Quanto cobrar por um vídeo institucional

Christianmich
Iniciante
Iniciante

Re: Quanto cobrar por um vídeo institucional

Mensagempor Christianmich » 01 Set 2008, 12:05

Obrigado a todos pelas dicas e por responder minha pergunta referente a preços.
Muito obrigado mesmo a quem respondeu de forma objetiva a pergunta sobre os preços praticados.

obs:
Fechei a 2.000 reais e o cliente achou barato ( não falou que estava barato é claro ) mas topou imediatamente, me levando a crer que achou barato para a qualidade do portifólio apresentado.
Ainda bem!
Estava realmente muito preocupado com isso, mas no fim deu tudo certo.

obs2: Ela também fechou o contrato com as filmagens dos alunos.

Agora vou ter que abrir um novo tópico sobre freelances....
vou ter que contartar gente para dar conta desse contrato e de outros futuros.
Aguém sabe onde encontrá-los com facilidade?
Será que contratar estagiários dos cursos de comunicação é a melhor saída?

Abraços e novamente muito obrigado a todos!

Tiago Cardoso
Master
Master
Software: Sony Vegas Pro 11
Contato:

NOVO ORÇAMENTO

Mensagempor Tiago Cardoso » 07 Out 2008, 17:39

Pessoal, é um papo que sempre volta. O tal do orçamento. Vou tentar dizer o que o cliente quer aqui e gostaria da opinião de quem faz, já fez ou imagina fazer um tipo de vídeo como este.

É um institucional falando de uma empresa que é mantida por recursos próprios e doações, portanto não é nenhuma multinacional riquíssima. Oferece serviços para pessoas carentes do tipo BOLSA. Tem uma academia e escolinhas de futebol, vôlei entre outros e muitos outros esportes.

O cliente quer um vídeo mostrando todas as atividades que são realizadas. Pretendo gravar em duas ocasiões com mais ou menos duas sessões de duas horas para captação das imagens. Elas serão feitas em três espaços diferentes (um perto da minha casa e outros dois próximos um do outro, distantes 30 Km da minha casa).

O vídeo final deve ter em torno de 10 minutos. Tem locução, música de fundo e LEGENDA EM INGLÊS (o cliente ficou de me entregar a legenda ja digitada em um arquivo do Word).

Ainda serão usadas fotos que ele vai me fornecer e imagens de um vídeo anterior que eu fiz para a mesma instituição.

E aí, valores? Eu sei que é diferente pra cada estado, mas trer algum respaldo, como o que WAJUMA teve aqui certa vez, ajudou-o em muito na decisão do preço a ser cobrado.

Gostaria de ouvir de vocês. Não vou fazer favor, meu tempo tá cada dia mais precioso. Mas também não gostaria de meter a faca...

Abraços! Agradeço a ajuda desde já.
http://www.tldvideo.com.br
Twitter: @tldvideo

Durval
Moderador
Moderador
Software: Premiere Pro CS6

Mensagempor Durval » 07 Out 2008, 18:45

Uma vez eu fiz um instucional pra uma ong e cobrei R$ 3000
Foram 2 dias de gravação e uma tarde editando. Não teve legenda, locução usei Bob Marley pra música de fundo.

WAJUMA
Master
Master

Mensagempor WAJUMA » 07 Out 2008, 19:30

Nas duas últimas semanas que passaram tb fiz 2 institucionais de fazendas do interior do Rio G. Sul (Itaqui e Cachoeira do Sul), 2 dias em cada para captação. Foram 1.500 Km rodados. Antes de ser um serviço, foi para mim um lazer ficar 4 dias longe de estúdio e rotina pertinente. R$ 2.600,00 cada (4 min cada um) livre de combustível, hotel, alimentação, texto e locutor. É muito? é pouco? Nem sei! Sei que, tem quem faça por mais ou por pouco mais que nada. Para mim foi justo dentro do que sei fazer.
Última edição por WAJUMA em 07 Out 2008, 19:32, editado 1 vez no total.
RASTREANDO AMIGOS E INFORMAÇÕES

joao fernando
Sênior
Sênior

Mensagempor joao fernando » 07 Out 2008, 19:31

Pra esses moldes, aqui ainda é 2000,00 mesmo. Mas se é uma ONG pobre, e vc achar que deve ser menos, fica por sua conta, claro.

Costumo fechar varios pacotes tudo junto, ai meu preço acaba caindo pra uns 1800,00 pra cada video, entre 10 minutos e 30 minutos, alguns sem externa, outros com 500 kms de externa. Mas na media, um mais "barato" paga um mais caro.

WAJUMA
Master
Master

Mensagempor WAJUMA » 07 Out 2008, 20:01

Vale dizer, que é bom antes de orçar saber exatamente o que o cliente quer, são muitas as possibilidades para compor um vídeo. E tem coisas, por exemplo no meu caso, animação gráfica, texto, locução, dependo de terceiros. Pessoal aqui, estancieiros, costumam se emocionar durante os trabalhos, então valor só dou depois de saber exatamente o tempo e o foco. Para invenções no decorrer, já aviso que o orçamento não está fechado. Já tenho algum tempo de estrada e sei por onde se envereda certos questionamentos já com o trabalho em andamento. Nada que um contrato não deixe tudo preto no branco, mas sabe como é, o cara te hospeda na fazenda e já vem com um chimarrão mau intencionado.
RASTREANDO AMIGOS E INFORMAÇÕES

Tiago Cardoso
Master
Master
Contato:

Mensagempor Tiago Cardoso » 07 Out 2008, 20:12

Sim, WAJUMÃO, perfeito. Eu tenho discutido com o cliente exatamente isso. Vamos fechar primeiro o que vai ser feito pra que depois eu dê o preço. E isso tudo num contrato já - eu entrego a ele, nas nossas conversas por email, uma proposta de contrato, que é o próprio contrato. Nele vai discriminado quanto tempo cada sessão de gravação, quantas sessões e onde serão feitas. A duração do prevista do vídeo e o que vai ser feito - legendagem, locução. Ele, por outro lado, já me deu o texto que será lido e, até por isso, já tenho idéia de quanto tempo levarei pra fazer e quais imagens fazer.

Tem transcorrido bem. O valor está um bocado abaixo do que eu cobraria, por entender a complexidade da situação do cliente e por já ter feito um outro vídeo e um outro em andamento. Quando fechar o valor eu falo por aqui, pra que tenhamos sempre algo a comparar. :wink:

Tiago Cardoso
Master
Master
Contato:

Orçamento para serviços fora do país

Mensagempor Tiago Cardoso » 24 Out 2008, 12:46

Senhores, tenho mais uma opinião que preciso de vocês. Como alguns sabem, estive na Europa a fim de gravar a caminhada de um time de futebol daqui de Brasília em ascenção e com boas perspectivas futuras. Acredito que em poucos anos estaremos ouvindo falar do Brazsat nas tardes de sábado em transmissões pela Globo. Eles merecem e o trabalho é feito com seriedade e profissionalismo.

Fiquei do dia 5 ao dia 16 de agosto fora do país. Todos os meus gastos por lá foram cobertos - passagem, hospedagem e alimentação. Fui sozinho, câmera, notebook na mão e 16 fitas MiniDV depois eu estava de volta ao Brasil.

O trabalho lá acontecia por uma média de 8 horas diárias - câmera na mão, atenção, enfim - tudo que vocês já sabem.

Gostaria de saber - e eu sei que esse tipo de orçamento pode variar um bocado por ser muito pessoal - quanto cobrariam para fazer essa gravação e depois a edição desse material - cerca de 10 horas de gravação - para que se transforme num vídeo de 1:30 h.

Agradeço mais uma vez a colaboração. Preciso de mais essa ajuda.

Tiago

Gabriel Soares
Moderador
Moderador
Software: Vegas Pro - AE
Contato:

Mensagempor Gabriel Soares » 24 Out 2008, 13:26

Rapaz... Contando que foram 10 ou 11 diárias de gravação, mais a edição de todo esse material pra totalizar uma hora e meia de vídeo finalizado, e ainda com locução (que acredito que tenha), acho que na casa de 15 mil reais pelo menos.
http://www.gabrielsoares.com.br
http://www.vimeo.com/gabsoares

Tiago Cardoso
Master
Master
Contato:

Mensagempor Tiago Cardoso » 24 Out 2008, 13:41

Talvez não chegue a tanto, gab, contando que fui somente eu pra viagem, com tudo pago, e, pra facilitar, levei uma mega estrutura com um tripé e uma cam HC7...

Isso não quer dizer que ficou mal feito nem nada... só tô dizendo que o contingente e o "tamanho" da gravação foi bem pequeno.

Meu pensamento inicial de orçamento girou por volta da metade disso daí. Ah, e não tem locução - ao menos não no projeto, embora eu sinta falta agora que estou finalizando o trabalho...

Gabriel Soares
Moderador
Moderador
Software: Vegas Pro - AE
Contato:

Mensagempor Gabriel Soares » 24 Out 2008, 13:52

Ah tá, aí a coisa muda de figura. De qualquer forma, viajar com tudo pago não significa redução de preço. Eu sempre viajo para trabalhar com tudo pago, minha diária é livre de despesas... Posso fazer um trabalho num Resort na Bahia, no sertão nordestino no meio do nada ou na serra gaúcha, que minha diária continua no mesmo valor, livre de despesas, que sempre são por conta do contratante...

De qualquer forma, sendo apenas você com a HC7, tripé e notebook, aí pode ser um pouco menos mesmo, mas não diria metade do valor, porque na minha concepção, o trabalho do profissional vale bem mais do que o tipo de equipamento que ele está usando...

Nessas condições, eu imaginaria algo por volta dos 9 mil.
http://www.gabrielsoares.com.br
http://www.vimeo.com/gabsoares

Keko Sinclair
Sênior
Sênior
Software: CS5
Contato:

Mensagempor Keko Sinclair » 26 Out 2008, 13:17

Tiagão, obrigado pelo "mestre"...mas esse tá no céu...

Bom, em dezembro vou para Portugal, 1 semana e meia de trabalho para cobertura de um super-bar onde as grandes estrelas brasileiras irão cantar (Ivete, Cláudia Leite, Durval do Chiclete, Saulo e mais alguns) e pagarei todas as minhas despesas, com excessão da hospedagem pois tenho um amigo que me ofereceu um apê de gratis na frente da praia.
Tirando a despesa de passagem e alimentação para fazer uma comparação ao seu trabalho, cobrarei 6 mil reais pela cobertura gerando um DVD por show, de aproximadamente 45 minutos cada, contendo partes da apresentaçao do artista e a movimentação do bar, clientes, making of, etc.
Este preço, na verdade, não é um valor real. Deveria ser muito mais, porém existem trabalhos em nossa vida em que devemos fazer parte pois é um curriculo e tanto pra quem é dessa área.
Estarei produzindo tb em dezembro um show ao vivo pra Record como diretor geral, sem ganhar nenhum dim dim. O crédito final (direção geral) vai ser o mais importante pra mim.

No nosso tipo de trabalho (produção de vídeo) o dinheiro não é tudo. Muitas vezes o crédito é nossa maior moeda de troca.
http://kekosinclair.blogspot.com
@kekosinclair

Keko Sinclair
Sênior
Sênior
Software: CS5
Contato:

Mensagempor Keko Sinclair » 26 Out 2008, 13:25

E sobre a pergunta do tópico, uso a seguinte tabela:

R$ 1,000.00 por minuto (capital e entorno, 1 idioma/portugues)
R$ 2,000.00 por minuto (capital e entorno, 2 idiomas/port+ingles)

Localidades do interior: cobro custo por km rodado + despesas pernoite/alimentação
Outros idiomas - versão + narração (frances, mandarim, espanhol,...) cotação a parte
http://kekosinclair.blogspot.com
@kekosinclair

cinematika
Iniciante
Iniciante
Software: Premiere

Mensagempor cinematika » 15 Mar 2010, 12:02

Opa, tudo bem?

Sou novo no fórum, mas tenho bastante experiência em vídeos institucionais.
Estou gostando bastante de ler, agora também quero participar.

Na minha opinião um custo de um vídeo institucional deve ser baseado no tamanho da empresa, colocado como um porcentual sobre seu faturamento anual.
Digo isto por que é absurdo cobrar-se um valor fechado sem saber a responsabilidade que terá seu trabalho.

A maior parte das empresas brasileiras destina cerca de 5% de seu faturamento para a área de comunicação ou marketing (isto contando com salários e ações de marketing). Deste total, cerca de 3% deve ser destinado a produção de vídeos. E, finalmente, dentre a produçãod e vídeo, 1/3 deve ser usado na produção de um vídeo institucional.

Exemplificando:
- Cliente fatura R$50 milhões / ano;
- Total destinado a área de marketing: R$2,5 milhões/ano (5%);
- Total destinado a produção audiovisual: R$75 mil (3%);
- Custo de um vídeo institucional para este cliente: R$25 mil;

Obviamente isto é uma base, nada muito exato, e vale para quem já está no mercado há algum tempo e atende clientes grandes.
Se você, como o autor do post, está começando, vale sim abaixar o preço. Em São Paulo capital, de onde escrevo, é possível encontrar de tudo, inclusive quem faça de graça para começar a ter portfolio.

Espero ter ajudado.
Erick Monstavicius
DIRETOR / PRODUTOR AUDIOVISUAL
(11) 8288.0770
[url]www.cinematika.com.br[/url]

zecadecastro
Sênior
Sênior
Software: PREMIERE
Contato:

Mensagempor zecadecastro » 16 Mar 2010, 20:45

Gostaria de atualização destes preços, fiz uma pesquisa em meus orçamentos e cheguei á uma média de 1.300,00 por minuto até 2006 e dois filmes em 2007. Hoje executei só um institucional,aliás ainda em execução que ficou em 1.800,00 o minuto com 20% de taxa da produtora incluso. Gostaria de saber dos colegas se está por aí mesmo. Estou falando de RJ capital, empresa de ativos, filme para novas captações, comercial com cunho institucional, ou vice-versa. Agradeço antecipadamente
Nunca é tarde para aprender!

Voltar para “Empreendimento e Negócios”