O que esperar da reeleição de Dilma p/o mercado audiovisual?

Jorge Villar
Assíduo
Assíduo
Software: Adobe Premiere
Contato:

O que esperar da reeleição de Dilma p/o mercado audiovisual?

Mensagempor Jorge Villar » 27 Out 2014, 21:52

Abro este tópico para comentarmos sobre o que virá para nosso mercado.

Pelo que li a respeito do principal Ministério para nosso mercado (das Comunicações), Dilma Rousseff irá manter Paulo Bernardo como ministro das comunicações.

Parece que deixaram de lado, pelo menos por enquanto, a votação do projeto do Marco Regulatório, temido pela imprensa por ser um possível instrumento de censura,

Enfim, o que acham?

VPVideo
Sênior
Sênior
Software: PP

Re: O que esperar da reeleição de Dilma p/o mercado audiovisual?

Mensagempor VPVideo » 28 Out 2014, 01:26

Eu nao sou imprensa nem faço algum tipo de jornalismo. No meu universo acredito que se consiga alguma reduçao de impostos, que pode ou nao fazer alguma diferença, ate porque eu desconheço qualquer pedido neste sentida a presidente, entao nao da pra queixar dela, pois ela nao tem conhecimento de nossas demandas uma vez que, via de regra, fotografos e cine social é uma classe esquisitissima e individualista que resisti, nao sabe nem porque a regulamentaçao, imagine no resto.

langsdorff
Sênior
Sênior

Mensagempor langsdorff » 28 Out 2014, 12:31

1 - Quem tem um pé em projetos beneficiados por algum tipo de incentivo - federal, estadual ou municipal - mal vai saber quem está ou não está no poder, que essa área quase ganhou "vida própria" (fosse Aécio o vencedor, este texto seria exatamente o mesmo). É claro que em tempo de mudanças de ministérios e/ou secretarias, uns 6 meses em média, sempre tem alguma turbulência, mais para dar tempo aos rearranjos que por mudanças de políticas. Coincidentemente, neste ano eleitoral, o setor levou um zaquilhão de dinheiro, o que foi bom, mas não há garantia nenhuma de que esse saco de bondares se repita pelos próximos anos. Sorte que o segmento já tem maturidade suficiente para tocar muita coisa por conta, mas a participação da verba oficial faz parte do jogo - o crime feito com a Embrafilme no começo dos anos 90 é prova de que nossa indústria ainda é oficial-dependente, como, aliás, acontece em muitos países (Canadá, Austrália, França, Nova Zelândia, pra ficar só em alguns).
2 - Quem não tem e depende do famoso "mercado", essa entidade elogiada, endeusada, malhada e criticada - vai enfrentar tempos bicudos, seja no departamento social, seja no publicitário, seja no empresarial - telejornalismo em geral eu considero vacinado porque funciona pela média dos setores. Quando você tem inflação estourando metas do BC, juros altos, contabilidade criativa para escamotear gastos governamentais altos e política fiscal frouxa, isso costuma desembocar em crescimento ameaçando chagar a zero e dificuldades no poder de compra - de pessoas e empresas - sem contar com a redução de emprego que já é real em alguns setores. Se isso se confirmar, a retração vai exigir muito mais competitividade para enfrentar um mercado menos comprador. Quem já passou por muitas situações de crise nestas terras já tem alguns indícios de como se comportar para enfrentar as dificuldades, mas o desenho da atual pode chegar a um, dois, talvez três anos, com diferentes graus de gravidade - a depender das avaliações de mercado, governo ou outras instituições. De qualquer forma, tudo indica que vai acontecer.

[][][]s
Fórum: fique esperto!!! :shock: 8)
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital

Rodi
Master
Master
Software: Edius
Contato:

Mensagempor Rodi » 28 Out 2014, 12:55

Dilma lança programa de R$ 1,2 bi para consolidar audiovisual brasileiro
http://www.redebrasilatual.com.br/polit ... -3537.html
"O mundo gira por trás das lentes da retina".

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Mensagempor Escalpella » 28 Out 2014, 19:07

Acho que continua tudo como está, talvez ( o que acho mais certo ) algum imposto novo para tirar dinheiro nosso para cobrir o ROMBO da copa. Agora, se fosse o Aécio... #-o [-o< [-X :mrgreen: Aí podíamos esperar uma bomba! Quem SOFREU em um governo PSDB não esquece jamais. Não sou a favor da Dilma, mas essa foi uma eleição que não tinha candidatos para votar sobrando ela mesmo.

Uma coisa é certa: Ela vai vir com propostas direcionadas aos jovens e ao povo da internet :mrgreen: Não me assustaria ver um projeto de internet de graça, um bate papo on line com a "cabeção" :mrgreen: O povinho da internet enganou até o IBOPE nas suas pesquisas! Se reuniram para avacalhar tudo, falar que iriam votar em um candidato e votaram em outro... Só porque surgiu um boato em 2013 (se não me engano) que a Dilma iria suspender o facebook por 01 mês que já montaram um grupo do "FORA DILMA" que dura até hoje. Deixa ela criar o bolsa internet junto com o bolsa tablet, dando isso de graça para os marmanjos que pelo menos derem a presença na escola 01 vez na semana para ver se rapidinho ela não vira a queridinha! Imagina se ela liberar a maconha, cocaína, etc. Vira uma deusa! Ela com certeza vai querer vir naquela proposta do Aécio do: "Vamos conversar?" Entre no meu site, me mande um e-mail, participe do nosso debate on line... Vejo a "MASSA" ganhando poder por se unirem! E não estou dizendo que mereçam, pois essa "massa" não pensa em nada além de drogas, play IV e praia, mas vão ganhando espaço porque se unem e agitam a P--ra toda!

Eu penso igual ao VP... Acho o povo do audiovisual MUITO individualista! (me desculpem...). Parece que a galera do audiovisual tem seu País próprio, sua moeda própria, sua própria lei, moda, etc. O povo desunido! As vezes vejo, como exemplo nos eventos sociais, as coisas indo de mal a pior, ficando ruim de trabalhar, modismos acabando com a forma de se trabalhar e de se lucrar com alguma coisa e pessoas dizendo: Ha, o mercado está ótimo, muitos trabalhos, clientes incríveis, não estou tendo problemas com os celulares e tablets tomando conta nas festas, as redes sociais aqui são PARCEIRONAS dos trabalhos e produtoras de eventos sociais, festas super tranquilas para fazer gravações, concorrência chinfrim não atrapalha o meu trabalho, etc. Parece que a pessoa está em outro país ou outro mundo! Eu admiro a alegria e perseverança de uma pessoa assim. Parece que a pessoa consegue ver alegria em "passar fome" visando o fato de "emagrecer" :mrgreen:

Não penso que o governo tenha participação direta em algo que está morrendo aos poucos todos os dias, como os eventos sociais. Ou nos unimos e pensamos juntos e firmes ou vai tudo "pelo ralo". Se ficar tudo nesse EGOCENTRISMO e tentando derrubar o mercado criando modismos e fazendo "campanhas" dessa "nova ideia" para alegrar cliente que não quer pagar e só pensa em foto de smartfone, só vai piorando mais.

Depois ficam irados porque não está vendendo os seus filmes, capturados em RAW, com aquele tratamento de cor ( que fica tudo em quase P&B :mrgreen: ), gravados com DSLR full frame, com lentes 1.8 para não acenderem luzes e estragar "a decoração"... Aí vão ver as pessoas fazendo os seus próprios vídeos e fotos, com aqueles filtros laranja, fazendo a alegria nas redes sociais e pensam: Pô, a culpa é da Dilma! Fora Dilma! :mrgreen:

Uma coisa é certa: Onde não se tem união, não se tem opção! É até brincadeira dizer isso, mas, viva a Dilma! Não tem outro... #-o [-o<

Galera, para vocês =D> =D> =D> Grande abraço!

Marcus Vinicius
Júnior
Júnior

Mensagempor Marcus Vinicius » 28 Out 2014, 19:52

Se eu não me engano o PT inventou o MEI, já foi uma grande coisa.
Se a Dilma conseguir deixar o Dólar como estava antes da eleição, pra mim já está bom.
Vamos continuar dando o melhor de cada um de nós e nunca esperar nada de nenhum
governante.

Rodi
Master
Master
Software: Edius
Contato:

Mensagempor Rodi » 29 Out 2014, 09:17

Escalpella, bem isso qndo decidi meu voto. Passei pelo governo tucano, e não tenho boas lembranças.
Mas acho q vc se refere no tocante ao áudio visual em relação a eventos, qndo a desunião.
Em geral, em SET publicitário ou cinematográfico, ao menos onde participo, tem uma turma bem unida.
Agora se vc está falando do SATED, a coisa muda de figura. hehehe.
"O mundo gira por trás das lentes da retina".

Jorge Villar
Assíduo
Assíduo
Software: Adobe Premiere
Contato:

Mensagempor Jorge Villar » 29 Out 2014, 13:32

Eu também concordo que temos que fazer o melhor por nós mesmos e contar cada vez menos com a ajuda do governo.

Quanto à desunião na categoria, creio que existem pessoas que tem caráter altruísta e existem pessoas que não tem caráter nenhum.

Então a desunião pode ser notada quando o interesse de alguém se sobressai ao interesse do coletivo (equipe + cliente), ou ainda, o chefe ou membro da equipe é muito exigente e tem opinões muito divergentes. enfim são só exemplos.

Dai a gente passa a ponderar se tais pessoas merecem estar ou não trabalhando na nossa equipe. ou se nós é que estamos errados!

Duas equipes que não se conhecem no mesmo evento costuma gerar algum conflito.

Já gravei casamento com outra equipe de fotógrafos. Deu uma certa rixa para posicionamento de cãmeras, melhor ângulo, etc

VPVideo
Sênior
Sênior
Software: PP

Mensagempor VPVideo » 29 Out 2014, 13:35

Escalpella escreveu:Parece que a pessoa está em outro país ou outro mundo!

E está mesmo. Eu a muitos anos atrás procurei algo para me engajar, uma associação, sindicato, qualquer coisa. Fui parar numa entidade cultural de produção de curtas, mas não consegui isso lá também, porque a regra deles era ficar dando uma de pedinte para funcionários de segundo e terceiro escalão.

Enfim, não consegui fazer parte oficialmente de nada. Ainda assim insiste e fui parar no sistema de sindicato com ênfase aos jornalistas e pessoal de tv, que a priori, exigia uma curriculum de atividade jornalística. Eu como não fiz backup dessa época na minha vida e teria que me submeter a uma série de exigência com tempo de 5 anos e fiquei 3 anos no ramo desiste, até porque percebi que não valia a pena pois eles não dão atenção a quem está fora dos jornais e tvs.

Na área de fotografia as entidades que são caras de se manter, não as vejo demandar, e como conheço o ambiente sindical sei que está área no brasil não funciona para nossa atividade, assim sobre as associações que cobram caro por ano e existem quase que só em função de reuniões para troca de conhecimento e papos mala de quem na maioria das vezes se vê como artista e pra mim fotografia não é arte, mas técnica e criatividade, então nem tentei. No vídeo é a mesma b---ta.

Uma profissão onde o cara coloca uma câmera no ombro e vai pra um evento se dizendo cinegrafista é uma profissão desvalorizada. Ninguém precisa de nada porque se realizam(?) sozinhos. Quando o cara tem que cumprir algumas exigências, pagar impostos e seguir regras normativas ele vê sua atividade com outra cabeça, com outro sentimento.

A fotografia é regida por uma lei de direitos autorais, que num primeiro tempo pode nos proteger contra grandes empresas, mas é uma aberração para os micro e pequenos negócios. Se fosse levada ao pé da letra, eu como consumidor teria medo de contratar serviços de foto/cine, tal o absurdo do vinculo de direitos a imagem que a legislação impõe, que no final só é boa contra, repito, grandes negócios e grandes empresas.
No vídeo a mesma coisa, diretos e diretos, se contratar um freelancer você não imagina o bode que pode dar isso se for aplicar a legislação, se for terceirizar tratamentos e edição idem.

Enfim, temos uma legislação débil, uma atividade cheia de irregularidades ou nos sentimos um Da Vinci e batemos no peito porque nosso cliente fez banner para sua festa sem nossa autorização com as fotos, ou exibe nosso vídeo em lugar diferente do proposto e apesar de ter nos pago o vídeo não é dele, tudo isso bem no estilo predador das grandes gravadoras e do ECAD.
Que canseira meu!

Escalpella
Avançado
Avançado
Software: Todos

Mensagempor Escalpella » 29 Out 2014, 17:19

Rodi escreveu: Mas acho q vc se refere no tocante ao áudio visual em relação a eventos, qndo a desunião.

É isso mesmo RODI. Infelizmente eu não tive a oportunidade de dar aquela "passeada" mais séria fora do evento social, então falo pelo que estou acostumado. Até tive um convite agora nas eleições de trabalhar com uma produtora em estúdio e externas para gravar material de campanha, mas infelizmente um problema de saúde de minha avó (que morava com a gente na época e faleceu na semana passada, dia 22-10-2014) não me deu alternativa e tive que deixar para depois a visita ao estúdio, oportunidade que provavelmente nessa produtora não vai rolar mais. Mas fiz a minha parte em relação ao bem maior, que é a família.

Estou com 75% de chance de parar em Maio de 2015 (por causa de trabalhos já assumidos até esse mês...) e já estou praticamente "fora" cumprindo somente agenda. Tá difícil para mim trabalhar de cabeça quente...

Me desculpem se generalizei quando disse "o povo do audiovisual" :mrgreen: Acho que tudo está inserido no contexto mas é sempre bom explicar e colocar bem separadinho :mrgreen:

Grande abraço galera!

Voltar para “Empreendimento e Negócios”