Usando Raspberry Pi como reprodutor de video para projetor/tv

malow
Master
Master
Software: Vegas Baby
Contato:

Usando Raspberry Pi como reprodutor de video para projetor/tv

Mensagempor malow » 26 Nov 2017, 09:54

Olá, juntamente com arduino, resolvi comprar um Raspberry Pi para aprender a usar linux, nada melhor que um "pczinho" de 165 reais.

Obviamente, como possui um processador fraquinho, nao esperei nada no departamento multimidia, imaginando que nao seria potente pra qualker coisa involvendo videos HD. E realmente, ele nao tem "potencia" pra essas coisas.

MAS, aí que percebi que ele possui decoder de h.264 por hardware, ou seja, vem com um player que utiliza decodificação por hardware e consegue rodar videos h.264 1080p 30fps sem problema algum, "lisinho". entao na busca de um método pra poder usar no projetor do evento, axei um programa chamado Raspicast, ele conecta no Pi por SSH, e facilita absurdamente reprodução de vídeos, controlando pelo celular remotamente.

Funciona que é uma beleza.

Mas tinha um problema, em alguns eventos chegam gente com pendrive querendo passar homenagens em eventos de 15 anos, e muitos sao em WMV (feitos no movie maker) aí o Pi nao tem como rodar. entao fui atras duma maneira de converter no proprio Pi para poder rodar. mas aí o problema, o Pi é muito fraco pra converter, demorando uma tonelada pra converter um videozinho de 5 minutos.

MAS AÍ descobri que esse trequinho tambem tem ENCODER DE H.264 POR HARDWARE. precisei compilar o ffmpeg de forma espeficica pra habilitar tais funções. agora da pra converter qualker video (ffmpeg consegue abrir zilhoes de formatos de video/audio) pra h.264 pro Pi decodificar por hardware, aí ele roda tudo sem problema. conversao dá uns 16fps, ou seja, demora uns 10 minutos pra converter um video de 5 minutos.

Aí ficou um sistema bom e funcional, que lida com qualker situação.

O raspicast tambem tem a opçao de slideshow de fotos.

o unico problema que ele tem, é que o audio analogico dele é bem ruim. como eu quero mandar o video pro projetor e audio pro som do Dj, eu comprei uma plaquinha de som USB, e "incorporei" dentro da caixinha do Pi, pra ter um audio analogico de mais qualidade. (soldei diretamente no USB internamente, e saida de audio liguei no conector interno P2 dele, entao ele simplesmente "substitui" a saida de audio por uma melhor.

Pra quem tem tempo e "espirito aventureito", é um bom passatempo. testei esse fim de semana, funcionou beleza. vou utilizar ele como um "backup" para meu computador "de verdade" que uso no projetor.

Gastei uns R$250 com case, cartao de memoria, audio usb, etc.

IMG_20171126_095106363.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
now with athlon ii x4 - http://www.flickr.com/photos/malow/

langsdorff
Sênior
Sênior

Re: Usando Raspberry Pi como reprodutor de video para projetor/tv

Mensagempor langsdorff » 26 Nov 2017, 11:32

:idea: :idea: :idea: :shock: :shock: :shock: :lol: :lol: :lol:

Acho que o Malow deve ser o campeão de postagens aqui no videobr e, por tabela, alto do pódio em criação de novidades e gambiarras nem-tão-gambiarras-assim.
É só você bater o olho nas postagens dele e começa a dar coceira de fazer, reproduzir, adaptar... Mais que inventar engenhocas, ele carrega no espírito prático e funcional da coisa. Um reles arduino pode virar solução.
A parte chata? É quando você percebe que falta tempo pra embarcar em algumas empreitadas - não por falta de vontade mas por motivos que não cabe esticar aqui.

[][][]s
Fórum: porque ter foco na sua atividade-fim não é o único fator para o sucesso, mas ajuda um montão!!! 8) 8) 8)
vídeo não é ciência, nem exato! Arnaldo Boccato / Ousadia Digital

Barao
Avançado
Avançado
Software: Premiere CC 2015

Re: Usando Raspberry Pi como reprodutor de video para projetor/tv

Mensagempor Barao » 26 Nov 2017, 23:37

Tenho 3 Raspberry Pi aqui em casa, dois versão 2 e um versão 3 como media center rodando o Kodi pelo OpenELEC. Rodo tudo na rede aqui em casa!
Uma belezinha!!! :D

Voltar para “Computadores”