Valor atual médio de freelance e carga horaria.

Filmagem_SCP
Iniciante
Iniciante
Software: Vegas__Premiere__After

Valor atual médio de freelance e carga horaria.

Mensagempor Filmagem_SCP » 07 Jun 2016, 00:28

Amigos, boa noite.
Gostaria de saber qual o valor médio atual de um freela de cinegrafista DSLR para casamentos e debutantes , com equipamento da produtora contratante.
E de quantas horas é o trabalho? Qual a média valor/horas de trabalho?

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Re: Valor atual médio de freelance e carga horaria.

Mensagempor Escalpella » 07 Jun 2016, 01:35

Meu camarada, isso vai depender de vários fatore... Posso citar:

- Qual o seu nível de experiência com câmeras, podendo a da produtora ser filmadoras ou DSLR.
- Qual a média que cobram na sua localidade.
- Qual a média de duração dos eventos que rolam por aí... Como disse, tem várias coisas a ser considerada para se dar um preço fixo.

Posso dizer que, aqui na minha localidade, um freela de um cinegrafista (com equipamento) até começo do ano passado tinha gente fazendo por 250,00 (um absurdo isso), mas o cara só ia com a câmera e um iluminador YN 160, e se fosse DSLR mais um monopé. Se o local for escuro, como os eventos daqui costumam ser (sítios grandes e muito escuros), aí F... tudo! :mrgreen:
Esse ano escutei gente cobrando 300 a 370,00 nesse mesmo estilo. O problema é que se o cinegrafista levar mais coisas os caras querem pagar o mesmo valor, aí quebra... Eu mesmo fiz um freela para um amigo (nem faço isso, fui na camaradagem...), levei 03 câmeras (02 no tripé e uma na mão), gravador de áudio, 03 iluminadores (02 E-LED HD880 e 01 E-LED 440), baterias para eles, fontes, estabilizador, monopé, tripé... Sabe o que aconteceu? O cara no final pagou os 300,00. Tudo bem que ele contratou uma câmera e era o primeiro evento dele depois de ter desmanchado a sociedade, um evento grande, então eu levei por segurança e para ver qual o tipo de oferta seria dado em um freela assim. Para meu susto, como disse antes, o valor é o mesmo pelo que vi. Eu preferi nem receber e disse que ele ficava me devendo um freela quando eu fosse fazer evento.

Na questão de horário, também é complicado... Os eventos sempre marcam 05:00 de festa, mas sempre passam. Fora que tem que chegar mais cedo para arrumar tudo, making off, etc. No barato eu levei 09:00 de evento contando a hora que cheguei no sítio.

Acho que deve fazer uma boa pesquisa, tratar muito bem e explicar o que vai ser pago e o que vai ser feito por você, carga horária, o que vai adicionar se passar do horário, etc. Não te garanto que vá conseguir trabalhar dessa forma ou se os contratantes vão querer seu trabalho assim, mas se gosta das coisas "na regra", é primordial tratar tudo antes. Infelizmente o ramo de eventos sociais ficou com uns "vícios" danosos e prejudiciais que estão perdurando pelos dias até hoje. Eu não faço freela, somente para ajudar um amigo, porque acho o valor de 300,00 com equipamento um absurdo! Mas te confesso que parei meus trabalhos esse ano, talvez volte no final do ano ou no começo do outro, mas talvez volte só com freela e no estilo equipamento que cabe em uma mochila. Trabalhos meus, só se eu arrumar editor, porque editar eu não edito mais... É outra coisa que não dão valor. Aqui na minha localidade, todo cinegrafista está passando para fotógrafo, os caras da edição estão parando de editar para fora, fazendo só os próprios trabalhos ou virando fotógrafo e editando só as fotos próprias. Resultado: Está faltando cinegrafista, NINGUÉM QUER FAZER mesmo sabendo que está em falta e mesmo nessa escassez de quem filme, os caras continuam querendo pagar os tais 300,00. Então chego a conclusão que NINGUÉM quer dar valor ao serviço realmente, mesmo na falta de quem faça!

Te confesso que estou trabalhando e condicionando minha mente para ficar "mercenário" :mrgreen: e começar a trabalhar no freela no estilo: Fazer pelo que pagam. Quer uma câmera com um iluminador YN 160 e um monopé por 370,00, vou lá por 05:00 de trabalho e meto o pé :mrgreen: Mas como disse, estou me "condicionando" a isso, porque não sei se consigo chegar em um evento HOJE e fazer isso... Eu me preocupo muito com o compromisso que assumo, mas também tenho que aprender que quem contrata o freela, não está preocupado com isso, porque senão pagaria mais e RECONHECERIA pelo BOM SERVIÇO PRESTADO mesmo que não tratado tanto...

É amigo, nem tudo são flores... Espero ter lhe ajudado, boa sorte e grande abraço para todos!

Filmagem_SCP
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Filmagem_SCP » 07 Jun 2016, 07:53

Qual o seu nível de experiência com câmeras, podendo a da produtora ser filmadoras ou DSLR.
- Qual a média que cobram na sua localidade.
- Qual a média de duração dos eventos que rolam por aí... Como disse, tem várias coisas a ser considerada para se dar um preço fixo

Bom dia amigo.
Apesar de novo no forum, tenho mais de 15 anos de experiencia em filmagem e edição. Desses, 5 com DSLR.
A média de valor na regiao é 150,00 a 180,00( uma vergonha).
Os eventos duram em média, contanto making of, preparação....etc.... em torno de 10 horas ou mais.
Creio que estamos trabalhando de graça. Por isso queria saber dos demais profissionais o quanto valeria nosso trabalho.

Escalpella
Avançado
Avançado

Mensagempor Escalpella » 07 Jun 2016, 16:09

Olá amigo!

Bem, creio que estamos no mesmo barco :mrgreen: Quando mencionei a sua experiência e demais quesitos, não foi menosprezando o seu talento... É que no seu port não falava nada a respeito e na questão do freela tudo isso é levado em conta, mas no final querem pagar todos pelo menor valor. O que citei acima é uma questão que todos sempre perguntam, mas que no final não faz diferença na hora deles pagarem... Por isso sempre estive longe de fazer freelas e evito muito contratar um. Por aqui na minha localidade (não posso falar pelos demais locais), os caras não tem comprometimento com o serviço, parece que é como bater cartão, entende? Mas também depois do que eu fiz, até passei a entender isso. O cara se mata para no final ser remunerado como um qualquer pego na esquina! Fica difícil...

Por aqui nem contratam freela sem equipamento, sendo muito raro. Eu também acho um absurdo os valores e muitos aqui estão passando para fotografia, o que eu concordo. Como que o cara fazer filmagem, edição, finalização e demais coisas pode ter um trabalho com menos valor do que o cobrado por um álbum? Tem gente aqui que cobra 1.400,00 em um álbum e cobra 950,00 a filmagem pronta com edição, capa... se for 02 câmeras 1.200,00... Não desmerecendo o trabalho dos fotógrafos, não é isso! Mas penso pelo tipo de trabalho exercido por cada um, mas isso é um ponto de vista pelo trabalho como é feito aqui em minha localidade. Não posso falar pelos demais...

Uma coisa que estou estudando a um tempo e pus em prática nos últimos 03 eventos, foi trabalhar com parceria. Fazer com um freela, mas um cara que se enquadre na sua forma de trabalhar e passe a ser como um membro de sua equipe, mas sendo que ele tem os próprios projetos e podendo assim, um suprir essa "posição" no trabalho do outro. Pode-se assim estipular um valor legal e igual para ambos ou trocar em serviços. Eu experimentei isso nos eventos com um amigo que trabalha com foto e também filma, sendo que ele gosta mais de foto mas faz uma filmagem legal, uns takes bem criativos, exatamente o que eu preciso para os eventos. Já ele gosta de me contratar porque ele quer toda a atenção e conhecimento em cima do evento e pelo meu comprometimento com o trabalho. Por aqui os caras trabalham muito no "café com leite" sabe... Quando os fotógrafos e o outro cinegrafista chegou no evento que falei acima, eles ficavam olhando assustados, perguntavam como que eu ia fazer com aquilo tudo :mrgreen: Me chamaram de "Magaiver" [-o< #-o O cara falou que nem tenta tomar conta de tudo aquilo e que muito mal consegue cuidar da própria câmera kkk.
Vou tentando, estou estudando, planejando... Uma coisa é certa: Ou vou mudar tudo ou vou parar de vez! Do jeito que os eventos sociais estão, não tá dando. Se continuar assim, vou aderir aos eventos entregues em um filme curto de no máximo 15 minutos, pegando só as cenas tops e pronto... O tal "short film" só que a moda "culha" kkk. Ou então vou comprar 03 Smartphones bom de filmagem, acoplar um iluminador e ir fazendo cenas e jogando na hora no WathsApp ou facebook do cliente. Acho que essa ideia faria sucesso... Hoje só querem celulares para tudo e não querem esperar por nada! Imagina só, subindo em tempo real, o povo já curtindo, vários comentários... Tudo o que esse povinho de hoje quer! Acho que seria um sucesso :mrgreen:

Vamos na luta!

Filmagem_SCP
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Filmagem_SCP » 08 Jun 2016, 13:07

Alguem mais para eu poder me basear?

VPVideo
Sênior
Sênior
Software: PP

Mensagempor VPVideo » 09 Jun 2016, 18:37

O meio não tem tabela mínima razoável porque não se profissionaliza do ponto de vista legal. No fundo a turma quer assim, então fica assim.
No entanto vou tentar acrescentar algo, uma vez que o escalpela com sua boa vontade já descreveu tão bem a situação.
È preciso primeiro observar o valor médio que o cara que contrata está aplicando no mercado. Se ele tem uma tabela mais modesta não tem como pagar melhor. A solução ai é buscar gente que aplica valores maiores, que, com certeza vão pagar melhor também, uma vez que quanto mais alto o orçamento, mais exigente é o contratante do freelancer.
Mas tem um outro fator na historia. Eventos de 10 horas é pra cavalo, e pra ganhar os valores apresentados aqui para tantas horas de trabalho atento é preferível ir fazer outra coisa qualquer.
O que tenho visto quando são executados valores nessa faixa de 150, 180, 250 é o cara trabalhar 4 horas efetivas, ou seja 1 hora ou um pouco mais na cerimonia e o resto na recepção, making é pago a parte, clipe a parte e externas em geral a parte.
Resumo da opera, ou arruma contratante que paga melhor e em contra partida se oferece algo justo para o preço, até porque, não precisa do cara levar uma mala de equipamentos, 3 lentes para diferentes situações já está de bom tamanho, ou reduz o número de horas no eventos.
Um detalhe que ia esquecendo. A diferença entre o valor de quem tem ou não tem equipamento, na minha opinião deve ser mínima por duas razões.
Primeiro - o desgaste e custo do equipamento para 1 eventos é pequeno
segundo - câmera sem operador não funciona, não filma, não faz nada, assim considero que se o cara é razoável ou bom, dai pra cima, não se pode pagar muito menos pelo fato de não tem câmera.

Escalpella
Avançado
Avançado

Mensagempor Escalpella » 10 Jun 2016, 17:14

Show VP! =D> =D> =D> Muito bem colocado!

Voltar para “Empreendimento e Negócios”