou ter que comprar lentes, algum tipo de suporte, tem o zoom o audio....etc

A PXW-X70 eh uma filmadora muito bem falada pelas funcoes, ergonimia e facilidades, ha possibilidade de upgrade pra 4k

A HC-X1000 eh 4K, alguns gostam outros nao
Mas Gravar em 4k, exportar em HD ( melhor qualidade de imagem talvez?), e a possibilidade de uma filmadora com muitas funcoes

Tendo em vista que o material vai ser vendido eh HD, minha duvida eh:

PXW-X70 - melhor funcionalidade direto em HD

HC-X1000 - Gravar em 4k, exportar em HD ( melhor qualidade de imagem talvez?)

GH4 - Menor versatilidade e funcoes, Gravar em 4k, exportar em HD ( talvez ainda melhor qualidade de imagem?)

sera que entre essas 3 a diferenca da qualidade de imagem em hd eh visivel, ou ate gritante?

que duvida crueellll...

Boutros
Júnior
Júnior
Software: Premiere

Mensagempor Boutros » 29 Jan 2016, 06:59

Eu sugeri a GH4, porque tenho e uso muito bem uma GH3 e uma GH1 (pode parecer obsoleta, mas não troco por 5D), não vejo problemas de lente não, eu tenho uma Lumix original 14-140 (as lentes Lumix são ótimas e não são muito caras) e lentes analógicas antigas que me dão um visual diferenciado (são lentes que permitem usas grandes aberturas e alcançar o bokeh em moda), são uma 28 2.8, uma 40 2.5, uma 50 1.8 e uma 135 3.5, paguei em média R$150 por cada uma delas, com um pouquinho mais v pode conseguir uma 50 1.4. Para a maior parte das aplicações exposição e foco manual, em cinema só se usa isso; para eventos a 14-140, estabilizada (com foco automático, às vezes). Mas se v. tiver ressalva ou frescura com lentes antigas, experimente as modernas Rokinon. Como uso Panasonic, conheço bem, mas tenho amigos que usam a Sony A7 (esta tem limitação pra usar 4k, exigindo unidade especial para gravar). Tenho acompanhado de longe lançamentos de outras marcas, como a Nikon D500, que parece ser o bicho. Agora se tem problema de Status e mais grana, experimente uma Canon C100 ou C100 MkII (esta com 4K) e lente Zeiss Cine PL-muont por exemplo.

paimvideo
Avançado
Avançado

Mensagempor paimvideo » 29 Jan 2016, 07:43

Áudio ?
Em ensaio sensual, acho que não necessita de áudio, pois vc vai colocar uma música bem legal, na edição...

A não se que que seu ensaio sensual tem algo como "oh ,may god, oh my god...."...rssss

lalaupoa
Iniciante
Iniciante

Mensagempor lalaupoa » 29 Jan 2016, 07:55

audio seria para entrevista

no caso a gh4, ela grava audio com video? mesmo que nao seja muito bom

que lente me indicam para esse tipo de trabalho? filmar a pessoa de corpo inteiro e bem de perto num studio

ela tem foco automatico? se sim, eh bom?

no caso de lente com zoom, pode seu ajustado por botao ou soh anel?

desculpe a ignorancia nao sei nada de dsrl

Rodi
Master
Master
Software: Edius
Contato:

Mensagempor Rodi » 29 Jan 2016, 08:42

Audio direto de camera sempre é ruim. O ideal é conectar mic externo, ou melhor ainda, captar o audio separado.
zoom raramente tem uma boa estética em video, salvo em filmes de ação. Mas q depende muito tbm, do uso correto na cena certa.
Vc pode dar zoom p novos enquadramentos durante a gravação, mas deve picotar na edição p evitar q fique algo parecendo amador.
Raro utilizar foco automático.
Até uma leve fumaça que passe na frente da lente, e o foco vai mudar.
Vc tem q aprender a controlar a camera, e nao ela controlar vc. hhehehe.
Profissionais controlam o foco no manual. Garantia que o objeto em cena vai ficar no foco.
O primeiro video é um institucional, no qual fiz a direção de fotografia (iluminação no cine víedo), ha 4 anos. Foi usada uma DSLR Canon 5D.
https://vimeo.com/26768488
https://www.youtube.com/watch?v=57L647YqVjg
"O mundo gira por trás das lentes da retina".

Rodi
Master
Master
Software: Edius
Contato:

Mensagempor Rodi » 29 Jan 2016, 09:53

Mais um video gravado com DSLR dentro da proposta q vc pretende fazer.
https://www.youtube.com/watch?v=BDtJTVLp-ps
"O mundo gira por trás das lentes da retina".

paimvideo
Avançado
Avançado

Mensagempor paimvideo » 29 Jan 2016, 11:00

Um gravador externo, com microfone de lapela, dá show...

Se o pessoal que filma eventos, onde tudo é uma loucura, está com DSLR, para ensaios sensuais, será mais fácil ainda !!
O ensaio sensual, pode ser tornar um vídeo fine art. Você pode, antes de cada tomada, "ensaiar", ver o melhor enquadramento, marcações da modelo (por onde ela vai se movimentar), ajustar o posicionamento da luz, em cada take, etc...

As lentes iniciais (razoavelmente baratas), seriam a 35 e a 50mm F/1.8.
Ambas tem um desfoque fantástico, devido a baixa profundidade de campo, dada pela grande abertura.

Eu tenho dua singelas Panasonic FZ-200 (prossumer), e estou maravilhado com essas DSLR. Estou vendendo minha AG-AC7 (filmadora shoulder mount).

VPVideo
Sênior
Sênior
Software: PP

Mensagempor VPVideo » 29 Jan 2016, 11:43

lalaupoa escreveu:Eu estava entre a PXW-X70 e a HC-X1000
Agora voces me deram um nó no cerebro com DSRL...
Deixando o "status" de lado....Eu ja tinha pensado na GH4, masss, tem varias coisas q ela nao oferece, vou ter que comprar lentes, algum tipo de suporte, tem o zoom o audio....etc

A PXW-X70 eh uma filmadora muito bem falada pelas funcoes, ergonimia e facilidades, ha possibilidade de upgrade pra 4k

A HC-X1000 eh 4K, alguns gostam outros nao
Mas Gravar em 4k, exportar em HD ( melhor qualidade de imagem talvez?), e a possibilidade de uma filmadora com muitas funcoes

Tendo em vista que o material vai ser vendido eh HD, minha duvida eh:

PXW-X70 - melhor funcionalidade direto em HD

HC-X1000 - Gravar em 4k, exportar em HD ( melhor qualidade de imagem talvez?)

GH4 - Menor versatilidade e funcoes, Gravar em 4k, exportar em HD ( talvez ainda melhor qualidade de imagem?)

sera que entre essas 3 a diferenca da qualidade de imagem em hd eh visivel, ou ate gritante?

que duvida crueellll...

DSLR só se for com foco na tela como a 70D, foco sempre na mão funciona em algumas filmagens mas no geral tem suas limitações.
Igualmente a pausa da DSLR pode não ser problema em algumas gravações mas é em outras.
Penso que a ideia não é apenas A ou B, essa ou aquela câmera, mas o que você quer ou não usar?
Essa de filmadora impressionar pode até funcionar para social junto a convidados etc, mas para fazer clipes de fato não funciona assim.
Então acho que você deveria pensar, independente de qualidade de imagem, uma vez que em tese hoje tudo é bom ressalvadas as devidas proporções, e definir o que te agrada enquanto workflow para depois definir marca e modelo de equipamento.
Uma coisa que não foi falada é se esse equipamento é só para clipes de modelos e qual a linguagem que se espera nesses takes e depois disso o que mais vira em termos de trabalho.
E só pra reforçar, minha opinião. 4K em sensor 1/2.3 e 1 1/3 com o dólar a quase 5 reais no paralelo, pra mim não rola.

Voltar para “Câmeras de Vídeo”