[DÚVIDA] Não sei em que área/curso/técnica me encaixo

gsilvax
Iniciante
Iniciante
Software: Vegas Pro

[DÚVIDA] Não sei em que área/curso/técnica me encaixo

Mensagempor gsilvax » 18 Fev 2015, 19:11

Boa tarde senhores. Como esse é o meu primeiro post, gostaria de pedir licença para me apresentar e contar-lhes meu dilema atual. Fiquem bem acomodados, pois o texto é longo. :lol:

Meu nome é Guilherme, tenho 24 anos e moro em Arroio Grande interior do RS, quase divisa com o Uruguai. Trabalho na área de informática como suporte. O que hoje, não me traz satisfação profissional (não me considero profissional pois não tenho formação acadêmica, só experiência), vide a depreciação do mercado. :|

De alguns tempos pra cá, desde que tive contato com uma câmera que pudesse fazer vídeos (Sony Cybershot DSC W300), comecei a prestar mais a atenção no lado técnico da coisa, por assim dizer.

E então, volta e meia quando vou perceber, já estou com 20 abas abertas vendo reviews de equipamentos, vendo vídeos de making of, vídeos de operadores de equipamentos, de estabilizadores de imagem (fico extremamente abismado com os steadicams), de como captar melhor uma imagem ou áudio. Mas tudo com olhar meio leviano, já que nesse meio existem muitos termos técnicos e técnicas que eu não consigo compreender. Em outras palavras, fico encantado e com vontade de sair produzindo qualquer coisa simplesmente pelo fato de ficar olhando sempre o lado de quem está de trás das coisas, por trás do produto final, da produção em sí. Esse é o lado emocional da coisa que tem me chamado a atenção.

Como prática, poderia citar minhas aventuras na operação/captação e edição de vídeos. Tenho determinados amigos que tem uma banda de hard rock que rotineiramente tocam em festivais aqui na cidade. Sempre gostei do registro audiovisual, então sempre me coloquei a disposição para tal. Já gravamos duas vezes em festivais e realizamos três videoclipes, que foram utilizados na época para o Webfestivalda.

Sempre pegamos quatro ou cinco câmeras entre os amigos (atualmente meus equipamentos se resumem a três câmeras, a W300, Sony DSC HX1 e uma GoPro Hero 2 e dois tripés), todas com formatos diferentes, resoluções e aspect ratio diferentes e estipulamos planos para cada operador como planos frontais, laterais, detalhes de bateria com câmera fixa, etc. Enfim, uma verdadeira esculhambação técnica, eu sei.

Depois da operação de câmeras, propriamente dita onde eu, muito dramático no sentido da coisa onde tento extrair a melhor imagem e emoção de cada pessoa da cena é que vira o meu maior desafio e prazer na hora de fazer cortes e selecionar os melhores takes. A edição! Nossa, como é minucioso e detalhista o trabalho que o cidadão tem que ter só pra deixar a produção natural pra quem irá apreciar o vídeo. É relativamente demorado e chato, e não sei se acontece com vocês que são profissionais do ramo, mas como é gostoso operar o equipamento e ali mesmo no local, ir montando uma história na cabeça e depois colocar em prática tudo aqui que tu almeja e quer transmitir para o público alvo... Fico muito satisfeito, mesmo que por brincadeira.
Ah, quase ia esquecendo, mas como é gratificante trabalhar com multicam! :lol:

Óbvio que falo e executo tudo isso numa maneira bem simples e amadora, já que o verdadeiro intuito é executar técnicas que eu aprendo por aí.

Agora é que vem o dilema:

Em um momento de reflexão, tentando achar algo que eu realmente goste de fazer para elevar a nível técnico ou acadêmico, parei, analisei, olhei pra trás e decidi: Quero aprender mais da cinegrafia!

Falei com um amigo que cursou Cinema e Audiovisual na universidade federal, e disse que tinha interesse de prestar vestibular para tentar ingressar nesse curso e ele me disse que é um curso um tanto entediante e é voltado pra parte mais romântica e filosófica do cinema e tinha gente pensando no lado comercial da coisa. E que seria uma perda de tempo.

Expliquei pra ele que eu tenho gosto da parte prática, desempenhar papeis como operador de equipamentos de iluminação, captação de audio e vídeo, chegando na edição. E ele disse que é possível aprender isso só que teria que "aguentar muita papagaiada" até chegar nesse ponto.

E então cogitou o curso de jornalismo, já que na parte técnica que é o que me agrada, a formação seria a mesma. Sem contar que seria um diploma de maior peso.

Depois disso fiquei meio perdido, por que não sei o que engloba jornalismo e parece não soar muito com minha personalidade. No SENAC mais próximo não existe um curso técnico parecido disponível.
Só achei disponibilidade de curso registrado com um bom diploma no PR, mas é inviável ter que deslocar para tão longe para fazer um curso técnico.

Andei pesquisando e descobri que para ser operador de câmeras eu precisaria ter curso de Rádio e TV, que também não tem aqui na região e para ser repórter cinematográfico, trabalhar em externas com equipes de reportagem eu precisaria cursar jornalismo. #-o

Então peço a nobre ajuda de vocês, que podem dar uma opinião mais clínica e precisa no que seria o ideal pra mim.

Me perdoem pela proporção do texto, não soube resumir mais sem tirar o sentimento da coisa. [-o<

Muito Obrigado.

VPVideo
Sênior
Sênior
Software: PP

Re: [DÚVIDA] Não sei em que área/curso/técnica me encaixo

Mensagempor VPVideo » 18 Fev 2015, 20:35

Apesar do texto ser extenso eu não entendi bem onde você quer ir. Não sei se quer fazer cinema para trabalhar com cinema ou está com a ideia que se fizer faculdade nessa área assim se tornaria apto a fazer vídeo em geral, uma vez que, ao mesmo tempo fala de cinema cita o operador de câmera.
Vou basear meu texto levando em conta que a ideia seria a habilidade em fazer vídeo de modo geral.

gsilvax escreveu:Trabalho na área de informática como suporte. O que hoje, não me traz satisfação profissional (não me considero profissional pois não tenho formação acadêmica, só experiência), vide a depreciação do mercado.

Pois é, o mercado de vídeo é composto basicamente por pessoas sem curso superior, que é um requisito no mínimo relativo e na prática desnecessário se substituir a pesquisa e a busca de informação como fator predominante para seu conhecimento.
Sem querer generalizar, um exemplo bem simples. Aqui no fórum a maioria só fez evento social, só e tão somente se limita a essa área, se você me disser que fez cinema, eu vou confiar mais num cara que tem prática de eventos sociais que em você.
Então fica claro o que eu penso de curso superior, como requisito de medição para sua capacidade.
Quanto ao que seu colega falou, ele tem razão.

gsilvax escreveu:E então, volta e meia quando vou perceber, já estou com 20 abas abertas vendo reviews de equipamentos, vendo vídeos de making of, vídeos de operadores de equipamentos

Pode ser um sinal que você gosta da área e se gosta é uma questão de esforço chegar onde quer, de pesquisar, conversar, tentar.
Mas penso que durante este caminho é preciso traçar metas e objetivos, saber que área você quer no vídeo, para depois direcionar o conhecimento, o equipamento, o pesquisa, a troca de ideia etc.

Padumi
Avançado
Avançado
Software: Adobe

Mensagempor Padumi » 18 Fev 2015, 21:27

Olá Gsilvax, bem vindo ao forum. Não tenho a experiência profissional do pessoal aqui, mas vamos lá.

Primeiramente, se eu morasse próxima à divisa com o Uruguai, com certeza já teria ido morar lá! :mrgreen:

Depreciação do mercado de informática? Pois te digo que na área de vídeo, atualmente, é a mesma coisa, se não for pior. E é até fácil entender porque ambos mercados estão assim: facilidade de aprendizagem, equipamentos acessíveis, falta de formação acadêmica e falta de regulamentação / fiscalização. Em outras palavras: hoje em dia, com a internet, qualquer um aprende sozinho a atuar nessas áreas. Qualquer um compra bons equipamentos. Há 10 anos atrás, quem era capaz de fazer um site? Quem era capaz de fazer uma simples formatação de PC? Quem podia comprar uma boa câmera? Quem podia ter uma "Ilha de edição" em casa?? Pois é, as coisas mudaram e aí é natural que o mercado inche. E quando a oferta é maior que a procura, já sabes: o preço despenca.

Mas ao mesmo tempo, é possível se diferenciar, sim. Tem muita gente ruim no mercado, ganhando dinheiro. É aí que, na minha opinião, talento e criatividade, aliados a conhecimento técnico e atitude, fazem a diferença!

(Eu também falo demais, hein! E daqui a pouco o Escalpella aparece aí pra ajudar, também! rsrsrs)

No seu caso, entre cinema ou jornalismo, tudo depende do que você vai querer fazer, meu caro. Que quer trabalhar com vídeo, já está claro. Mas pretende fazer o que? Filmar o que? Eu acho jornalismo sensacional! Você passa a ter meio que uma "credencial" para ir e filmar o que quiser, onde quiser. Já cinema, de fato tem todo um romantismo, é outra linguagem, aborda aspectos inerentes à área, como roteiro, etc.

Curso superior sempre terá muita teoria. Uma faculdade é responsável não só por passar conhecimento técnico, mas tem também a missão de lapidar o intelecto, abrir a mente da pessoa, formar cidadãos! É bem diferente de cursos técnicos, que focam na prática, que vão direto ao assunto, digamos assim. Ambos são bons, mas cada qual tem seu objetivo e é destinado ao seu tipo de público.

O ponto principal, me parece ser você decidir para que lado vai. Depois de decidir isso, eu não pensaria duas vezes em ir atrás dos cursos, por mais longes que estejam. Sem esforço, sem chance. E claro que, ao mesmo tempo, é fundamental ir à prática, do jeito que der! Nada ensina mais, que a vivência diária! Faça, experimente, invente... e conforme os resultados vierem, você vai se adequando. Fazer é fundamental!

Agora uma resposta prática: se você pretende trabalhar por conta própria, não precisa de faculdade. Mas se pretende trabalhar formalmente, numa empresa... aí vai precisar do bendito diploma, sim. É uma questão burocrática, na verdade. Mas enfim, vai precisar. Então na dúvida, considerando que tudo pode acontecer, na sua idade, eu faria um curso superior, "pra garantir". Se um dia precisar, você tem! Se não precisar, é experiência de vida. Sempre vai agregar algo. E sem contar que, "no meio do caminho", você pode parar e mudar tudo! rs

Você é novo, tem todo tempo do mundo pra errar e recomeçar quantas vezes forem necessárias. Mas o tempo passa rápido, não se iluda! Comece logo a fazer alguma coisa, mesmo que mais à frente conclua que não era bem isso. Pelo menos você terá eliminado uma das opções, terá ainda assim aprendido algo e o melhor: terá tempo de voltar e recomeçar, ou apenas se adaptar a outro contexto.

Por fim: não fique esperando as "condições ideais" para começar algo. Vá hoje e faça o melhor que puder, com os recursos que você tiver.

Boa sorte.

Abs
Abs a todos!
------------------
Padumi

gsilvax
Iniciante
Iniciante

Mensagempor gsilvax » 18 Fev 2015, 23:09

VPVideo escreveu:Apesar do texto ser extenso eu não entendi bem onde você quer ir..

Me desculpem, pessoal. Me sinto frustrado em não poder ter a capacidade de optar pelo que eu mais ou menos pretendo fazer. Isso é pra vocês verem como minha ideia está confusa que nem consigo explicar direito.:lol:

VPVideo escreveu:Não sei se quer fazer cinema para trabalhar com cinema ou está com a ideia que se fizer faculdade nessa área assim se tornaria apto a fazer vídeo em geral, uma vez que, ao mesmo tempo fala de cinema cita o operador de câmera.

Olá VPVideo. Achei que cinema fosse requisito mínimo para trabalhar com produções institucionais, aqueles que fazem propaganda, que vendem um produto. Também achei que fosse requisito para os eventos sociais ou até mesmo para trabalhar com uma produtora ou emissora de televisão. Por isso toquei bastante na tecla da faculdade de cinema. Veja bem, minha ideia e intuição parece a tender mais para o lado do evento social, do câmera, da operação do equipamento, do trabalho em equipe, do registro que ficará para sempre. Daí cito o operador em sí. Melhorou? [-o< :lol:

VPVideo escreveu:Aqui no fórum a maioria só fez evento social, só e tão somente se limita a essa área, se você me disser que fez cinema, eu vou confiar mais num cara que tem prática de eventos sociais que em você.
Então fica claro o que eu penso de curso superior, como requisito de medição para sua capacidade.
Quanto ao que seu colega falou, ele tem razão.

Muito direto e esclarecedor. Obrigado pela transparência. Já vai me nortear aqui. =D>

Padumi escreveu:Em outras palavras: hoje em dia, com a internet, qualquer um aprende sozinho a atuar nessas áreas. Qualquer um compra bons equipamentos... É aí que, na minha opinião, talento e criatividade, aliados a conhecimento técnico e atitude, fazem a diferença!

Olá Padumi. Exatamente, por isso gostaria de ter uma teoría no mínimo de nível técnico, para ter embasamento, a técnica e experiência quando estiver em campo pra não ser pego desprevenido.

Padumi escreveu:No seu caso, entre cinema ou jornalismo, tudo depende do que você vai querer fazer, meu caro. Que quer trabalhar com vídeo, já está claro.

Nossa! Que bom ouvir isso. De verdade.[-o<
Pois é, aí que está o pulo do gato. Minha intuição parece não ter inconsistências entre o repórter cinematográfico e o cinegrafista de eventos sociais. Mas jornalismo engloba ter que fazer uma matéria, passar pra frente das câmeras pra apresentar e isso foge um pouco do foco que eu busco.:wink:

Padumi escreveu:Depois de decidir isso, eu não pensaria duas vezes em ir atrás dos cursos, por mais longes que estejam. Sem esforço, sem chance. E claro que, ao mesmo tempo, é fundamental ir à prática, do jeito que der! Nada ensina mais, que a vivência diária! Faça, experimente, invente... e conforme os resultados vierem, você vai se adequando. Fazer é fundamental!

Pois é, está um pouco prematura a ideia ainda. E eu não consigo tomar uma atitude sem ter certeza ou sem ter uma opinião de quem vive nesse ramo. No caso, vocês. :wink:

Muito obrigado senhores, estão ajudando muito.

VPVideo
Sênior
Sênior

Mensagempor VPVideo » 18 Fev 2015, 23:59

gsilvax escreveu:Olá VPVideo. Achei que cinema fosse requisito mínimo para trabalhar com produções institucionais, aqueles que fazem propaganda, que vendem um produto. Também achei que fosse requisito para os eventos sociais ou até mesmo para trabalhar com uma produtora ou emissora de televisão. Por isso toquei bastante na tecla da faculdade de cinema. Veja bem, minha ideia e intuição parece a tender mais para o lado do evento social, do câmera, da operação do equipamento, do trabalho em equipe, do registro que ficará para sempre. Daí cito o operador em sí. Melhorou?

Para evento social você tem um material muito amplo na internet, além de cursos livres e workshops pra todo lado, inclusive ai no seu Estado.
Estes cursos não são o que eu chamaria de baratinhos e nem te aconselho a faze-los sem conhecimento algum.
No geral são muito bons, falam de marketing, atendimento, novas ideias, de standcam (que você gosta) :mrgreen:
Se de fato você colocar tempo e dinheiro nisso, saiba que não é apenas comprar equipamento que resolver todos os problema.
Fique atendo também para não deixar o mercado te bitolar com regras e sistematizações. Há muitas formas, muitos equipamentos, muitos meios e caminhos, não pense nunca que uma coisa é totalmente boa, nem totalmente ruim é apenas informação, que pode ou não ser considerada por você.

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Mensagempor Escalpella » 19 Fev 2015, 00:05

Bem vindo ao fórum amigo!

Eu vou ser breve... Posso te dizer que se quiser ser "completo", vai ter que passar a metade da vida estudando TUDO em todas as áreas. Eu no meu caso, optaria pelo jornalismo para depois ia me aperfeiçoando em outras áreas. Sempre em uma vai fazer falta algo da outra. Eu trabalho com eventos sociais e ano passado fiz um curso todo voltado para trabalhar em estúdio e externa. Eu achei trabalhar em estúdio fantástico, simulando programa de TV, cobertura de eventos (tipo programa do Amaury Júnior), reportagem em estúdio e externas (me amarrei nessa) e uma passada por gravação de cenas para filme e novela em externa. Aprendi muito com esse curso, descobri que fazer matérias no estilo reportagem de rua me deixou muito feliz e que esse era o meu negócio e que estúdio também seria o meu maior investimento para o futuro, só que mais modesto, claro.

Aqui posso te dizer que, na minha turma tinha uma repórter do jornal O Globo que já fazia vídeos de matérias para o jornal e gravando para por no site do jornal. Ela foi buscar aperfeiçoamento em câmera, movimentos, linguagens, etc. Também tinha um rapaz formado em cinema, que é filho de um (grande) funcionário da Rede Globo, mas que também depois de ter feito faculdade de cinema, sentiu que faltava algo, que era exatamente estar com a mão na câmera, fazendo acontecer e em área diferente. Tinha um Senhor que é Médico e estava querendo aprender tudo para filmar cirurgias e partos. Um que ia trabalhar na área de construção civil, filmando obras para as empreiteiras e eu e outro que trabalhava em eventos sociais, sendo que ele trabalha com DSLR e eu com filmadora.

Posso te dizer que nós dois que viemos do evento social se saímos muito bem (como disse o VP), sendo que ele arrebentou em foco manual e eu em movimentos com a câmera na mão e controle no zoom em plano sequência. Fiquei muito feliz por ter sido elogiado pelo professor que era um repórter cinematográfico da rede Globo aposentado. Já havia feito coberturas de guerras, tinha trabalhado no programa "Você decide", novelas, para candidatos, etc. Receber um elogio dele foi gratificante para mim. Ele era o Saudoso Mário Ferreira, que faleceu no final de 2014, um pouco após o término do curso.

Porque te disse tudo isso? Para te mostrar que o que os amigos falaram acima é a mais pura verdade e eu pude ver isso na prática. O jornalismo e o Evento social é uma escola que tu leva para a vida toda, porque é tudo feito no "ao vivo", sem segunda chance. Isso faz você apurar técnica, olhar, seus movimentos... Ali é uma pressão porque tu sabe que só vai ter aquele momento e tudo está na sua mão. Agora, aprender todo o resto também é fundamental. Uma boa forma é fazer como no "Documentário Rústico", se oferecendo para trabalhar em equipes de filmes, estúdio, ou procurando cursos PRÁTICOS nessa área. Cuidado que tem muitos cursos por aí que é um tempão com conversinha e quase nada com a CÂMERA NA MÃO.

Bem amigo, espero ter ajudado com os exemplos e que possa ter "clareado" o seu caminho e as suas ideias. Boa sorte!

Grande abraço galera!

Padumi
Avançado
Avançado

Mensagempor Padumi » 19 Fev 2015, 06:38

Gsilvax, agora com suas respostas, está ficando mais claro.

Eu acho que o primeiro passo, é você já ir pesquisando e estudando por conta própria, o básico da coisa. Existem muitos conteúdos na internet, que podem ajudar bastante! Só tem que saber filtrar.

O segundo passo é você adquirir prática! De nada adianta você saber a teoria muito bem, pois na prática a coisa é muito diferente. Eu que o diga! Eu passei meses estudando audiovisual, antes de partir para o trabalho. Pesquisei muito, fiz curso, me preparei ao máximo e, quando me senti seguro pra sair filmando.... foi um Deus nos acuda! [-o< rsrsrs... Apanhei feio! rs... E ainda apanho, na verdade. Tenho pouquíssima experiência na área, ao contrário dos colegas que estão aqui comentando também.

Mas enfim, com base nas suas intenções, se fosse pra escolher um curso superior, eu iria de jornalismo. Além de te dar bons conhecimento na parte técnica, como disse antes, também vai te dar uma "credencial" pra atuar em muitas áreas do audiovisual. Hoje a sua intenção é essa que está aí dizendo, mas no futuro as coisas podem evoluir, você pode alçar voos maiores...e aí, se tiver formação, estará apto! Eu sempre prefiro "pecar por excesso". :wink:

Ao mesmo tempo, acho interessante alguns conhecimentos sobre cinema. Roteiro, principalmente. Mas pra isso, existem cursos rápidos que podem resolver bem.

Aliás, como bem disse o Escalpella, cuidado com cursos, worshops e etc. Tem muita coisa boa, mas também tem muita coisa ruim por aí. E novamente falo de uma experiência minha: bem no início da minha ideia de vir pro audiovisual, mesmo estudando por conta própria, achei que seria válido fazer um curso. Encontrei uma opção que parecia ser perfeita! O curso era bem abrangente, me ensinaria a ser cinegrafista e também editor de vídeo. E era um curso vip, veja que maravilha! O professor tem mais de 30 anos de carreira na área, é super respeitado na cidade, é presidente da associação e não sei mais o que. E olha.... que porcaria de curso! Pura enganação! O tal cara pode até ser bom profissional, mas como professor....nota zero! Didática nenhuma! Não me ensinou praticamente nada! Dinheiro jogado fora, nem fui buscar meu certificado. #-o

Bom, é isso.

Ah! Eu não disse que o Escalpella logo iria aparecer? O "vou ser breve" dele, é esse aí. Só 45 linhas...rsrsrs :mrgreen:

A gente fala bagarai...rsrsrs

Abraço!
Abs a todos!
------------------
Padumi

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Mensagempor Escalpella » 19 Fev 2015, 19:29

45 linhas... Pura emoção! (risos...). Eu tento ser breve, mas... :mrgreen: Gosto de explicar bem.

Valeu galera! Estamos juntos!

O dedo é "nervoso" (risos...). Grande abraço!

VPVideo
Sênior
Sênior

Mensagempor VPVideo » 19 Fev 2015, 21:23

Se o pessoal percebe-se a importância de coisas como estratégia, marketing, definição do tipo de cliente, metas etc e varias outras eteceteras, tão importantes quanto a questão do equipamento, teríamos profissionais melhores no mercado.
É obvio que conhecer equipamento e saber usa-lo e também decidir sobre o que comprar, tem relevância, mas ai caímos naquele caso, se eu der 50mil pra um cara comprar equipamento não significa que ele terá trabalho, muito menos que terá continuidade nesse trabalho.
Hoje o curriculum pessoal é bem maior que antigamente e o numero de etapas a se conhecer também.

gsilvax
Iniciante
Iniciante

Mensagempor gsilvax » 20 Fev 2015, 03:56

Escalpella escreveu:Porque te disse tudo isso? Para te mostrar que o que os amigos falaram acima é a mais pura verdade e eu pude ver isso na prática. O jornalismo e o Evento social é uma escola que tu leva para a vida toda, porque é tudo feito no "ao vivo", sem segunda chance. Isso faz você apurar técnica, olhar, seus movimentos...

=D> =D> =D>
Escalpella escreveu:Uma boa forma é fazer como no "Documentário Rústico", se oferecendo para trabalhar em equipes de filmes, estúdio, ou procurando cursos PRÁTICOS nessa área.

Aqui na cidade (apróx. 20 mil habitantes), não existe empresa no ramo de vídeo voltado pro evento social. Nesse ponto eu terei que ser cauteloso com as palavras, mas poderia afirmar que o pessoal não se interessa em registrar os casamentos e eventos sociais com o vídeo. Mas sim com fotos, e como referência, temos um único estúdio com mais de 15 anos no mercado, cobrindo vários eventos sociais. Mas não posso negar que a carência do mercado de vídeo se deve pelo fato de não termos nenhum cinegrafista atualmente residindo aqui. Dificultando o contato e troca de experiência com alguém de mais bagagem...
A prática atualmente, se dá pelo fato de eu estar fazendo parte de um grupo que produz curtas para exposição e disputa de um concurso voltado para o cinema mesmo que acontece na cidade anual. Os grupos concorrem entre sí, sendo julgados pela plateia que assiste a todos e vota no final com direito a prêmios! Na edição passada eu não participei, mas o sorteio foi uma câmera zero quilômetro para dar um incentivo aos vencedores. =D>
VPVideo escreveu:Se de fato você colocar tempo e dinheiro nisso, saiba que não é apenas comprar equipamento que resolver todos os problema.

Depois do que tenho pesquisado, isso já está bem claro.
Padumi escreveu:Ah! Eu não disse que o Escalpella logo iria aparecer? O "vou ser breve" dele, é esse aí. Só 45 linhas...rsrsrs :mrgreen:
A gente fala bagarai...rsrsrs

Escalpella escreveu:45 linhas... Pura emoção! (risos...). Eu tento ser breve, mas... :mrgreen: Gosto de explicar bem.

Super expressivos, comunicativos e com ótimas opiniões. Parabéns =D>
VPVideo escreveu:É obvio que conhecer equipamento e saber usa-lo e também decidir sobre o que comprar, tem relevância, mas ai caímos naquele caso, se eu der 50mil pra um cara comprar equipamento não significa que ele terá trabalho, muito menos que terá continuidade nesse trabalho.

Eu estava pesquisando e tinha como estopim inicial, uma shoulder camera, uma HXR M2000 ou M2500 da Sony. Mas depois de ler o tópico principal dela aqui no fórum, eu já fiquei meio perdido.
A princípio, iria investir num equipamento iniciante para tê-lo como hobby apenas.
Horas eu penso em comprar uma T2i, horas penso numa AG HMC 40 ou 80, aí depois já penso em juntar mais um pouquinho e pegar coisa melhor tipo AG AC 90... Vai entender... #-o

VPVideo
Sênior
Sênior

Mensagempor VPVideo » 20 Fev 2015, 14:22

gsilvax escreveu:Aqui na cidade (apróx. 20 mil habitantes), não existe empresa no ramo de vídeo voltado pro evento social. Nesse ponto eu terei que ser cauteloso com as palavras, mas poderia afirmar que o pessoal não se interessa em registrar os casamentos e eventos sociais com o vídeo. Mas sim com fotos, e como referência, temos um único estúdio com mais de 15 anos no mercado, cobrindo vários eventos sociais. Mas não posso negar que a carência do mercado de vídeo se deve pelo fato de não termos nenhum cinegrafista atualmente residindo aqui. Dificultando o contato e troca de experiência com alguém de mais bagagem...

Que maravilha, sem concorrência.
Mas leve em conta que sua cidade dificilmente te sustentaria pelo volume de casamentos anuais que deve ter ai, seria preciso ampliar sua atuação, no entanto acho que primeiro é preciso aprender.
Vou linkar esse papo a do equipamento.
Com uma câmera, você consegui fazer um clip de 10 minutos para menos dos melhores momentos de todas as etapas de contratação do fotografo e se ele não foi chamado para externa por exemplo, faça a sua.
Com uma câmera, você faz um piloto de alguma noiva bonita para oferecer as demais.
Geralmente o pessoal grava horas, muitas horas para tirar alguns minutos, você pode gravar só o que interessa se tiver um roteiro definido e bem compreendido na sua cabeça, para isso assista casamentos e compreenda bem seus pontos importantes.
Enfim, venda clipes bem feitos a um custo bom.
Equipamento, bem, qualquer um serve, mas nesse caso DSLR ou uma pequena mirolles pode ser melhor.
Sugestão:
Canon 70D (T5I pode fazer o mesmo trabalho) esquece t2i e t3i, uma vez que você pode ter foco por toque no lcd, estas ultimas vão perdendo o sentido.
3 lentes: uma angular tipo 10-20mm (bom preço)
uma angular curta tipo 24mm stm 2.8 ou 28mm 1.8
Tele curta 40mm stm e uma 85mm 1.8
Zoom 24-105mm f4 L
Luz led.
Se a ideia é faze vídeo de toda ordem, social, institucional, empresarial com registro na integra - VAI DE FILMADORA MESMO.

Padumi
Avançado
Avançado

Mensagempor Padumi » 20 Fev 2015, 15:39

Pensei a mesma coisa que o VP. Cidade de 20.000 habitantes, sem ninguém pra fazer vídeo? Demorou, cara! Compra uma boa câmera (pode ser até mesmo as "semi" como a FZ200, LX7, e etc. Veja reviews aqui no forum) e vai fundo! De repente, o pessoal não dá valor, apenas pelo fato de nunca terem feito. Se fizer algo legal, divulgar e cair no gosto do pessoal, você tá feito. Aí é questão de tempo pra começar a atender as cidades vizinhas.

E te digo mais: duvido que o tal estúdio de fotografia não passe a produzir vídeos também. Ou que pelo menos te chame pra fazer parceria.

Abs, boa sorte.
Abs a todos!
------------------
Padumi

gsilvax
Iniciante
Iniciante

Mensagempor gsilvax » 20 Fev 2015, 17:27

VPVideo escreveu:Mas leve em conta que sua cidade dificilmente te sustentaria pelo volume de casamentos anuais que deve ter ai, seria preciso ampliar sua atuação, no entanto acho que primeiro é preciso aprender.

Sim VPVideo, acho muito cedo para pensar em mercado e para ser franco, não me lançaria no mercado pra fazer algo sem um pingo de conhecimento e dignidade. Pois como os senhores falaram aqui nesse ramo se trabalha com emoções e momentos únicos. Não quero ser um "bituzinho" da vida.

Vide:https://www.youtube.com/watch?v=8x2ZEUtMcLQ
VPVideo escreveu:Com uma câmera, você faz um piloto de alguma noiva bonita para oferecer as demais.
Geralmente o pessoal grava horas, muitas horas para tirar alguns minutos, você pode gravar só o que interessa se tiver um roteiro definido e bem compreendido na sua cabeça, para isso assista casamentos e compreenda bem seus pontos importantes.

Ótimo! Vou anotar! :D

VPVideo escreveu:Se a ideia é faze vídeo de toda ordem, social, institucional, empresarial com registro na integra - VAI DE FILMADORA MESMO.

Exatamente, uma coisa que não comentei é que terei aproximadamente R$ 5.500,00 daqui a dois meses para investir nisso e por isso, estou confuso ainda entre escolher uma DSLR ou Filmadora, propriamente dita.

Voltar para “Empreendimento e Negócios”