Iluminadores On-Camera: Sua opinião

malow
Master
Master
Software: Vegas Baby
Contato:

Iluminadores On-Camera: Sua opinião

Mensagempor malow » 23 Dez 2014, 18:14

Olá gent, to considerando a possibilidade de fazer iluminadores on-camera pra venda.

mas antes de qualker coisa, gostaria de saber a necessidade "de quem usa".

entao a pergunta:? o que vc gostaria num iluminador "On-Camera"?

Fio longo? luz forte? ajuste de potencia? qual angulo da sua lente? longa duração da bateria? bateria leve? qual cor prefere? fixação pra tripé? como pretende usar? etc...

Qualker dica ou opinião ajuda ;) :wink:
now with athlon ii x4 - http://www.flickr.com/photos/malow/

cameraelvis
Sênior
Sênior
Software: Sony Vegas Pro
Contato:

Re: Iluminadores On-Camera: Sua opinião

Mensagempor cameraelvis » 23 Dez 2014, 18:29

Vamos lá...

Coisas que considero importantes em iluminador:

- Duração longa em com bateria ( Bateria da Sony NP-F de preferência),
- Ângulo de luz 120º acho o ideal,
- Cor preta,
- Dimmer de potencia,
- Filtro 3200/5600k.

----

O ultimo que comprei é potente (4x 3W), tem dimmer, e a bateria fica razoável com Np-f970, mas o ângulo é muito fechado. :( (acho que é de 30º)
Panasonic Hmc150 / Canon T3i, T5i / Gopro Hero 2 / Tascam Dr-40 / Zoom H1 / Sony Px240

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 23 Dez 2014, 18:50

cameraelvis escreveu:- Duração longa em com bateria ( Bateria da Sony NP-F de preferência),
- Ângulo de luz 120º acho o ideal,
- Cor preta,
- Dimmer de potencia,
- Filtro 3200/5600k.
O ultimo que comprei é potente (4x 3W), tem dimmer, e a bateria fica razoável com Np-f970, mas o ângulo é muito fechado. :( (acho que é de 30º)

Quantas horas de duração seria ideal pra vc?

ângulo de 120º eh basicamente led aberto. vale lembrar que a potencia é proporcional ao ângulo. mais aberto=mais fraco. por isso que iluminadores baratex aparentam ser fortes, devido ao pequeno ângulo ;P

dimmer e liga-desliga ou dimmer que liga e controla a potencia junto?

cameraelvis
Sênior
Sênior
Software: Sony Vegas Pro
Contato:

Mensagempor cameraelvis » 23 Dez 2014, 19:18

Boa duração, são 4 horas em potencia media;

Acho melhor botão do dimmer separado do power;
---
No meu led de 12w, com a Sony f970, em potencia mínima segura 3h30m, e com potencia máxima 1h :( ,
e como falei acima, tem um ângulo muito fechado. :(

Vantagens: Forte, Dimmer :mrgreen:
Desvantagens: Ângulo de luz 30º, sapata de plástico vagabundo :(
Panasonic Hmc150 / Canon T3i, T5i / Gopro Hero 2 / Tascam Dr-40 / Zoom H1 / Sony Px240

VPVideo
Sênior
Sênior
Software: PP

Mensagempor VPVideo » 23 Dez 2014, 20:01

Eu penso que o consumo de 10w hora é bom para as baterias que se tem no mercado da serie F Sony. Eventos sociais não tem etapas longas o suficiente para que a bateria média da sony não dê conta de cada uma. E é relativamente leve.
A angulação dos que tem hoje no mercado me atendem e não vejo que vantagem teria com angulações maiores, tipo aputure al 198 e serie CN são mais ou menos o padrão.
O que tenho queixa.
A altura do suporte do iluminador é muito alta.
O sistema de rosca na sapata e dependendo do modelo, no encaixe do iluminador também, não tem aderência e a rosca não tem pressão.
Exemplo. No CN estraga a toa, no aputure se não apertar muito, mas muito mesmo, ele pode cair e machucar alguém.
Led de consumo não me interessa.
Seria interessantíssimo ter algo assim. Um pequeno potenciômetro preso ao dedo da mão direita ligado ao led por plug p2 para reduzir ao aumentar a luz. Tem situações que seria muito útil.

henriqueguths
Master
Master
Software: Adobe Premiere 5.0
Contato:

Mensagempor henriqueguths » 23 Dez 2014, 21:39

Iluminador pra câmera os CN-160 me atendem bem...

- Bateria dura um casamento inteiro;
- Faz uma luz suficiente pra trabalhar com DSLR / HMC150.
- Tem dimer.

Poderia ter regulagem de cor, mas isso se corrige com o difusor.

Uma coisa que não tem no mercado que tu poderias vender é o iluminador pra tripé, que tal? :roll:
Preciso de substitutos pras halógenas quentes...
Henrique Güths - www.guths.com.br
I7 2,8Ghz|16GB RAM|GTX660 2gb|15 TB|Win7, 64bits

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Mensagempor Escalpella » 24 Dez 2014, 17:17

Vamos lá Malow! Essa proposta aí me agradou MUITO :mrgreen:

Eu acho que um LED Para câmera, você poderia fazer do tipo do E-LED 880 mas com correções suas, que com certeza melhoraria muito mais ele. Vamos lá ao que eu acho:

- Um iluminador bem forte, mas com dimmer separados (01 para ligar e 01 para regular). e também acho (igual ao VP) que um controle que fique mais próximo a mão ajudaria muito. Algo que desse para prender próximo ao LCD da câmera (para quem usa filmadora) melhorando assim na estabilidade.
- Com ventilação para uma melhor performance e durabilidade
- Uma luz de 5600K (branquinha :mrgreen: ) e com a possibilidade de colocar o filtro 3200K
- Que possa usar 02 baterias NP F 970 para uma durabilidade de pelo menos 02 horas
- Uma sapata com bom encaixe, como o da E-LED por exemplo e com rosca para por em tripé
- Que chegasse a 500w comparado com halógena
- Com rebatedores
- Que tenha uma forma de colocar um suporte para microfone acoplado a ele ou um gravador do tipo TASCAN. Isso com certeza seria um diferencial entre todos os outros.
- que tenha um bom ângulo (em 16:9). Acho o Yn 160 ruim nesse quesito. Parece farol de moto #-o Fica aquela bola mais iluminada no meio e as beiradas fracas dando uma grande diferença...

Bem, eu sei que são muitos pedidos. Chegando a ser igual a um E-LED 880 e alimentado por bateria de filmadora para mim já está muito bom. Sinceramente, o que me incomoda no E-LED é o fato do fio e a bateria "tijolinho" #-o Para usar na câmera fica naquela: Ganho luz e carrego peso ou fico "soltinho" e no escuro? Isso é um dilema... Posso dizer que as vezes (muito raro) prefiro carregar peso :mrgreen:

Ser um somente para usar em tripés, com possibilidade de usar baterias de filmadora ou na rede elétrica e que chegue a uns 700W também é muito bom. Vou esperar ansioso... Mas que tenha um precinho camarada, bom para você e bom para nós :mrgreen:

Grande abraço galera!

Bem Malow, sei da maravilha que são os seus iluminadores =D> =D> =D> Com certeza o que você fizer, vai ser muito bom!

langsdorff
Sênior
Sênior

Mensagempor langsdorff » 26 Dez 2014, 16:41

Malow, é sempre um bom momento pra fazer pesquisa de mercado - melhor ter um sonho enterrado antes da hora pela certeza do que ter de carregar um presunto gerador de prejuízo por "achar" que o mercado aceitaria bem o lançamento #-o
Todo mundo deu pitaco, que a gente precisa respeitar, mas o meu departamento é bem mais simples. Logo, as sugestões dadas até agora mais que se encaixariam nas necessidades de quem tem o meu perfil, muito mais pro jornalístico. Meu pitaco principal é no que as maquininhas produzem de luz, mas vou acrescentar algo no quesito bateria e temperatura de cor. Mais que tudo é pitaco mercadológico.
A experiência que você juntou com o teu Malowled de laboratório deve permitir que você produza tanto o original de 20/21 K lumens (eu tenho certeza que você mediu os 20/21 K a um metro) quanto uma versão "mini" de uns 9 k lumens, o dobro dos 600 que andam por aí na praça - 4500/4600 na palavra do fabricante, mas deve sair na real por pouco mais que 4K.
Vamos fazer contas, tomando como base os 600. Com um deles dá e sobra para fazer entrevista em lugar com zero de luz; dá pra fazer bonito num ambiente com luz normal, como um escritório/loja, destacando primeiro plano; dá, acreditem, pra fazer alguma diferença em área de sombra num dia claro - tudo isso para enquadrar duas pessoas em plano americano. É fácil imaginar uma projeção disso para o dobro de fluxo luminoso ou 4x isso!!! O lance da distribuição da luz na cena: se a distribuição dessa luz toda (medido a 1 m) por 60º garantir pelo menos 50% de intensidade de fluxo luminoso (nas extremidades em relação ao centro) dentro do mesmo f-stop tanto melhor - 60º é o que 16:9 exige - ou seja, não vai ter aquele explodidão de luz no meio, que fica parecendo reality de caça-fantasma no Discovery... Isso pode virar diferencial competitivo,
Eu chutaria como atraentes dois modelos montados em cima da mesma plataforma, o de 20/21K e o de 9/9500K. Você fugiria da "carne de vaca" dos 160 e dos 600, com um produto competitivo pela capacidade e valor.
Quanto ao departamento bateria, fica mais complicado porque o parque instalado de equipamento é bem variado. O melhor padrão seria oferecer encaixe de bateria como opcional. Quer mais? Pergunta na Casa das Baterias (ou é Rei das Baterias) na Santa Ifigênia, ou em dealers como Merlin, p.ex., se alguém sabe que linha de bateria/câmera sai mais. Pode ajudar,
Temperatura de cor - no tópico 20/900 acho que o Malow relatou que é um pouco mais que 5600 Kelvin. Ter espaço pra enfiar gelatina de correção é um diferencial fácil de criar. Aliás, gelatina normal tira muito menos que 10% do fluxo luminoso (citado em post anterior).

[][][]s
Fórum, o fórum da pequena e média empresa... :wink:
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital

malow
Master
Master
Contato:

Mensagempor malow » 13 Jan 2015, 07:54

EITA GENTE... a galera aki é exigente em? kkkkk

infelizmente, muita dica aki foge das leis da física.... usar bateria pequena, ser forte e durar muito é como querer picanha a R$5 o kilo... não tem como.... :oops:

usar ou nao usar baterias sony é um fator importante. pq facilita pra comprar e usar bateria, mas o custo/beneficio é baixo, já que originais sao caras e tem baixa capacidade total. genéricas são as vezes de mais capacidade mas de qualidade inferior. usando essas baterias nao tem como fazer algo forte que tenha boa duração, ou algo que tenha longa duração e seje forte :(

creio q a potencia máxima que dah pra fazer, sendo pequeno e usando cooler bem silencioso, seria uns 4500 lumens (valores reais, não de mercadolivre) usando 10 leds. estou testando lentes menores pra poder por 10 led em 8cm x 8cm ;)

quanto ao dimmer, eu inicialmente sempre axei algo meio inutil, MAS, como mencionado pelo colega VPVideo, um controle "remoto" de potencia talvez seje mais útil do que se parece. pq em eventos onde se usa luz on-camera, agente tem que ajustar a iris/ganho/etc baseado na distancia da camera, aí escurencendo o segundo plano (ficar com a mao esticada em dimmer no iluminador é imprático né). se for possivel fazer um controle remoto de luminosidade, é possivel justar a luz em vez de ajustar a camera. to pensando numa caixinha minúscula com um botao e um potenciômetro que ficasse de forma lateral, pra servir como um "scroll" como na EA50, que permitisse alterar a potencia com um dedo só, "rolando". e um botaozinho pequeno pra ligar/desligar (ao invés de interruptor)

temperatura de cor é só uma questao de escolher o led na hora de comprar. da pra fazer em qualker temperatura. mas vale lembrar que maioria dos lugares não tem iluminação 5600k, cada local é diferente. pretendo incluir filtros pra coreção, juntamente com filtros 1/8 pra fazer correção fina. só falta desenvolver uma maneira de por suporte a filtros ;)

obrigado pela opinião pessoal ;)

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Mensagempor Escalpella » 13 Jan 2015, 15:50

Obrigado a você Malow por se dispor a fazer uma maravilha dessa, pedindo e analisando as sugestões, querendo trazer um iluminador "de verdade" para nós. Se os fabricantes fossem mais democráticos ( humildes também ) como você, teríamos produtos "de verdade" circulando por aí.

Parabéns mais uma vez Malow. Não vejo a hora de chegar até as nossas câmeras esse iluminador...

Voltar para “Empreendimento e Negócios”